Ex-presidente da Sony Online Entertainment falece

Ex-presidente da Sony Online Entertainment falece

Lewis Flock, grande veterano da indústria de jogos e ex-presidente da SOE, faleceu após um período de doença
#Games Publicado por Billy Butcher, em

O ex-executivo da Sony, Lewis “Kelly” Flock, faleceu, de acordo com relatórios desta semana. O presidente aposentado da Sony Online Entertainment foi uma parte importante no desenvolvimento de franquias amadas como God of War, Killzone, EverQuest e Twisted Metal.

Flock se aposentou em 2017, e sua saúde estava em declínio há algum tempo, mas mesmo assim a morte do lendário executivo é sentida em toda a comunidade de desenvolvedores de jogos.

Antes de sua aposentadoria, Flock fez parte do conselho da empresa de jogos de azar Aristocrat. No entanto, as pessoas o conhecem melhor por seu trabalho com editores e desenvolvedores de jogos, já que seu envolvimento remonta à infância da indústria, tendo trabalhado para a Electronic Arts em meados dos anos 1980.

Flock era um dos poucos comerciantes e produtores da empresa na época, e o veterano da Electronic Arts, Don Daglow, disse à VentureBeat:

“Muitas vezes funcionávamos como um único grupo que trocava ideias abertamente, e Kelly era uma parte desinibida (e divertida) desse meio."

Além da Electronic Arts, Flock trabalhou para LucasArts e TriMark Interactive. No entanto, indiscutivelmente suas contribuições mais notáveis ​​para os jogos vieram depois que ele ingressou na Sony em 1995.

Na época, a ala de desenvolvimento de jogos da Sony era conhecida como Sony Imagesoft, e Flock mais tarde assumiu o comando dos 989 Studios da Sony. Enquanto estava lá, Flock supervisionou o lançamento do clássico MMO EverQuest. De acordo com o co-criador John Smedley, o jogo não teria sido lançado sem o compromisso de Flock.

Ao longo de seus anos na Sony, Flock desenvolveu uma reputação de executivo divertido e acessível, conhecido por se arriscar em projetos arriscados, o que continuou depois que ele assumiu o cargo de presidente da Sony Online Entertainment.

Flock foi responsável pela luz verde da maior parte da série Twisted Metal e Killzone, além de trabalhado duro para apoiar o EverQuest e a série de corrida Jet Moto.

Ele também foi uma figura-chave responsável por estabelecer e fundar a SIE Santa Monica, desenvolvedora de God of War. De acordo com o criador de God of War 1 e 2, David Jaffe, a popular série provavelmente não existiria se Flock não tivesse jogado seu peso por trás dela.

Vários colegas de Flock recorreram às redes sociais para lamentar sua morte. Por exemplo, Shawn Layden, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE) twittou:

“Kelly era hilário, mesquinho e destemido. A condição principal para a criação dos PlayStation Studios na América. Ele também me disse para fugir mais do que algumas vezes e eu o respeitava ainda mais."

Jaffe, por sua vez, elogiou sua liderança na Sony e sua disposição em tratar os erros como experiências de aprendizado em vez de fracassos. Outros comentaram sobre uma personalidade turbulenta que o tornava impossível não gostar, e a indústria de jogos sem dúvida sentirá falta do ilustre ex-executivo.

Em 2015, a Sony Interactive Entertainment decidiu por vender/emancipar a Sony Online Entertainment (SOE), e hoje ela existe com outro nome, Daybreak Game Company.

Fonte: Game Rant
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro