Sean Connery, o primeiro 007 dos cinemas, morre aos 90 anos

Sean Connery, o primeiro 007 dos cinemas, morre aos 90 anos

Ator participou de sete filmes da franquia e mais de 60 filmes. Connery ganhou uma estatueta do Oscar como ator coadjuvante em "Os Intocáveis" de 1987
#Notícias Publicado por Vintage Player, em

Sean Connery, o ator escocês que foi o primeiro a pronunciar a famosa frase do filme, “meu nome é Bond, James Bond”, morreu. Ele tinha 90 anos. Sua morte foi confirmada por sua família, informou a BBC .

Embora tenha feito mais de 60 filmes, ganhando um Oscar por seu papel coadjuvante como um incorruptível homem da lei na trilha de Al Capone em "Os Intocáveis" (1987), Connery era o mais próximo do alegre espião britânico fictício que ele retratou sete vezes .

Ele apresentou Bond e sua saudação característica em “Dr. Não ”(1962), o que transformou Connery em uma estrela internacional. Ele continuaria a interpretar o espião mulherengo, terno e goleiro de martini, criado por Ian Fleming, em "From Russia With Love" (1963), "Goldfinger" (1964), "Thunderball" (1965), "You Only Live Twice ”(1967) e“ Diamonds Are Forever ”(1971). Em 1983, Connery estrelou mais um filme de Bond, “Never Say Never Again”.

“Connery sempre foi meu Bond favorito, e eu estaria mentindo se dissesse que não sinto a pressão de estar à altura dele”, disse Pierce Brosnan em uma entrevista à revista Cinefantastique em 1995, ano em que assumiu o controle do Bond Função.

Brosnan, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton e Daniel Craig também interpretaram Bond na tela grande, nenhum deles conquistando os mesmos seguidores de Connery. Em uma pesquisa de 2012 da agência de notícias NPR, Connery foi eleito o melhor ator de Bond, com 56% dos votos. Craig ficou em segundo lugar, com 28%.

Homem mais sexy

A revista People nomeou Connery como o homem mais sexy em vida de 1989. Em 1997, a revista o elogiou por permanecer “um homem de ação que ainda deixa as mulheres tão abaladas quanto qualquer um dos martínis de Bond”.

Peter Rainer, um ex-crítico da Bloomberg News, em 2006 chamou Connery de "o raro exemplo de um artista que se tornou um ator versátil após ser identificado com um papel famoso".

Além da atuação vencedora do Oscar de Connery, Rainer citou seus papéis como um sádico detetive da polícia de Londres em “The Offense” de Sidney Lumet, um soldado britânico em “The Man Who Would Be King” e um ladrão arrojado em “The Great Train” de Michael Crichton Roubo ”, todos lançados na década de 1970.

Filme favorito

Ele interpretou o pai distante do arqueólogo fanfarrão de Harrison Ford em "Indiana Jones and the Last Crusade" (1989), o comandante rebelde de um submarino soviético em "The Hunt for Red October" (1990), o Rei Arthur em "First Knight" (1995) e um escritor branco recluso que orienta um adolescente negro talentoso em “Finding Forrester” (2000). Seu último papel em um filme foi “The League of Extraordinary Gentlemen” (2003).

Connery disse ao UK Daily Record em agosto de 2010, quando completou 80 anos, que “From Russia With Love” era seu filme favorito de Bond. “A história era intrigante e os locais eram intrigantes”, disse ele. “Foi um filme internacional em todos os sentidos da palavra.”

The UK Guardian relatou em 2004 que, quando perguntado se ele escaparia de sua identificação com Bond, Connery respondeu: “Ainda não. Está comigo até eu ir para a caixa. ”

Thomas Sean Connery nasceu em 25 de agosto de 1930, no bairro da classe trabalhadora de Fountainbridge, no oeste de Edimburgo. O mais velho de dois meninos, ele primeiro dormiu em uma gaveta em um apartamento tradicional escocês apertado chamado cortiço. Sua casa foi demolida décadas atrás, embora haja uma placa com seu nome em um novo conjunto habitacional lá.

Marinha Real

Connery deixou a escola aos 14 anos e começou a trabalhar em diversos empregos, incluindo pedreiro, salva-vidas e polidor de caixões. Aos 16 anos, ele ingressou na Marinha Real por três anos antes que uma úlcera estomacal o obrigasse a retornar à vida civil em Edimburgo.

Aos 19, ele posou como modelo na Escola de Arte de Edimburgo. O fisiculturismo e a chance pelo título de Mr. Universe - ele ficou em terceiro - o levaram a uma carreira como ator. Ele recusou um julgamento com o clube de futebol inglês Manchester United.

Connery passou grande parte da década de 1950 como modelo, interpretando partes teatrais e fazendo aparições estranhas no refrão. Então, em 1958, ele ganhou seu primeiro papel significativo no cinema, atuando ao lado de Lana Turner em “Another Time, Another Place” como um correspondente de guerra que se apaixona por uma jornalista americana.

Ele continuou atuando até ganhar o papel que o tornou um nome familiar.

Escolha do Autor

Fleming, como autor dos romances de Bond, reservou-se o direito de aprovar o ator que interpretaria o personagem no filme, e queria que fosse Cary Grant, de acordo com um artigo de 1989 do Los Angeles Times. A equipe que fez os filmes de Bond, liderada pelo produtor Albert Broccoli, não podia pagar por uma estrela tão grande.

Broccoli ficou intrigado com a atuação de Connery no filme da Walt Disney Productions “Darby O'Gill e os pequenos” (1959). Depois que a esposa de Broccoli, Dana, disse a ele que Connery “tem apelo sexual”, ele insistiu em escalá-lo como Bond.

O papel de Connery como Jim Malone, um policial durão de Chicago que ajuda Eliot Ness a rastrear o mafioso Al Capone em "Os Intocáveis", lhe valeu um Globo de Ouro e também seu Oscar.

Em 2000, Connery foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II após um atraso que ele atribuiu ao seu ardente apoio à independência da Escócia do Reino Unido. Uma das duas tatuagens que ele fez depois de entrar para a Marinha dizia "Escócia para sempre".

A política na Escócia tornou-se mais importante na vida de Connery à medida que ele envelhecia. Em 1995, ele depositou 750.000 libras ($ 853.700) em uma conta do Banco da Escócia com o plano de doar os juros mensais ao Partido Nacional Escocês, disse ele ao jornal Herald em 2003. Connery, no entanto, relutava em se aprofundar na política.

“Sou muito ingênuo para ser um político”, disse ele ao Herald de Glasgow, Escócia, quando entrevistado em sua casa nas Bahamas. “Os políticos não têm sonhos suficientes. Na verdade, acredito que as coisas podem ser feitas. ”

Connery se casou com a artista francesa Micheline Roquebrune em 1975. Com sua primeira esposa, Diane Cilento, ele teve um filho, Jason Connery.

Fonte: Bloomberg
Vintage Player
Vintage Player #vini1604
Usuário do Site