Novo relatório do Wall Street Journal acusa Bobby Kotick de cometer assédio e absusos físicos a seus funcionários na Activision Blizzard

Novo relatório do Wall Street Journal acusa Bobby Kotick de cometer assédio e absusos físicos a seus funcionários na Activision Blizzard

Além da acusação ao CEO, os estúdio Treyarch e Sledgehammer Games da Activision também entraram na mira de acusações
#Mundo Publicado por Billy Butcher, em

As polêmicas envolta da editora de jogos Activision Blizzard, que foi acusada de promover e encobrir conduta imprópria em relação às mulheres pelo Departamento de Trabalho e Moradia Justa da Califórnia, quase esteve perto de acabar.

Na tarde desta terça-feira, 16 de novembro, um novo relatório do Wall Street Journal editado por Kirsten Grind, Ben Fritz e Sarah E. Needleman, recém-saído de publicação, destacou muitos novos testemunhos que também colocaram o CEO Bobby Kotick em uma situação ruim.

Segundo informações do jornal americano, até mesmo o CEO da empresa teria se tornado o protagonista de comportamento incorreto com seus funcionários. Em 2006, ele cometeu um abuso físico e sexual a um funcionário e posteriormente ameaçou de morte um de seus assistentes por meio da secretária eletrônica.

Um porta-voz da Activision disse que o Kotick já se desculpou adequadamente pela "mensagem de voz inadequada e claramente hiperbólica". Em 2007, porém, ele foi denunciado por um comissário de bordo de um avião do qual era coproprietário.

A mulher, especificamente, afirma ter sido assediada sexualmente pelo piloto da aeronave: Quando ela foi reclamar com o outro coproprietário, porém, teria sido demitida por Kotick, que também relatou as palavras ao comissário e seu advogados:

"Vou destruir todos vocês", disse Kotick na época.

Por meio de um porta-voz, o CEO nega ter dito tais palavras e especifica que nunca poderia tê-la despedido, já que a assistente não foi reclamar diretamente com ele. Foi dito por Jason Shcreier que Kotick se revoltou por completo após ter lido esse conteúdo do relatório.

Em 2008, o funcionário que sofreu os absusos recebeu uma remuneração de US$ 200.000. Em 2019, após uma investigação adequada, o departamento de RH aconselhou Kotick a demitir Dan Bunting, um dos chefes da Treyarch, acusado de agredir sexualmente um funcionário após uma noite de bebedeira em 2017.

O CEO, porém, decidiu mantê-lo na empresa e não proceder com a dispensa. Quando o Wall Street Journal começou a se interessar pelo assunto e a fazer perguntas em 2020, Bunting deixou a Treyarch por conta própria.

Apenas duas semanas atrás, Bobby Kotick cortou seu salário em 50%, prometendo não receber nem um centavo a mais do que o salário mínimo até que a Activision fosse completamente reestruturada.

Segundo Imran Khan, da Game Informer, a implementada pelo CEO teria sido um movimento preventivo, provavelmente colocado em prática quando ele sentiu a chegada do novo relatório do Wall Street Journal.

Além dos testemunhos relacionados a Kotick, o Wall Street Journal também revelou muitas outras histórias. Uma funcionária da Sledgehammer Games afirma que foi estuprada duas vezes por seu supervisor após ser empurrada para o hábito de beber.

Quando ela relatou o incidente ao departamento de recursos humanos, ele não foi considerado pela empresa; no ano passado, 30 mulheres da divisão de e-Sports da Activision Publishing enviaram uma carta a seus supervisores depois de serem repetidamente assediadas;

Jan ONeal, a primeira mulher a ser nomeada co-chefe de World of Warcraft, criticou as posições de topo da empresa depois de servítima de assédio e por ter descoberto que recebia uma remuneração inferior à do seu homólogo masculino.

Recorde-se que a ONeal foi contratada em agosto de 2021, portanto a partir da denúncia que a Activision recebeu foi justamente pelo assédio e desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro