Retrospectiva 2021

Retrospectiva 2021

Mais um ano se passou, e 2021 foi tão carinhoso quanto 2020, então venha relembrar as coisas boas (ou não) que ocorreram neste ano de "2020" parte 2
#Variados Publicado por Allan Kardec, em

2021 está chegando ao fim, e foi mais um ano complicado que mais pareceu uma extensão de 2020 com todos seus problemas se repetindo, mas que ano não e? Então chega junto para vermos o que ocorreu neste ano minimamente estranho, e relembrar as coisas boas (ou não) que ocorreram em 2021 no mundo dos games e entretenimento que viraram notícias aqui site!

Lembrando que este texto é para relembrarmos o que ocorreu, de coisas mais sérias, curiosas e engraçadas, e é baseado nas notícias mais acessadas do site durante o ano.

Espero que gostem, então segura minha mão e vamos lá!

2021
...ou DLC grátis para todos jogadores de 2020?

E assim como 2020, ainda em meio a pandemia, com preocupações, conspirações, nervos a pele, e tudo mais que rolou de estranho nesse ano, a internet em 2021 não foi muito diferente da casa da mãe Joana, e o ano foi marcado por brigas, tretas, processos, vazamentos e tudo o que poderia ocorrer ocorreu. E claro também tivemos muitos games!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTAud2VicA==

Janeiro: CyberBUG, Lady Dimitrescu e Tobey!

Embalado pelo fiasco do lançamento do CyberBUG 2077 no fim de 2020, janeiro já começa com a descoberta de como foi seu desenvolvimento: nada mais que caos. No começo do mês também vimos o primeiro vislumbre da Lady Dimitrescu de Resident Evil Village que encantou os fãs a primeira vista. E logo após foi revelado o primeiro trailer do jogo. Em janeiro também a loja SUP3R5 que teve que lidar com o desastre do lançamento de sua versão do PlayStation 5 na cor preta, que acabou com ameaças às vidas dos funcionários.

E ainda sobre Cyberpunk 2077 (você ainda ouvirá dele mais algumas vezes neste texto) o game conseguiu a façanha de fazer com que a CD Projekt RED perde-se seu prestigio e virar um alvo para compra de outras empresas da indústria. Mas o otimismo da empresa com o jogo ainda faz com que ela acredite em um renascimento para ele, ao estilo que o No Man's Sky fez, mesmo a Sony estando furiosa com o estado que o game estava. E falando na Sony, quando ela anunciou o fechamento de sua fabrica em Manaus, em setembro de 2020, o governo brasileiro tentou reverter sua decisão, só não sabia para onde ligar...

E quem diria a LucasArts agora como Lucasfilm retornou ao mundo dos games, com os games Indiana Jones e um novo game do Star Wars agora com parceria com a Ubisoft.

Também vimos em janeiro Phil Spencer pedir desculpas a comunidade após o aumento da Xbox Live Gold, o que acabou não ocorrendo, e não foi surpresa quando The Last of US: Part II ultrapassou The Witcher 3 como o jogo mais premiado de todos os tempos. Vale lembrar também que foi no inicio de janeiro que a Marvel começou a deixar todos sonharem, com as primeiras indicações ate então não oficiais, de algo que se tornaria realidade no fim do ano.

E para finalizar janeiro vimos um único fã produzir sozinho uma tradução completa de Divinity Original Sin 2, o que deu algo em torno de 92 mil linhas de texto, entre diálogos e textos de itens... putz!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTEud2VicA==

Fevereiro: Lady Bitelo, VGA Nightmare, Felipe BotNeto e AnthemNuncaMAIS...

2,9 metros... isso ai, começamos fevereiro com a Capcom revelando a altura da Lady Dimitrescu. A atriz Gina Carano não começou o mês bem, já que foi cancelada e perdeu seu papel no The Mandalorian. E falando em algo que não foi bem, vimos o trailer do novo filme de Mortal Kombat, filme lançado em abril, e que era melhor ter ficado só no trailer.

Fevereiro não pegou leve, nele vimos o caso da jogadora brasileira de Call of Duty morta por outro jogador profissional por causa de desentendimentos nas partidas online. E as placas de vídeo que sofreram um novo e absurdo reajuste de preço, elevando em até a 110% de seu valor em janeiro. Também vimos um interessante vídeo que revela o impacto da mineração em VGAs e alerta para tomar cuidado ao comprar placas usadas.

E a Sony que apareceu com uma "lista de jogos chegando ao PC" que mais para frente iria dar o que falar! E a porteira foi aberta, com a confirmação da chegada de Days Gone ao PC.

Em fevereiro também vimos o fim de uma das maiores duplas da musica eletrônica mundial, Daft Punk se despediu dos fãs com um vídeo intitulado Epílogo, marcando o fim de seus 28 anos de existência.

E chegando ao fim do mês, ele, Felipe Neto, foi banido do maior site de Xadrez do mundo por trapacear! Isso "não faz sentido"...

E para fechar, fevereiro termina com a bomba da EA e da BioWare finalmente sendo enterrada: Anthem foi oficialmente cancelado! Corre aqui Billy! xD

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTIud2VicA==

Março: Sony Trevosa, Elden Ring e Dona Clotilde

Março já começou deixando os gamers contentes, trazendo o vazamento do trailer do aguardado Elden Ring, que ainda iria ficar um bom tempo sem novidades.

A Sony começou o mês com notícias nada boas para os Brasileiros, anunciando a saída completa do país, encerrando sua produção de TV's, câmeras e equipamentos por aqui. E alguns rumores indicam que a Sony já estaria trabalhando na atualização de hardware do PlayStation 5, o que poderia dar a luz a um possível PlayStation 5 Slim.

E ainda a Sony, fechou oficialmente a PlayStation Store no PlayStation 3, PSP e Ps Vita encerrando assim o lançamento e possibilidade de compra de games para os consoles, decisão essa que foi cancelada depois com a reclamação dos usuários. Mas ela também teve que aturar reclamações, mais que o normal, com os jogadores de PlayStation 5, que não ficaram nada felizes com a chegada do Denuvo no console. E para não passar batido, deu tempo da Sony abrir mais uma empresa no Brasil com foco na área de produtos profissionais para broadcast e produção de conteúdo.

E foi em março que a aquisição da ZeniMax pela Microsoft foi completada, fazendo com que a Bethesda e sua rede de subsidiárias e IPs ingressam na Xbox Game Studios.

Março também foi o lançamento do aguardado Zack Snyder's Justice Leagu, que recebeu notas variadas da crítica e do publico. E por curiosidade foi o mês que vimos o cancelamento do Pepe Le Pew e pasmem da Dona Clotilde...

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTMud2VicA==

Abril: Criptos Fail, AbandonedIssoLogo, Sony Bipolar e ETs!

Abril veio com tudo, e o anuncio do encerramento da mineração de Ethereum animou o mercado de VGAs usadas, mas o desligamento de mineradoras chinesas fez o Bitcoin desabar.

E vimos o inicio da saga do Abandoned (ráaaa), jogo caiu no imaginário da galera, e alguns especulam que seja parte da franquia Silent Hill, outros que possa ter algum envolvimento do Hideo Kojima mas nada ainda foi confirmado, só aumentando mais o hype. Ainda sobre ele, seus desenvolvedores chegaram a afirmar que o PS5 tornará aos jogos ainda melhores.

Abril também trouxe o lançamento oficial do GeForce Now no Brasil. E uma nova opção do navegador Edge possibilita que os jogadores do Xbox possam jogar games do Steam pelo navegador com suporte a teclado e mouse. E foi nesse mês que a Capcom revelou oficialmente Resident Evil 4 VR.

Quem não se lembra do Jeff Ross dizendo que o PlayStation luta para sobreviver a cada geração? E a SIE Japan Studio que foi encerrada dando origem ao Team ASOBI? E o relatório que dizia que a obsessão da Sony por Blockbusters AAA estava lhe causando problemas na PlayStation Studios?

E mesmo depois de três anos de seu lançamento, Red Dead Redemption 2 mostra surpreender os jogadores, que agora descobriram que os peixes usam as cachorreiras do jogo para se movimentar, assim como na vida real.

Também vimos que os jogadores estavam reclamando e tentando cancelar Nier Replicant por conta de uma conquista "minimamente indiscreta" do game... E você se lembra do vídeo dos OVNIs vazado e confirmado como real pelo Pentágono?

Também tivemos um caso curioso em abril, da justiça decidindo que o Mercado Livre não é culpado em caso de golpe contra um vendedor.

Para fechar, em abril também vimos a primeira imagem do live-action de As meninas Superpoderosas que não agradou muito os produtores e será refeito. E ainda mais detalhes do desastre que foi o desenvolvimento de Cyberpunk 2077 foram revelados.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTQud2VicA==

Maio: Vazamentos, Amouranth, Mia Khalifa e DOOM!

Maio foi marcado com vazamentos, e começa com o vazamento de um documento interno da Microsoft que revela sua análise sobre The Last of Us Part II. Também foram vazados algumas imagens e detalhes o suposto Remake de Resident Evil 4 Link 1, Link 2. O novo game da franquia Battlefield também sofreu com o vazamento de seu primeiro trailer, o mesmo ocorreu com o novo game da franquia Far Cry, que também teve seu trailer vazado.

E foi em maio que um jogador conseguiu o feito de terminar Resident Evil Village na dificuldade máxima e sem balas infinitas em apenas 2 horas e 10 minutos, em uma espécie de speedrun hardcore!

Também vimos a Sony revelar que Uncharted 4 estava chegando ao PC. E você se lembra da AI da Intel que fez GTA 5 se tornar fotorrealista? Ou dos criadores brasileiros que fizeram uma nova versão da assistente virtual da Samsung que bombou na internet?

Maio também foi marcado pelas reclamações dos usuários que não estavam contente com a nova aparência de Aloy. E a Amouranth que teve sua conta no Twitch banida. Até Mia Khalifa marcou presença em maio, dessa vez sendo mencionada na CPI da Covid e chegando aos trends nacionais.

E DOOM, o clássico, deu as caras mais uma vez provando sua versatibilidade e quebrando os limites possíveis de seu MODs, dessa vez ele pode ser rodado via GIF.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMjQud2VicA==

Junho: E3 palestrinha, CD Projekt inRED, Avengers Zerado e 007!

Junho é o mês da E3, e como vem acontecendo nos últimos anos, poucas novidades e várias decepções! Como a palestra decepcionante da Take Two. Mas também foi o mês que vimos as primeiras imagens do Windows 11 e logo depois as primeiras novidades oficiais serem reveladas.

Também em junho The Legend of Zelda: Ocarina of Time perdeu seu posto como melhor jogo de todos os tempos no Metacritic. E Battlefield 2042 chegou aos consoles pelo preço assustador de R$ 599,00!

E uma boa notícia para os fãs e jogadores do PlayStation 4, foi a confirmação de que God of War: Ragnarok chegará ao console. E uma boa noticia aos jogadores de PC foi do lançamento do remake feito por fãs de Resident Evil: Code Veronica. Mesmo assim alguns não ficaram felizes ao saber que a Valve não estava mais aceitando que usuários migrassem suas contas para a Argentina para adquirir games mais baratos.

Quem realmente não deve ter ficado nada feliz foi a Square Enix ao saber que seu game Marvels Avengers estava com ZERO jogadores no Steam.

E falando em empresas infelizes, a CD Projekt RED que já estava sobre pressão após o lançamento desastroso do Cyberpunk 2077 e também por conta de um ataque de hacker no inicio do ano, em junho teve os códigos-fonte de Cyberpunk 2077 e The Wither 3: Enhanced Edition vazados na internet. Logo após ela teve dois vídeos vazados, o primeiro de um gameplay do Alpha de Cyberpunk 2077, que mostrava o jogo em terceira pessoa em uma fase de desenvolvimento entre 2013 e 2016, provavelmente tirado dos códigos fontes roubados. E um segundo vídeo, onde ela mesmo fez uma compilação com os milhares de bugs que o jogo possui-a antes do lançamento, deixando claro que ela estava ciente da situação do game e mesmo assim fez piada dele antes de lança-lo.

E para fechar o mês, em junho um jogador apresentou ao mundo sua incrível criação: GoldenEye 007 recriado no editor de níveis do Far Cry 5 com todos 18 mapas das missões do clássico.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTYud2VicA==

Julho: CriptoHELL, Microsoft manda a real e Activision Blizzard se joga ao caos

Mais uma vez o mês começa com notícias do mundo das criptomoedas, após a China aplicar severas restrições a mineradores de criptomoedas, os valores das VGAs vem despencando e seus mineradores começaram o mês vendendo suas GPUs a granel! E não só na China as coisas estão apertando, na Ucrânia uma fazenda de Bitcoin foi fechada com 3800 PlayStation 4 sendo usados para minerar.

E a Microsoft veio a publico dizer claramente o que acha da guerra de consoles criadas e alimentadas por fanboys malucos: "O melhor console é aquele em que você se diverte jogando". Mas nem tudo são flores, a 343 Industries cometeu o deslize de lançar arquivos da campanha junto com o beta de Halo Infinite, o vazamento não pegou nada bem.

E do nada a Valve anuncia o Steam Deck, um novo console portátil, mas que não é só um console, é um PC parrudo de mão, nele você poderá fazer o que quiser e ainda jogar jogos. E o Steam Deck chamou atenção pelo seu tamanho absurdo, haja braço!

Foi em julho que a Netflix reajustou seus valores, agora ficando mais caro em todos planos disponíveis, não demorou para a Amazon Prime BR fazer piada com o caso. E falando em Netflix, ela conseguiu a façanha de destruir o sonho de vários fãs e com isso ganhar seu ódio lançando um novo desenho do Mestres do Universo.

A Sony como sempre comete uma das suas, e em julho apareceu dando strikes em massa em vídeos do clássico Earthbound no Youtube. E como é certo que nem todo mundo que trabalha com ela concorda com suas ações, dessa vez vimos Cory Barlog, dev de God of War, reclamando ao saber sobre o valor que a empresa aplica no PlayStation 5 aqui no Brasil.

E julho podemos ver trailer do fã filme Spider-Man: Lotus, que irá explorar a psique do herói, e tem previsão para ser lançado em janeiro de 2022.

O caos na Activision Blizzard que se estende até hoje!

E por último, talvez a maior bomba do ano, a grave crise que caiu como um meteoro na Activision Blizzard, e que levou o estado da Califórnia a entrar com graves processos contra a empresa. Em um caso complexo e abrangente, a empresa é acusada da cultura do "Frat Boy" onde funcionários vivem em meio ao assédio sexual constante, remunerações desiguais e retaliações. Link 1, Link 2. Durante o inicio da crise vários funcionários entraram em greve como protesto, e os acionistas iniciaram uma investigação contra a empresa. E para evitar o rage dos usuários, as contas oficiais da Activision Blizzard ficaram inativas, mas não foi o bastante, jogadores dos games da empresa começaram a protestar contra ela in-game se sensibilizando com os problemas. E como se não basta-se perder o apoio dos jogadores, a empresa também perdeu o apoio dos veículos jornalísticos que eram parceiros da empresa.

Com a crise instaurada, e o caos tomando conta da empresa, outras empresas começaram a emitir notas sobre o caso, com a Bungie, Take Two e Electronic Arts, todas desaprovando o ocorrido, e até a gigante Embrace Group fez duras críticas as polêmicas Activision Blizzard e Ubisoft que também vem sofrendo com revelações de abuso em seus escritórios, e está tendo uma grande perca de funcionários desde o final de 2019.

Não contente, e sem tato nenhum para o caso, Fran Townsed, CCO da empresa chegou a bloquear funcionários que são contra sua visão. Mas um novo relatório a respeito da má gerência, e uma tentativa de manipulação no processo, funda mais a empresa no caos.

O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, em teleconferência chegou a afirmar que iria dar o exemplo em como lidar com o assédio sexual e discriminação na indústria de jogos. Mas a promessa não convenceu os investidores que alegaram que as promessas de mudanças seriam inadequadas. Foi quando figuras importantes começaram a abandonar a empresa, como J. Allen Brack até então, presidente da Blizzard Entertainment, suas ações a despencar, o que acarretou em processos por partes dos acionistas em duas ações, com menos de 24h entre uma e outra.

Como se não basta-se, a Activision Blizzard foi acusada de violar os direitos trabalhistas de seus funcionários, e logo depois começou a ser investigada por 4 dos maiores reguladores federais e estaduais dos EUA. E numa tentativa de começar apaziguar o caso, ela assumiu a culpa em desrespeitar as leis, e concordou a pagar US$18 milhões em indenizações a funcionários e ao EEOC.

Mas os problemas continuam, e mesmo com a empresa encerrando seu último trimestre fiscal com lucros, um novo relatório acusa Bobby Kotick, CEO da empresa, de cometer assédio e abusos físicos a seus funcionários. O caso acarretou na greve e exigência por parte dos funcionários pela saída do CEO, e mesmo que um grupo do conselho administrativo fique a favor dele, um grupo de acionistas da empresa juntou-se ao pedido de demissão do CEO, o pedido ganhou volume e até a metade de novembro mais de 700 funcionários já haviam solicitado sua saída. Mas Bobby Kotick disse que considera deixar o cargo caso não consiga resolver os problemas atuais da empresa. E logo após foi criado um comitê para cuidar das responsabilidades no local de trabalho dentro da Activision Blizzard.

Acha que acabou? Não, na metade de novembro foi a vez das gigantes falarem. Jim Ryan, CEO da PlayStation, criticou a Activision Blizzard após toda a confusão envolvendo o nome da empresa. Phil Spencer, chefe do Xbox da Microsoft Corporation, se juntou a Jim Ryan e criticou o CEO, Bob Kotick, e ainda diz que está reavaliando a relação com a empresa. E quem diria, a Nintendo, através de Doug Bowser, Presidente da Nintendo of America, que quase nunca se pronunciam, se juntou a dupla, também criticando e dizendo que irão reavaliar sua parceria com a editora.

Toda essa crise acarretou em uma grande quebra de confiança que a Activision Blizzard tinha com seus acionistas, com seus funcionários, com outras empresas e principalmente com seu publico, os jogadores. E em forma de protesto a Activision Blizzard foi banida da The Game Awards 2021.

E isso tudo resolveu? Não! Já no começo de dezembro, funcionários alegaram que tiveram seus cargos rebaixados após denunciarem os casos de assédio e abuso ao RH da empresa, e a Activion Blizzard ainda ameaçou realizar punições a funcionários que queriam apoiar o sindicado da Communication Workers of America (CWA).

Resumo: A Activion Blizzard não aprendeu nada, e ainda está cavando mais fundo o poço que se jogou!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTcud2VicA==

Agosto: Capcom sincerona, Farpas, PS5 mais barato, AbandonedHill e Spider-Hype!

Começando agosto a Capcom deu uma de sincerona e revelou que não é viável publicar seus jogos no Xbox e suas vendas gerais no PlayStation é quem domina. E entre os dois consoles, a conta oficial do Xbox deu uma cutucada no PlayStation 5, em relação as complicações de expansão do armazenamento do console.

Algo meio chato ocorreu quando o NexusMods alterou suas políticas e um famoso modder de Skyrim decidiu retirar todo seu conteúdo da plataforma.

E a onda de problemas da Activision Blizzard só aumenta, agora sabemos a através de gráficos que revelam que a Blizzard Entertainment vem dando prejuízos para a empresa há pelo menos 4 anos seguidos.

E após um bom tempo sem novidades Black Myth: WuKong ganhou novidades, agora com um incrível vídeo do gameplay do jogo. Outro que voltou a dar as caras em agosto foi o Abandoned, em um teaser e logo depois um aplicativo teaser, que foram suficiente para gerar mais especulações sobre o título.

Uma das notícias boas de agosto foi o anúncio pela Sony da redução do valor do PlayStation 5 no Brasil. Agora uma notícia no mínimo curiosa, foi o caso da desenvolvedora indie, que decidiu abandonar a indústria devido a política de reembolso do Steam. E em uma onda de fúria, os jogadores começaram a massacrar Ghost of Tsushima: Director's Cut no Metacritic com uma onda de notas ruins por não gostarem nada da nova versão do jogo que não traz muitas melhorias além de estar com bugs e problemas da IA, e claro pelo preço cobrado.

Por fim, a Marvel tentou mas não conseguiu, e os vazamentos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa começaram a surgir, primeiro com um suposto trailer que depois foi confirmado ser real, e depois com imagens de Andrew Garfield novamente com o uniforme do cabeça de teia, o que fizeram os fãs ficarem ainda mais empolgados.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTgud2VicA==

Setembro: Lista da GeForce, China S2, eFootLixo e GTA+domesmo

Os fãs já estavam animados com os jogos da Sony chegando ao PC, e ela já tinha indicado, mas só em setembro foi confirmado o lançamento de Uncharted: Legacy of Thieves Collection para PC. E outra notícia que animou a galera foi a lista vazada do GeForce Now que indicava vários jogos que ainda poderiam chegar ao PC, com novos títulos e alguns ports interessantes.

E a China que passou o ano democraticamente mandando e desmandando na população e nas empresas, criou regras para personagens em jogos, baniu Criptomoedas e até chegou a limitar em 1 hora por dia o tempo que as pessoas podem jogar.

Já a Microsoft lançou o Windows 11 em setembro, sua adesão entre os usuários ainda é baixa, mas as novas funções do sistema são bem atraentes. Ainda sobre ela, um rumor surgiu que a Microsoft irá fazer uma nova aquisição, tão grande quanto a da Bethesda... WB Games, Activision Blizzard... será? será?

E foi em setembro o lançamento do eFootball 2022 a repaginada de "PES" mas o que a Konami não esperava, ou esperava, era o ódio causado pelo jogo nos jogadores. O motivo? Como sempre, um jogo de péssima qualidade, capado, cheio de bugs e praticamente in-jogável. Não é à toa que ele foi o jogo mais mal avaliado no Metacritic e no Steam deste ano.

E não só o eFootball deu o que falar, o trailer de Grand Theft Auto V: Enhanced & Expanded, foi bastante criticado pelos jogadores que não viram nada de na tão falada remasterização do jogo para a nova geração, e continuava idêntico ao seu lançamento no Xbox One e PlayStation 4. DEATHLOOP também gerou um certo rage entre os jogadores que estavam criticando os inúmeros problemas de performance, crashes, AI nada "I", e o gameplay repetitivo e entediante.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMTkud2VicA==

Outubro: GTA Remaster fundo de quintal, Garoto! no PC, "Reclama Aqui mais que tá pouco", e Microsoft + Netflix: Amigues

E o mês de outubro começou com a China divulgando uma lista de regras para que jogos sejam aprovados no país, nada fora do normal...

Mas alguns fatos marcaram o mês, e o primeiro foi o anuncio feito pela Rockstar Games do lançamento de Grand Theft Auto: The Trilogy, um remaster dos 3 games clássicos da franquia, mesmo que alguns rumores já indicavam o lançamento o anuncio fez os fãs ficaram muito animados. MAS, o primeiro trailer fez que esse animo cai-se por terra já que remaster apresentado parecia bem meia boca, o preço também foi outro fator que desanimou bastante os jogadores.

Agora o fato que realmente marcou o mês, foi sem duvidas o anuncio que God of War será lançado para PC, provando que a lista da GeForce Now pode realmente estar certa, e também que a Sony se movimenta para trazer mais e mais jogos para PC, ela até abriu uma editora para publicar seus games no PC. Com esses movimentos novos rumores surgiram e até uma nova lista de jogos e datas de quando chegariam ao PC vazou na internet, mas ainda nada foi confirmado.

E claro, já que muitos jogadores ficaram felizes com anuncio que God of War chegaria ao PC, outro tanto não curtiu a ideia, e até abriram reclamações formais contra a Sony, chegando a irem ao Reclame Aqui, alegando que a empresa fez "propaganda enganosa" tirando um game até então exclusivo de sua plataforma e o lançando no PC. Vale lembrar que um outro grupo fez o mesmo quando anunciaram Horizon: Zero Dawn para PC, mas o game foi lançado mesmo assim.

Por fim a Microsoft confirmou que Forza Horizon 5 iria ser lançado com pronomes neutros para incentivar a inclusão de novos jogadores, no mesmo caminho a Netflix usou pronomes neutros na tradução de um anime. Em ambos casos, as empresas foram criticadas pelos consumidos, mas não adiantou nada, e seus produtos foram lançados da forma que elas queriam.

Já ia me esquecendo de falar que a Revista Empire deu uma ratada, e vazou que Tobey Maguire e Andrew Garfield estariam em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. É a Marvel fazendo os fãs sonharem...

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMjAud2VicA==

Novembro: PS5crk.exe, Compre 1 bug e leve 3 GTA, Sinks do Ban e Skyrim 2 na caixa

E depois de um mês que deu o que falar, a Sony começa novembro recebendo uma notícia nada agradável, um ano após seu lançamento o PlayStation 5 teve seu kernel desencriptado por um hacker, o que pode abrir as portas para o desbloqueio, mas nãos e anime tanto, o caminho até que isso realmente ocorra é longo...

No inicio de novembro também tivemos o anuncio da Netflix que estaria iniciando seu serviço de streaming de games, e já está disponível para todos assinantes.

E o lançamento do GTA Trilogy não saiu nada como a Rockstar Games planejava, o game saiu lotado de bugs e como esperado virou um meme na internet, a ponto de até o logotipo da empresa estar bugado, e não para, o jogo estava mal otimizado e com tantos problemas que a empresa chegou a bloquear o download da versão para PC durante alguns dias.

A situação foi tão séria que a Rockstar Games veio a publico se desculpar pelo lançamento problemático, e ainda decidiu voltar a vender as versões individuais originais dos games, ae, esqueci de mencionar que ela havia removido os jogos originais das lojas antes do lançamento da Trilogia, para que essa fosse a única versão disponível, custando seus R$ 300 reais... Rockstar danada!

E o lançamento de Forza Horizon 5 foi um sucesso, o game alcançou mais de 1 milhão de jogadores em seu acesso antecipado, mas não demorou para que coisas curiosas começa-se a ocorrer, como os 2 jogadores banidos por personalizar seus carros, um por conter imagens sensuais para o game, e outro banido por 8 mil anos, por usar uma foto do Kim Jong-un em seu carro... ok.. esse mereceu pelo mal gosto.

Falando em banimento, se lembram quando o Neymar foi banido da Steam? Ele foi as redes sociais pedir a Valve que sua conta fosse recuperada... mas também nem é a primeira vez que ele é banido do Steam.

Por fim, em novembro a Microsoft deu a reposta de uma pergunta que todos estavam na dúvida desde sua aquisição da Bethesda, agora sabemos que The Elder Scrolls VI será um título exclusivo de Xbox e Windows PCs, mas Phil Spencer, CEO do Xbox, disse que essa exclusividade não é uma forma de punir os jogadores no PlayStation.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMjEud2VicA==

Dezembro: Black Fraude, TGA2021, Miranha Top, O barato sai caro... né Paypal?

Começamos dezembro descobrindo que a Kabum, estava causando revolta entre seus consumidos, por estar cancelando pedidos feitos durante a Black Fraude, a empresa alegou que havia divergência de dados dos pedidos, o interessante é que os pedidos cancelados foram os que estavam em preços a baixo do normal, como sempre os clientes foram ao Reclame Aqui pedir satisfação.

Logo no começo do mês tivemos a The Game Awards 2021, que premiou os melhores jogos do ano, e esta edição foi bem legal, voltando a ser presencial e com vários anúncios, e conseguiu ainda 85 milhões de visualizações, alcançando um novo recorde para o evento.

E finalmente, após muita espera, especulações, vazamentos e brigas por ingressos, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estreou tendo uma ótima estreia entre a crítica e uma excelente aceitação do publico. O filme mais aguardado dos últimos anos é a melhor estreia após a abertura dos cinemas.

Agora entrando no clima de Natal, o PayPal deu um cupom de R$ 50,00 como presente a todos usuários, e como você já pode ter imaginado, deu ruim. A empresa teve que encerrar a oferta após abuso no resgate dos cupons e chegou a cancelar o valor de quem já tinha resgatado. Mas os Procon interveio e quis satisfação da empresa que estava "dando de graça" o bônus, acabando que o PayPal devolveu o valor resgatado, e também voltou a oferecer o cupom por mais alguns dias.

E um ano depois do lançamento do Cyberpunk 2077, o diretor do game veio a publico explicar o motivo da polícia não te perseguir no jogo, basicamente, segundo ele: limitações da engine e falta de tempo para desenvolver foram os motivos... como todo o resto! E o que explica aquele tanto de adiamentos? Vai saber!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMjIud2VicA==

F

E claro, ainda em meio a pandemia, onde milhares morreram, deixamos nosso sentimento a todos que perderam alguém. E também não posso deixar de mencionar os nomes que trabalharam no mundo dos games e entretenimento e que nos deixaram esse ano:

  1. Lewis Flock, grande veterano da indústria de jogos e ex-presidente da Sony Online Entertainment
  2. Jonas Neubauer, lenda competitiva do Tetris e sete vezes vencedor do Campeonato Mundial de Tetris Clássico
  3. Robert A. Altman, grande veterano da indústria, CEO e fundador da ZeniMax Media
  4. Stan LePard, compositor de Halo, Destiny e Guild Wars 2 e clássicos como Age of Empires III
  5. Yasuo Ōtsuka, animador e mentor de Hayao Miyazaki e Isao Takahata
  6. Ana Lúcia Menezes, dubladora que ficou conhecida na voz de Toph (Avatar) e Gwen (Ben 10)
  7. Carlos Marques, dublador que fez a voz de Hortelino e do Homem-Aranha dos anos 60
  8. Iara Riça, a dubladora brasileira da Arlequinha
  9. Shunsuke Kikuchi, compositor de Dragon Ball e Kamen Rider
  10. Kentaro Miura, autor de Berserk
  11. Benoit Sokal, criador da franquia Syberia
  12. River, pastor alemão que serviu de inspiração e modelo para criar o Dogmeat de Fallout 4
  13. Near, criador dos emuladores BSNES e Higan
  14. Ian Richardson, chefe e diretor da Sumo Digital Group
  15. Mike Watson (IdolNinja), ex-funcionário da Volition
  16. Michael K. Williams, ator de The Wire e Lovecraft Country
  17. Koichi Sugiyama, compositor da série Dragon Quest
  18. Leonardo José, dublador de Thanos dos filmes da Marvel, Frollo (Corcunda de Notre Dame) e Shan Yo (Mulan)
  19. Masayuki Uemura, criador do NES e do SNES

A todos eles, quem não mencionei, e quem por acaso foi-se por conta do covid ou outra doença, famoso ou não, que estejam em paz e a seus familiares nossos sinceros votos de conforto.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUwMjMud2VicA==

Curiosidades aleatórias que ocorreram em 2021

Durante o ano surgiu algumas curiosidades, algumas eu já mencionei como o caso dos Ovnis e outras irei falar aqui, como o Demake de Bloodborne fazendo o clássico jogo do PlayStation 4 rodar como se fosse um game de PS1.

Você se lembra do presidente do El Salvador distribuindo Bitcoins aos seus cidadãos? Ou o foguete chinês de 20 toneladas que perdeu o controle estava de fazendo uma descida descontrolada na Terra?

E foi uma surpresa quando descobrimos que George R.R. Martin implorou a HBO para fazerem 10 temporadas de Game of Thrones. E se lembram do Chief do canal Xbox Mil? Ele teve seu processo arquivado por falta de provas.

E faltando tecnicamente um dia para o fim do ano, todos nós da equipe da GameVicio desejamos a todos vocês e seu familiares um Feliz Ano Novo, e que 2022 seja um ano muito melhor, repleto de paz, felicidade e sucesso. Para que juntos, com muita fé e tranquilidade superemos essa pandemia, e todos problemas que aparecerem, para assim colocar as coisas nos trilhos.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque