Análise - Gamesir T4 Cyclone e T4 Cyclone PRO

Análise - Gamesir T4 Cyclone e T4 Cyclone PRO

Definitivamente os melhores controles multiplataforma de 2023 com gatilhos e analógicos de Hall Effects!
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Parece que finalmente entramos na era dos analógicos de Hall Effects e deixamos os problemas de drift para o passado. Hoje estou trazendo para vocês, uma análise dos mais novos controles multiplataforma da Gamesir, que vieram para ser uma ótima alternativa para aqueles que estão a procura de um controle completo e de qualidade.

Estou falando do Gamesir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro, que possuem analógicos de Hall Effects, sensor giroscópio, vibração nos gatilhos e muito mais.

Para quem não conhece a Gamesir, ela é uma empresa chinesa que fabrica e desenvolve dispositivos eletrônicos para jogos, incluindo controles, teclados, mouses e outros acessórios. A empresa foi fundada em 2013 e tem como objetivo fornecer aos jogadores produtos de alta qualidade e desempenho.

Unboxing

Embora as embalagens sejam simples, elas fazem um bom trabalho em proteger os controles durante o transporte. Aqui está o que você pode esperar dentro da caixa de cada um dos modelos:

Conteúdo da Caixa do Gamesir T4 Cyclone:

  1. 1 Controle Gamesir T4 Cyclone
  2. 1 Cabo USB tipo C (com 1 metro de comprimento)
  3. 1 Manual em português (um toque útil para usuários que preferem instruções no seu idioma)
  4. 1 Selinho de controle de qualidade
  5. 1 Adesivo Gamesir
  6. 1 Panfleto informativo

Conteúdo da Caixa do Gamesir T4 Cyclone Pro:

  1. 1 Controle Gamesir T4 Cyclone PRO
  2. 1 Receiver USB de baixa latência (exclusivo da versão Pro)
  3. No resto é igual ao Cyclone normal.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097903.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097904.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097902.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097905.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097907.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097906.jpg

Design e Diferenças

Só de olhar para os dois controles, já conseguimos ver as primeiras diferenças. A primeira delas está na cor, enquanto a segunda está na disposição dos botões de ação.

A versão Pro segue o padrão de botões do Xbox, enquanto a versão normal segue o padrão da Nintendo.

Agora uma característica exclusiva da versão Pro é que apenas ela possui vibração nos gatilhos e botões de ação de micro switch, enquanto o Cyclone normal utiliza botões de ação de membrana.

A sensação ao segurar esses controles é notavelmente semelhante à de segurar um controle original do Xbox. E ambos contam com grips texturizados nas laterais, que são gravados diretamente no plástico do controle.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097897.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097896.jpg

O peso do Gamesir Cyclone é de 218 gramas e do Cyclone Pro é de 220 gramas. (Realmente muito leves)

  1. Peso do controle de Xbox One S - Com suas pilhas: 300 gramas.
  2. Peso do controle de PS5 - Dualsense: 280 gramas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097888.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097889.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097891.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097890.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097893.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097892.jpg

Botões de Ação e D-Pads

O Cyclone Pro se destaca por seus botões de ação, que são de micro switches, proporcionando uma sensação semelhante à de um clique de mouse. No entanto, o aperto não é seco, pois nota se que há uma camada de borracha que suaviza o toque, tornando-o agradável e responsivo.

Esses botões são levemente convexos, têm um curso curto e, quando totalmente pressionados, ficam um pouco acima do painel do controle.

Uma característica interessante é que eles possuem uma leve folga, o que pode aumentar um pouco do barulho do aperto, mas que não prejudica a jogabilidade. (Mostro essa parte com clareza no vídeo ao final deste artigo)

Os D-Pads no Cyclone Pro também são equipados com micro switches, porém aqui eles são de click seco.

A ponto positivo é que é pouco provável que você acione acidentalmente um comando duplo nesses D-Pads. No entanto, um ponto a ser observado é que eles ficam meio altos quando pressionados, o que pode ser desconfortável ao realizar movimentos rápidos, como a execução de um movimento em forma de meia lua.

No caso do Cyclone normal, os botões de ação seguem o padrão Nintendo e são de membrana, oferecendo uma sensação padrão de aperto normal de qualquer controle. No entanto, os D-Pads são idênticos aos do Cyclone Pro, com micro switch.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097898.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097899.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097901.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097900.jpg

Na minha opinião a Gamesir poderia ter feito a versão PRO totalmente de micro switch e a versão normal totalmente de membrana. Isso porque muitos jogadores não gostam de botões de micro switch, principalmente os que jogam jogos de luta.

Nos dois modelos, os botões do meio, como “Visão”, “Share”, “Menu” e “M”, são equipados com micro switches, exceto pelo botão "Home," que utiliza membrana.

E falando sobre os padrões dos botões ação, em qualquer um dos dois controles, o padrão de estilo entre Xbox e Nintendo pode ser alterado via software.

Gatilhos e Vibração

Os analógicos dos Controles Cyclone são côncavos, possuem uma textura em sua superfície e em ambos os modelos são de hall effects, o que significa que são imunes a problemas de drifting. E o tamanho deles pra quem quiser colocar um kontrolfreek é de 17,65 milímetros

Para quem não conhece a tecnologia Hall Effects, ela basicamente veio para acabar com os problemas de drift, isso porque invés de potenciômetros, ele usa campos eletromagnéticos para detectar as movimentações dos analógicos, assim diminuindo o atrito em partes móveis garantindo muito mais durabilidade para o analógico.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097895.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097894.jpg

Teste nos analógicos e latência

E como sempre para avaliar a qualidade desses analógicos eu fiz diversos testes, então aqui vai os resultados:

Para começar fiz o teste de círculo. Aqui ambos os controles tiveram uma média de apenas 1% de erro, o que é praticamente perfeito.

Só para fins de comparação, o teste de círculo do meu DualSense do PS5, fica em 10% de erro e ainda funciona perfeitamente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85OC9nYW1lc2lyLXQ0LWN5Y2xvbmUtMDk3OTM0LmpwZw==

Em seguida, fiz um teste de precisão movendo o analógico em um círculo pelo centro para verificar a suavidade do movimento. E na minha opinião os dois controles demonstram uma boa precisão.

E para finalizar os testes, realizei um teste de zona morta inicial. Movemos o analógico lentamente para avaliar a quantidade de movimento físico antes de começar a mover-se digitalmente na tela. Aqui, ambos os controles demonstram um ótimo resultado.

Além disso, ao segurar os botões "M + L3 ou R3" por dois segundos, o controle vibra e, em seguida, ele liga o modo de “0 Deadzone ", onde a zona morta inicial é completamente eliminada.

Nesse modo qualquer movimento sutil é identificado pelo analógico.

Também fiz teste de Polling Rate e latência, os resultados foram estes:

  1. Receiver: 6.66ms - Polling Rate: 150Hz
  2. Bluetooth: 5.12ms - Polling Rate: 195Hz
  3. USB: 2.02ms - Polling Rate: 493Hz
  4. USB Overclock Hidusbf: 1.38ms - Polling Rate 720Hz

Os teste de Polling Rate foram feitos através do software XInputTest.

Infelizmente nos testes o receiver de baixa latência teve uma performance pior que do Bluetooth.

Gatilhos

Os botões LB e RB são micro switch, e os botões LT e RT magnéticos e lineares, porém somente o modelo Pro possui a função de vibração no gatilho.

E deixem eu explicar como essa vibração funciona:

Aqui basicamente os gatilhos vibram em conjunto com a vibração normal, não dependendo do jogo ter suporte para funcionar.

Também se quisermos podemos ativar a vibração forçada desses gatilhos, então quando apertamos nos botões de LT e RT independente se você estiver em um jogo ou não, os gatilhos irão vibrar.

O recurso de vibração sincronizada funciona bem somente no PC pelo modo Xinput e no Nintendo Switch no modo Pro Controller.

Já pelo receiver a vibração dos gatilhos não funcionam corretamente. Às vezes funciona e às vezes não.

Porém isso não é erro do controle, pois no manual já informa que essa função só funciona corretamente no modo Xinput.

Compatibilidade

Os controles podem ser conectados facilmente ao Nintendo Switch, PC, Android e IOS.

No Nintendo Switch, os controles funcionam muito bem em todos os jogos que testei, também testei o giroscópio que funcionou perfeitamente, e no Cyclone Pro a vibração dos gatilhos funcionou sem nenhum problema, a única coisa que faltou aqui foi um leitor de NFC. Aí sim esses controles seriam perfeitos.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097930.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097931.jpg

No Android eu testei em vários jogos, porém eu não usei a conexão do modo Android. Eu usei o modo (A + Home) no Cyclone normal e (B +Home) no Cyclone Pro. Aí o controle é reconhecido pelo celular como sendo um controle de Xbox One e funciona em qualquer jogo. Eu só não consegui fazer funcionar a vibração.

Caso utilizemos o comando específico para Android, o controle também irá funcionar, mas não em todos os jogos. Exemplo COD Mobile que só funciona no modo Xinput.

O ponto positivo é que conectando no modo Android podemos utilizar o aplicativo da Gamesir para personalizar os controles. Vou falar do aplicativo em um tópico específico mais para frente.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097928.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097927.jpg

No Windows, tanto por bluetooth quanto pelo Receiver, eles se conectaram como sendo um controle de Xbox 360. Funcionando 100% em todos jogos.

A vibração nos gatilhos também funcionou sem nenhum problema.

Indo para os Emuladores no PC, Caso vocês queiram jogar no Yuzu ou Ryujinx saiba que o controle funciona perfeitamente, até mesmo o giroscópio. Porém você terá que conectar no PC utilizando o modo Nintendo Switch.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097932.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097933.jpg

Bateria

Entre os gatilhos temos uma entrada usb C para carregar o controle, ele carrega completamente em 3 horas e dura no máximo 10 horas. Isso com toda a vibração desativada, caso você ligue a vibração vai durar a metade disso.

Quando o controle está carregando, fica piscando o led do botão home e quando termina de carregar ele apaga o led do home.

E segundo o site de venda da fabricante a capacidade total da bateria é de 860mAh.

Aplicativo GameSir

Para aqueles que querem personalizar o controle, saiba que a Gamesir disponibiliza um aplicativo exclusivo para os seus controles. Esse aplicativo pode ser encontrado tanto no Google Play quanto na Apple Store. Infelizmente não tem versão para PC.

Nesse aplicativo podemos:

  1. Atualizar o Firmware do controle.
  2. Testar todos os botões.
  3. Alterar os padrões de botão entre Xbox e Nintendo.
  4. Mapear os botões traseiros.
  5. Ajustar zona morta dos analogicos.
  6. Inverter Análogos.
  7. Ajustar zona de aperto dos gatilhos.
  8. ativar modo de gatilho rápido.
  9. ajustar a vibração do controle e dos gatilhos.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097923.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097924.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097925.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/98/gamesir-t4-cyclone-097926.jpg

Comandos dos Controles

Assim como em outros controles da Gamesir, os dois modelos Cyclone possuem comandos especiais para total customização sem a necessidade de abrir o aplicativo. Abaixo, irei listar algumas das principais funções do controle, juntamente com seus comandos:

  1. (M + B) por 3 segundos no Cyclone normal e (M + A) por 3 segundos no Cyclone Pro. Para trocar a ordem dos botões de ação, entre os modos Xbox e Nintendo.
  2. (M + LT ou RT por 3 segundos) Para ativar ou desativar os gatilhos rápidos. Aí o gatilho perde a função de aperto gradual, e são ativados logo no início do aperto.
  3. (M + R3 ou L3 por 3 segundos) Para ativar ou desativar o analógico com 0% de dead zone.
  4. (M + D-pad pra cima ou para baixo) Para aumentar ou diminuir a intensidade da vibração dos controles

Os três próximos comandos são exclusivos do Gamesir T4 Cyclone Pro.

  1. (M + D-pad esquerdo ou direito) Para aumenta ou diminui a intensidade da vibração dos gatilhos.
  2. ( emparelhamento + D-pad Esquerdo ) Para ativar ou desativar vibração de gatilho forçada.
  3. ( emparelhamento + D-pad Direito ) Para ativar ou desativar a sincronização da vibração dos gatilhos com a vibração normal.
  4. ( + e - ) por 2 segundos - Muda o modo de conexão do controle sem precisar desligá-lo. Só funciona com o controle conectado via receiver ou pelo USB.

Modos:

  1. Verde, é o modo X-input,
  2. Vermelho modo Pro controller
  3. Amarelo modo Android

O controle também possui a função turbo, macro e calibração dos botões e giroscópios. (Quem quiser conferir basta assitir o video analize no final deste artigo)

E caso der ruim, e o controle travar por qualquer motivo, atrás do controle tem um buraquinho com um botão de reset.

Conclusão

Bem oque eu posso dizer é que literalmente eu já analisei todos os controles da Gamesir e diversos outros controles de marcas diferentes, e até agora entre todos esses controle, O Gamesir T4 Cyclone e o t4 Ciclone Pro, sao os 2 melhores e mais completos que eu já testei ( com ênfase no EU já testei) pois tem muito controle no mercado muito bons que eu ainda quero testar.

Entre o Cyclone e o Cyclone Pro, eu posso dizer que com certeza vale mais o Cyclone Pro, mesmo que você tenha apenas um Nintendo Switch.

Eu sei que você pode confundir os botões na hora de apertar, mas aí basta inverter utilizando o comando (M + A). Uma coisa legal é que a vibração nos gatilhos também funciona no Nintendo Switch. Então você vai conseguir aproveitar todo o controle.

Porém não é em todo jogo que essa função de vibração fica legal, tanto no PC quando no Nintendo Switch tem aqueles jogos que vibram por qualquer coisa. Ai em 2 ou 3 partidas você já vê que a vibração está mais incomodando do que sendo um recurso legal. Mas nada te impede de desligar completamente a vibração.

Então fazendo um check list aqui:

  1. O Material de construção do controle é otima qualidade
  2. No PC ele funciona nativamente em todos os jogos
  3. No Nintendo Switch, os controles também funcionaram muito bem.
  4. No Android além de funcionar 100%, ainda temos o aplicativo para atualizar e configurar o controle.
  5. E na minha SmartTV da LG, o controle funcionou perfeitamente no Xcloud.

Então, sim, os dois controles estão super recomendados. Eles são de qualidade e cumprem tudo oque propõem.

Pra ficar melhor que isso só faltou um NFC e vir também com o suporte para celular incluso. Ai sim, seria perfeito.

Vídeo análise

b2wwTFprQTlBSGM=

Deixo aqui embaixo o link oficial do site da GAMESIR junto com o link da loja oficial no AliExpess:

  1. Site Oficial: Gamesir
  2. Link para comprar: AliExpress - Gamesir T4 Cyclone - Cupom exclusivo para $5 dolares de desconto: T4CPRO
  3. Link para comprar: AliExpress - Gamesir T4 Cyclone PRO - Cupom exclusivo para $5 dolares de desconto: T4CPRO
  4. Link para comprar: Gamesir T4 Cyclone - Cupom exclusivo para 10% OFF de desconto: CYCLONE
  5. Link para comprar: Gamesir T4 Cyclone PRO - Cupom exclusivo para 10% OFF de desconto: CYCLONE
  6. Gamesir app download: Download APK Gamesir

Outras Análises GAMESIR:

  1. GAMESIR VX2 AimBox.
  2. Controle Multiplataforma T4 MINI GAMESIR.
  3. GAMESIR F8 PRO Snowgon Grip Mobile.
  4. Controle Multiplataforma GAMESIR G4 PRO.
  5. Controle GAMESIR X2 Bluetooth.
  6. Controle GAMESIR X3 Tipo C.
  7. Controle GAMESIR T3S.
  8. Controle GAMESIR G7.
  9. Controle GAMESIR G7 SE.
  10. Controle GAMESIR T4 Kaleid.
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque