Retrospectiva 2020

Retrospectiva 2020

Chega junto para vermos o que ocorreu neste ano minimamente estranho, e relembrar as coisas boas (ou não) que ocorreram em 2020 no mundo dos games e entretenimento que viraram notícias aqui site!
#Variados Publicado por Allan Kardec, em

2020 sem dúvidas foi o ano que se esforço para acabar com a humanidade, ou no mínimo com nossa sanidade, e os games foram um dos grandes auxiliares para nos manter sãos, ou quase... chega mais e vamos ver o que este ano teve de bom (ou não) no mundo dos games e entretenimento e acabou virando notícias que passaram aqui no site.

Lembrando que este texto é para relembrarmos o que ocorreu, de coisas sérias a curiosas e engraçadas, então há ironias e tentativa de piadas (falhas e ruins). Espero que gostem, então segura minha mão e vamos lá!

Ps:: Música para ouvir como tema de fundo (abra em uma nova aba e volte aqui para ler o texto)

2020
Que ano!

O ano começou com o mundo se preparando para enfrentar a pandemia do COVID-19, mas ela acabou pegando todos desprevenidos e acabou que este foi o ano onde a internet foi posta a prova, e tudo se deslocou para a rede já que escolas, empresas, cinemas, e tudo mais que pude-se aglomerar as pessoas foram fechados, os serviços, meios de comunicação, educação e de entretenimento e tudo mais que pudesse ser feito online se fortaleceu, expandiu e cresceu.

Mas se você não nasceu ontem, e nem chegou na internet agora, sabe que a soma de pessoas aflitas + internet + pessoas com tempo vago = treta... eis que 2020 foi o ano mais tretoso de todos na internet... brigas, conspirações, vazamentos e tudo mais ocorreu em escalas nunca antes vistas!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2MC5qcGc=

O ano já começou com tretas, um bom exemplo foi o rapper Chris Bellard, mais conhecido por seu trabalho como Carl "CJ" Johnson em GTA: San Andreas, que se revoltou com os rumores que talvez estivesse envolvido com um possível GTA 6, e soltou o verbo no Twitter negando os rumores, chegando até a ofender a Rockstar Games.

Também tivemos o caso do brasileiro Xbox Mil Grau, famoso por falar o que queria, mas acabou recebendo o que não queria, que começou janeiro sendo condenado em uma ação do grupo NZN. E em julho acabou em uma polêmica envolvendo racismo e foi totalmente cancelado da internet, perdendo seu canal e parcerias.

Janeiro também houve várias especulações e vazamentos do que poderíamos esperar dos novos consoles que ainda não haviam sidos lançados, algumas se confirmaram outras não, como as fotos do Xbox Series X, que surgiram na internet (link), e as fotos do "DualShock 5" que poderiam ser do dev Kit do PS5 (link) , mas não chegou nem perto de ser o DualSense.

A chegada do até então exclusivo para PS4, Horizon: Zero Dawn ao PC deu o que falar, e até um grupo de brasileiros se uniu para fazer queixas no Reclame Aqui para boicotar o lançamento. E além dele alguns rumores indicavam que o PS4 perderia outro exclusivo e desta vez seria o até então aguardado The Last of Us: Part II (link), (link).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2MS5qcGc=

E no mundo dos cinemas, após a decepção do primeiro trailer de Sonic: O Filme por causa do Sonic de Chernobyl lá em 2019, e que causou seu adiamento, mas com todas mudanças feitas para dar mais fidelidade ao personagem, o filme acabou sendo um sucesso entre os fãs mesmo em suas primeiras exibições não recebendo boas notas da crítica, e ele também foi um dos últimos filmes lançados antes do fechamento das salas de cinema pelo mundo.

E falando em críticas, o lançamento de Warcraft III: Reforged em fevereiro foi um completo desastre, com tantas reclamações dos fãs, que fez o game ser o mais mal avaliado na história do Metacritic.

Os fãs também não estavam nada felizes com a Sony em fevereiro, com a Microsoft fazendo um marketing pesado anunciando as novidades do Xbox Series X, a Sony continuava calada em relação ao PlayStation 5, esperando sabe-se-lá o que... talvez o momento certo... que parecia não chegar, e que depois ela mesmo iria testar ainda mais a paciência dos fãs (link), primeiro com uma conferência que mais teve tecnicismos do que informações de "games" em si e o longo prazo até o evento que realmente exibiria o primeiro vislumbre e que mostraria o visual do PlayStation 5 que só ocorreu em junho.

E em março com o fechamento de tudo por conta da pandemia, as empresas se uniram e fizeram várias campanhas para manter a galera entretida em casa, sem que tivessem a necessidade de se deslocar fora de casa, como Epic, Steam e GOG que deram alguns jogos de graça, Telecine dando alguns dias grátis em seu serviço de streaming, (link) e até o Pornhub entrou na campanha.

Neste momento do ano a internet estava a todo vapor e as operadoras tiveram que aumentar sua capacidade para melhorar a velocidade da internet nacional, após uma determinação direta da Anatel (link), e com isso as empresas pediram o uso sensato das redes para não sobrecarregar o sistema (link).

Foi em março também o lançamento de Animal Crossing: New Horizons game que virou um sucesso no mundo superando muito as expectativas da Nintendo, e ganhador do premio Melhor Jogo para Família na TGA do final do ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2Mi5qcGc=

E em Abril uma bomba caiu no colo da Sony e Naughty Dog, pois um dev vazou o tão aguardado The Last of US: Part II meses antes de seu lançamento (link), espalhando rumores e spoilers pela internet e estragando boa parte da experiência do jogo (link), forçando a Naughty Dog dar diversas declarações aos jogadores (link), (link), um problema que sobrou até para o diretor do jogo, Neil Druckmann (link).

Enquanto isso a Microsoft vinha com tudo, divulgando mais e mais novidades do Xbox Series X, (link), (link), e ganhando mais e mais espaço com o Xbox Live (link).

Curiosamente, em Abril também foi revelado pelo governo dos Estados Unidos, vários vídeos sobre atividades OVNIs que eram até então secretos. E o meme brasileiro do "Kleiton, o Bom de Guerra", caiu no gosto do povo e até foi reconhecido por Cory Barlog, diretor de God of War (link). E foi nesse mês que lançamos o novo layout do site dando uma repaginada total em todas áreas o que já era necessários a bastante tempo. Abril também foi o mês de lançamento do sucesso Resident Evil 3 Remake (link) que sofreu algumas mudanças para se aproximar de Resident Evil 4 (link).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDI0Ni5qcGc=

E virando para Maio, a Microsoft começa com um evento revelando vários games para seu novo console (link), deixando ainda mais ansiosos os jogadores. Enquanto isso os jogadores do PS4 estavam ansiosos para o lançamento de Ghost of Tsushima (link), (link), que iria ocorrer em julho.

E um dos rumores que ganhou força em maio, foi o lançamento de Bloodborne para PC (link), mas que até hoje continua como um rumor (link).

E junho começou com tudo, foi o mês do anúncio do PlayStation 5 (link), (link), (link), o lançamento no mínimo conturbado de The Last of Us: Part II (link),(link), (link), (link) , e tretas e mais tretas... quem não se lembra do perfil jornalístico que quis generalizar chamando os gamers de racistas somente porque sua enquete não saiu como ela queria? O fim desse caso não ficou claro... mas a conta foi suspensa então podemos ter uma pequena ideia do que ocorreu.

Julho também foi movimentado, a Ubisoft teve que enfrentar um bug que liberava a compra do Far Cry 5 por apenas 2 reais em sua loja. Informações desencontradas tanto do PS5 quanto do Xbox Series (link), (link), e a alta do dólar fez com que os valores de jogos e peças de hardware disparam (link), (link), (link).

Em julho também tivemos alguns mods interessantes surgindo da comunidade gamer como o Crysis Enhanced Edition (link), o remake de GTA San Andreas (link) e Metal Gear Solid (link) ambos feitos na Unreal Engine 4.

Julho também foi o mês da revelação do primeiro gameplay de Halo Infinite, mas alguns fãs não ficaram lá muito satisfeitos com os modelos dos personagens feitos para o game, que acabaram virando meme (link).

Também foi o mês onde o Youtuber PC Siqueira se envolveu em uma polêmica e foi investigado criminalmente pela Polícia Civil de SP, e acabou apagando seu canal "maspoxavida" com milhares de inscritos no Youtube (link).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2NC5qcGc=

Agosto começou e já sabíamos praticamente tudo sobre os consoles de nova geração, menos os valores, mas o Carrefour disparou na frente e revelou os valores em seu site (link), mas o vazamento do Xbox Series S que chamou a atenção (link), um vazamento forte que se confirmou posteriormente (link), e como sempre, o formato do novo console da Microsoft acabou virando um divertido meme.

Em agosto também tivemos o caso do Dusk Golem que mentiu sobre a performance de Resident Evil Village no PS5, (link). Também noticiamos que o Banco do Brasil abriu uma linha de consórcio gamer para auxiliar quem deseja comprar computadores e equipamentos para jogadores, talvez a primeira iniciativa do tipo criada por um banco brasileiro. Vimos também o primeiro trailer do impressionante RPG de ação Black Myth: Wu Kong (link).

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2NS5qcGc=

E a NVIDIA começou chutando a porta em Setembro anunciando a série GeForce RTX 30, consideravelmente mais rápidas que suas antecessoras e com preço muito mais em conta, o que fez com que o mercado de GPU fosse inundado com as RTX 2080 usadas.

E a Microsoft veio semanas depois com outra bomba, quando ninguém esperava ela adquiriu toda Bethesda Softwares e Bethesda Games Studios, levando todas franquias da produtora, como DOOM, The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Quake, e o ainda não lançado Starfield para as assas do Team Xbox. Com isso surgiram rumores que a Microsoft não pararia por ai, e que talvez a SEGA fosse uma possível próxima aquisição para a empresa (link).

Enquanto isso os ânimos com os novos consoles estavam variados, o público estava empolgado por sua chega, mas alguns membros da indústria estavam meio pessimistas, como David Jaffe, pai das franquias God of War e Twisted Metal, que sugeriu que a Sony estaria em apuros com o PS5. E um dos dev's da Remedy, que não viu com bons olhos o anúncio do Xbox Series S. Mas enquanto isso Sony e Microsoft estavam focadas nas novidades dos novos consoles e revelaram os valores para seu lançamento (link), (link).

Setembro também foi o mês de lançamento de Genshin Impact, game que surpreendeu por sua qualidade técnica e por ser totalmente grátis chegando a ser nomeado o melhor jogo para iOS e Android do ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2Ni5qcGc=

Outubro chegou e nos primeiros dias o Presidente Bolsonaro disse que ouviu a "molecada chiar" e disse que daria um jeito de reduzir os impostos sobre games, o que foi feito no final do mês com a redução do IPI sobre produtos físicos (link). Mas na contramão, a Sony foi lá e fez o terceiro reajuste nos preços dos games na PSN brasileira... poxa Sony...

E no meio do mês, Phil Spencer, veio com afirmações no mínimo preocupantes, dizendo que não pretendia lançar os jogos da Bethesda fora dos serviços da Microsoft, como xCloud, PC, Xbox e Game Pass, o que pegou os fãs de outras plataformas de surpresa os deixando aflitos. Será que DOOM, Fallout, The Elder Scrolls e companhia agora seriam exclusivos? O pior é que nem Jim Ryan sabe se Starfield e The Elder Scrolls 6 chegará ao PlayStation 5 (link).

O mês ainda foi recheado de informações dos novos consoles, (link), (link), (link), (link). Mas faltando poucos dias para o término de outubro, e poucas semanas para o lançamento até então, planejado de Cyberpunk 2077, a CD Project veio anunciar outro adiamento, e começava-se uma longa história que veremos agorinha.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2Ny5qcGc=

E novembro começa com a contagem regressiva para o lançamento oficial dos novos consoles, e as análises deles foram o tema em vários dias do início do mês (link), (link), (link), e claro após o lançamentos o que chamou a atenção foi os problemas que apareciam, (link), (link), (link), (link), mas alguns dos relatos nem problema eram, e sim trolagem da galera soltando fumaça em seus consoles.

Um mês marcado pelo recém lançamento dos consoles de nova geração, mas novembro ainda teve o ataque hacker sofrido pela Capcom, que teve uma lista de títulos vazada com lançamentos detalhados até 2024. O game Assassin's Creed: Valhalla também foi lançado em novembro recebendo boas notas, e sendo o maior lançamento da franquia, mas como sempre, a Ubisoft não falha em deixar falhas, e o jogo saiu extremamente bugado, (link), (link).

E novos relatos apontavam para mais um adiamento de Cyberpunk 2077, e mesmo com um vazamento de gameplay, a CD Project confirmou que o jogo seria lançado em 10 de dezembro, (link), talvez uma decisão que pudesse e devesse ser revista! E quase me esquecendo, foi em novembro que vimos a eleição mais conturbada da história, onde Joe Biden foi eleito o novo presidentes dos EUA, em uma eleição totalmente polarizada na internet, (link)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2OC5qcGc=

Dezembro veio para finalizar este ano estranho, mas já falando em estranhezas, o mês começou com usuários brasileiros de torrent recebendo uma multa de R$ 3.000,00 por baixar filmes. E a Sony que patenteou uma ideia para um novo console que utiliza 2 placas de vídeos (link), e para piorar você se lembra do Deputado Federal que quer proibir menores de usar aplicativos de mensagens? E do processo que a Activion Blizzard abriu contra a Netflix por contratar um ex funcionário?

O mês continua não estando fácil para ninguém, nem pros Youtubers, já que alguns estão tendo seus canais hackeados, como os brasileiro Zangado e Ei Nerd que tiveram os canais hackeados mas que já foram recuperados, mas neste caso, há relatos que outros estão sofrendo do mesmo problema. E falando em hackers, aquele que se engraçou com a Nintendo pegou 3 anos de prisão (link). Também vimos mais um problema para a Capcom envolvendo hackers, que após o ataque em novembro, desta vez teve seu novo game, Residente Evil: Village totalmente vazado na internet deste roteiro e até o final do jogo.

E no finalzinho do mês, o filme de Kimetsu no Yaiba se torna a terceira maior bilheteria do Japão, passando depois até a bilheteria do Titanic (link). A franquia também teve o mangá mais vendido do ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE2OS5qcGc=

Mas Dezembro é o mês do tão aguardado The Games Awards, onde ficamos conhecendo os melhores games do ano e vários games são anunciados. E por conta da da pandemia o evento deste ano ocorreu totalmente online atingindo um pico de 83 milhões de espectadores, e o vencedor como melhor game de 2020 foi The Last of Us: Part II.

Mas a maior bomba de Dezembro estava chegando, e talvez a maior decepção de muitos anos no mundo dos gamers, o lançamento do tão aguardado Cyberpunk 2077, que foi um fail total. Mesmo após anos de produção e vários e vários adiamentos, o game saiu todo bugado, com problemas técnicos e de desempenho além de várias promessas não cumpridas, (link), gerando revolta em boa parte dos gamers e da mídia especializada que o aguardava, que além de críticas começaram a pedir reembolso em massa (link), (link), (link), forçando até que o game fosse removido da PSN, e vários problemas para a CD Project Red, que vem tendo que se desculpar e dar parecer do que está ocorrendo (link), e claro, muito prejuízo financeiro por conta das perdas principalmente no valor de mercado, (link), e se preocupar também com possíveis perdas que virão com possíveis processos que receberá. E mesmo prometendo melhoras através de patchs, os ânimos não estão melhorando quanto a essa decepção. Talvez fosse legal a CD Project Red trocar umas ideias com a Hello Games para saber o que fazer agora!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE3MC5qcGc=

Durante o ano também ocorreu tretas entre empresas que se arrastaram pelo ano todo, como os casos da Epic Games e Apple, que tretaram entre si por conta do sistema de compras do Fortnite, gerou ações judiciais e levando o jogo a ser removido do iOS (link), (link), e acabou respingando até em outras empresas (link), como o Google (link), Microsoft (link), (link), (link), (link) e Facebook (link), que entraram na dança tudo por conta de $$$... é claro. Veja mais ((link), (link), (link),(link), (link))

E falando em ações judiciais, as grandes empresas da internet foram alvo de várias! Este anos vimos os estados do EUA, União Europeia e outros países (link), abrindo uma ofensiva pesada contra Google (link), (link), Facebook, Apple e Amazon, por conta de seu monopólio nas redes, (link), (link), (link), enquanto isso essas mesmas empresas estavam na briga para ver quem seria a empresa mais rica do mundo (link).

E ainda sobre a Apple, como sempre ela, não sabe converter valores para reais, e deu um show de horrores na definição de preços para Brasil! Que tal um cabo mais caro que um celular? Ou quem sabe o Iphone 12 no preço de um carro popular usado! E claro, mais reajustes de preço! Também teve a novidade do novo iPhone 12 que será lançado sem adaptador de tomada, mas não se preocupe o Procon está aí para nos salvar! Também teve o caso do garoto que gastou U$16 mil em um game para iOS e seus pais não terão direito a reembolso...

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE3MS5qcGc=

Em 2020 infelizmente também tivemos várias perdas no mundo dos games, cinema e do entretenimento, como a do ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra da Marvel, Dave Prowse ator que deu vida a Darth Vader nos cinemas, Pietro Mário, famoso dublador e ator brasileiro conhecido por dublar Yoda em Star Wars e o narrador de Yu Yu Hakusho, Sean Connery, ator e inesquecível 007, Ian Holm, o Bilbo Bolseiro da trilogia O Senhor dos Anéis, Diego Armando Maradona, maior jogador da história do futebol argentino, Tom Veiga, o Louro José, Ivanov Sergey Nikolaevich, o escritor de S.T.A.L.K.E.R, Quino, cartunista conhecido por criar as histórias em quadrinho da personagem Mafalda, Conchata Ferrell, a Berta de Two and a Half Men, Joel Schumacher, diretor de cinema, diretor de Batman & Robin e Um Dia de Fúria, Ennio Morricone, maestro e compositor de famosas trilhas sonoras de grandes filmes, Shad Gaspard ex-astro do WWE, Márcio Bigú Porto criador do canal “O Massivo” um dos canais pioneiros focado em jogos online e MMORPGs no Brasil, entre outros que não caberiam nesta lista, mas deixamos nosso imenso F em respeito a todos eles e desejando conforto suas famílias.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zMS9yZXRyb3NwZWN0aXZhLTIwMjAtZG8tbXVuZG8tZG9zLWdhbWVzLTAzMDE3Mi5qcGc=

E para não terminar num clima deprê, durante este ano ainda houve outras coisas que podemos mencionar de forma rápida, como o senhor de 65 anos que completou a história de Red Dead Redemption 2 mais de 30 vezes. Também vimos o caso da ex-jogadora de CS:GO condenada a 116 anos de prisão. E a corte da Irlanda que decidiu que o pão do Subway não é pão! E quem não se lembra do Bolsonaro usando músicas de games em suas propagandas... Também vimos a Sony comprar a Crunchyroll. E por fim foi anunciado o novo console da Atari prometido como um PS5 killer.... rá!

E para fechar o com chave de ouro, a Nasa confirmou que mais um asteroide está vindo em nossa direção... eita 2020...

Houve muitas outras coisas, mas tentei pincelar rápido o que foi notícia no site, mas o mundo foi chacoalhado e revirado várias vezes este ano, e a realidade nunca foi tão estranha como está sendo, ou ao menos nunca tínhamos botado tanto reparo nela!

Mas estamos na reta final do ano, e faltando poucos dias para seu fim, estamos aqui tentando animar as coisas... mesmo sabendo que mais coisas podem ocorrer! Esperamos que o ano termine bem e os ânimos se acalmem para que as festas de fim do ano sejam cheias de paz e alegria!

E estamos de olho em 2020... sabemos de sua capacidade e que ainda pode nos pregar alguma peça!

Ps: Só fico me perguntando se aquele maya que escreveu a tábua com a previsão para 2012 não era disléxico e queria ter escrito na verdade 2021...

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/31/retrospectiva-2020-do-mundo-dos-games-030175.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/31/retrospectiva-2020-do-mundo-dos-games-030174.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/31/retrospectiva-2020-do-mundo-dos-games-030176.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/31/retrospectiva-2020-do-mundo-dos-games-030177.jpg

Fonte: GameVicio
Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.