A semana em trevas da CD Projekt RED

A semana em trevas da CD Projekt RED

7 dias de puro caos e colapsos
#Artigos Publicado por Char, em

A semana teve glórias para a CD Projekt RED, tendo o maior lançamento da história da plataforma PC, 8 milhões de cópias em pré-venda, porém, teve coisas bem maiores e desastrosas: todos os problemas em torno do seu maior projeto recente.

Cyberpunk 2077 foi lançado há mais de uma semana, mas já experienciou um furacão de reclamações e controvérsias. A CD Projekt tomou muitas decisões questionáveis e de comunicação extremamente pobre, o que deixou as coisas piores.

Muitos grandes jogos têm problemas, lançamentos difíceis, e muitos se recuperam, mas as coisas darem errado em tão pouco tempo é caso raro.

A CD Projekt teve uma semana infernal. Vamos conferir tudo que rolou.

Cyberpunk é um jogo extremamente bugado

Mesmo após vários adiamentos, Cyberpunk 2077 é muito bugado. É uma feature do jogo. Tem um jogo nesse bug. Não são bugs em que poucos patches vão resolver tudo. São bugs que deveriam fazer parte só do desenvolvimento do jogo e que jamais deveriam serem testemunhados.

E não falo somente de bugs engraçados que vemos em compilados do YouTube. São bugs de quests bugadas e bugs que quebram o jogo.

É exemplo claro de jogo que não estava pronto. É um jogo que você deve visitar somente daqui alguns meses.

Cyberpunk causa epilepsia

Além de ser bugado, o jogo é um produto perigoso. Avisos de que o jogo pode causar esses problemas é um fato comum. Cyberpunk não tinha esse aviso durante o lançamento. Isso é uma falha amadora.

Foi resolvido posteriormente. Mas já era tarde. Mais um problema na lista.

Cyberpunk é uma trapalhada sem tamanho nos consoles

Cyberpunk 2077 nunca teve reviews pelos consoles Xbox One e PS4. Ficou claro o porquê, né.

Quem joga nos consoles não está esperando uma experiência que existe no PC Gaming. Mas o jogo é injogável. Tem momentos que os NPCs lembram o glorioso PS1, com NPCs quadrados e carros 2D etc. O jogo dá crashes. É um muro de lamentações para um jogo que se marketou como um marco da geração e quem sabe dessa década.

O chefão admitiu que a empresa ignorou todos os problemas

As coisas se espalharam tão rápido que foi preciso dar uma call emergencial com os investidores da empresa sobre todo o lançamento desastroso.

Subestimamos a escala e a complexidade dos problemas, ignoramos os sinais sobre a necessidade de mais tempo para refinar o jogo nos consoles de última geração. Foi a abordagem errada e contra a nossa filosofia de negócios.

Todas as amostragens do jogo foram feitas no PC, escondendo toda a lambança que era nos consoles. Uma covardice com quem comprou o jogo nos consoles. É um jogo que não estava pronto em abril, nem setembro, novembro, nem mesmo agora.

A comunicação do reembolso para os jogadores de consoles não foi bem feita

A CD Projekt jogou os problemas de reembolso nas mãos da Sony e Microsoft. Embora seja fácil conseguir um reembolso com a Microsoft, não é o mesmo caso da Sony.

Bom, o caso é mais complexo do que parece. É uma legião de jogadores insatisfeitos com o produto. A Sony disse aos jogadores que eles deveriam esperar a CD Projekt ajeitar o jogo e que o reembolso era diretamente com a produtora de Cyberpunk 2077.

Conversa vai, conversa vem, a Sony e a CD Projekt resolveram o caso em conjunto ontem.

A CD Projekt ainda não entrou em conversas com a Microsoft para resolver a questão até o momento da escrita deste artigo.

Sony remove Cyberpunk 2077 da PSN

A Sony removeu o jogo da sua Store. Algo que só acontece com jogos desastrosos. E Cyberpunk 2077 não foi diferente.

A SIE se esforça para garantir um alto nível de satisfação do cliente e começaremos a oferecer um reembolso total para todos os jogadores que compraram Cyberpunk 2077 através da PlayStation Store e desejam um reembolso. Visite o seguinte link para iniciar o reembolso.

O jogo Devotion foi retirado do GOG

Eu não sei do que se trata o jogo. Só sei que tem referências ao presidente da China. O jogo foi removido algumas horas antes do lançamento devido a essa polêmica e por ''ouvir mensagens dos jogadores''. Mas que mensagens foram essas? O povo caiu em cima da CD Projekt. Como se não bastassem os problemas do seu jogo, a sua loja se envolveu em polêmicas também.

Conclusão

Além desse show de horrores, a empresa amarga quedas na bolsa. Foi uma semana terrível, mas não devemos achar vantagem, achar engraçado. Vamos torcer para que a empresa supere e entregue o jogo que todos queriam. E que ela aprenda com esses erros.

Cyberpunk é o sonho da CD Projekt. Mas muitas das coisas que foram feitas não eram de acordo com sua filosofia. Cyberpunk 2077 foi um marco na indústria. Todos se lembrarão, seja pelo lado bom ou pelo ruim. Mas que nos alertou, ah, isso sim.

Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,