GameSir X3 Tipo C - O melhor controle mobile!

GameSir X3 Tipo C - O melhor controle mobile!

A nova versão do controle telescópico da GameSir chegou cheio de novidades!
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Fala pessoal, hoje estou trazendo aqui para vocês a análise completa do novo controle telescópico da GameSir, o Gamesir X3 Tipo C, esse que está chegando com diversas novidades em relação a suas versões anteriores.

Como vocês sabem o mundo dos jogos mobiles está cada vez mais surpreendendo a comunidade gamer, não é atoa que até líderes no setor de consoles estão fazendo suas próprias versões de controles telescópicos para celulares.

Visto que hoje você pode facilmente jogar qualquer título preferido diretamente do seu smartphone utilizando serviços como o GamePass, PlayStation Plus Premium, Gforce Now, Steam Link etc.

E como a GameSir é pioneira nesse cenário, eles desenvolveram uma linha de controles exclusivamente para suprir essa demanda.

Esses controles são chamados de telescópicos, e seu formato é facilmente reconhecido por envolver o celular, semelhante ao estilo do Nintendo Switch.

Anteriormente a GameSir tinha desenvolvido a versão X2 do seu controle, no qual teve muito sucesso, sucesso esse que rendeu mais 2 versões do mesmo gadget, um exclusivo para Iphone e outro com Bluetooth que poderia ser usado com qualquer aparelho e até mesmo PC.

Agora a GameSir inovou de novo e trouxe um aprimoramento do seu já aclamado controle, que recebeu o nome final de GameSir X3, esse que herdou todos os pontos positivos de seus anteriores, como também trouxe diversas melhorias em seu novo sistema.

Aparência e botões

De cara sua aparência lembra muito os Joy-Con do switch, porém no seu diferencial temos no meio um espaço feito exclusivamente para armazenarmos um dispositivo celular.

Esse espaço de armazenamento suporta celulares de até 18 centímetros. Para garantir que o celular fique confortavelmente parado no espaço designado, ele conta um revestimento feito em borracha que agarra o celular, evitando uma possível queda.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny9nYW1lc2lyLXgzLTA3NjIzNy5qcGc=

Pegada

Uma coisa que notei logo de cara quando comecei a utilizar esse novo controle, foi sua pegada.

Em relação a sua versão anterior, o modelo X3 está mais robusto, maior e também possui uma curvatura adaptativa para as mãos, o que deixa a pegada muito mais confortável, pelo menos para mim que tenho mãos grandes.

Botões e analógicos

Partindo para os botões de ação e analógicos, aqui temos a primeira novidade, todos eles são intercambiáveis!

Começando pelos analógicos a primeira vista podemos ver que eles são bem pequenos, porém isso não é um ponto negativo, pois para aqueles que tem preferência por analógicos maiores saiba que o controle vem com um kit de 4 borrachas que quando utilizadas, os analógicos ganham um tamanho padrão, igual ao do controle do Xbox One, (Comparação em vídeo no último parágrafo dessa análise).

Além dessas borrachas também vem junto ao controle um par de analógicos mais altos que pode ser facilmente anexado ao corpo do controle, eu particularmente gostei muito da experiência de usar esses analógicos.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076246.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076243.jpgAs setas de ação em relação a sua versão anterior também mudaram, agora ela tem um design redondo, mais alto, dando um percurso maior de aperto, que pra mim, melhora muito a sua usabilidade, isso porque essas seta tem tecnologia de micro switch, então um design redondo e alto torna as coisas mais fáceis quando se trata de movimentos circulares.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076240.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076239.jpgCaso você não goste desse estilo de tecla de ação com setas em alto relevo redondo, junto com o controle também vem um modelo de botão mais limpo, que parece muito com o símbolo da umbrella, neste botão o seu design e côncavo com o centro fundo e as bordas altas, perfeito para lançar aquele hadouken.

Indo para os botões de ação, eles também possuem o mesmo aperto de micro switch que os direcionais, seu curso de aperto é muito curto, sendo praticamente instantâneos.

Em relação ao seu tamanho, notei que são maiores que os do modelo X2. Outro diferencial aqui é que eles são intercambiáveis, assim você pode escolher qual padrão quer usar no X,Y,A,B.

Isso certamente foi pensado para que quando o usuário for jogar algum emulador de Switch no celular, possa trocar as ordens dos botões.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076244.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076245.jpgAlém dos analógicos, botões de ação e os direcionais, em sua frente o controle também possui mais 4 botões, o "G = Select", "S = Start", "Botão de Print Screen", "Botão Home".

O botão de Print realmente é uma maravilha, ele tira uma foto instantâneas da sua tela e o salva na galeria, sem a necessidade de fazer mais nada, como ele é de fácil acesso você não ira perder nenhum momento que queira salvar.

Sistema de Resfriamento

Olhando mais para o centro do controle vemos um espaço especial feito de um material diferente, semelhante a um thermal pad, esse material vai ficar em contato com a traseira do celular e irá auxiliar na refrigeração do dispositivo, claro que não é só isso, a refrigeração conta com um sistema completo que realmente funciona, esse sistema é bem similar ao do F8 Pro Snowgon, um gadget com o mesmo propósito feito também pela Gamesir. Se quiser conhecer temos uma análise dele no site da Gamevicio.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny9nYW1lc2lyLXgzLTA3NjI1NC5qcGc=

Nos testes simples de temperatura que eu fiz, a temperatura dessa área de contato com o celular caiu de 24 graus para 11 graus em 1 minuto, essa parte fica tão gelada que chega a criar suor, gotículas de água.

O único problema é que para funcionar, esse sistema precisa de uma alimentação externa, você terá que ou conectar em um carregador de celular ou ligá-lo em um Power Bank.

Nos testes de consumo de energia o sistema de resfriamento utilizou 5V 2A para iniciar e depois estabilizou em 5V 1,7A, consumindo 9Wats.

Realmente um consumo bem alto, dá pra entender a necessidade de uma alimentação externa.

Quando o cooler está ligado, também se acende alguns leds RGB na parte de trás do controle, esses LEDs são responsáveis por dar um aspecto mais gamer ao aparelho. (Pois sabemos que quanto mais LEDs temos, mais performance ganhamos 😄)

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076238.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076242.jpg

Voltando para a frente do controle no centro, especificamente na parte da conexão, vemos uma saída USB tipo C do tipo flexível que serve para conectar o Smartphone no controle.

Aqui está algo que muitos falam ser o maior ponto fraco do aparelho, isso porque essa conexão flexível com o tempo possivelmente pode ocasionar defeitos, assim como cabos USB que estragam com o uso.

Porém digo uma coisa, se for cuidado bem, irá durar muito tempo! digo isso pois assim como um cabo usb normal, normalmente é o seu mau uso que resulta em defeitos, é claro que às vezes damos o azar de pegar algo com defeito de fabrica, assim durando menos, porém sabemos que isso acontece em suas minorias.

No caso do controle Gamesir X3 devemos sempre ter o máximo de cuidado na hora de colocar e remover o celular, a fim de proteger o máximo a conexão do dispositivo.

Talvez daqui um tempo a Gamesir lance uma versão bluetooth do Gamesir X3 assim como fez com o Gamesir X2, assim iremos ganhar mais longevidade do produto, porém iremos ficar dependente de uma bateria para funcionar, outra coisa que devemos levar em consideração é que uma conexão direta USB C e muito mais rápida do que um conexão bluetooth.

Para quem está pensando em um modo de carregar o celular enquanto joga, saiba que o controle possui uma segunda entrada USB-C que faz uma ponte entre o controle e o celular, assim possibilitando o carregamento do mesmo.

Botões de ombro: Gatilhos

Para finalizar essa parte da aparência do controle temos os gatilhos, ou botões de ombro.

Os gatilhos do Gamesir X3 herdam as mesmas tecnologias dos outros botões do controle, também são feito de micro switch, os botões LB e RB são super curtos e de aperto instantâneos já o LT e RT possuem um percurso maior, porém para quem estava esperando um botão analógico com aperto gradual, trago uma má notícia, eles não são.

Eu tenho preferência por botões analógicos, porém sei que muita gente não liga pra isso, porém não podemos negar que para os jogos de corrida um botão analógico gradual trás uma experiência muito mais agradável.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny9nYW1lc2lyLXgzLTA3NjI0MS5qcGc=

Compatibilidade

Na parte de compatibilidade tive o prazer de testar o controle em alguns jogos nativos do android como Minecraft e Horizon Chase, nesses games o controle funcionou 100%.

Para os jogos que não possuem suporte ao celular, o controle conta com um aplicativo de mapeamento de tela, o Gamesir World.

Esse aplicativo te dá a possibilidade de jogar qualquer jogo da galeria do Android independente se tem suporte a controle ou não. (No último parágrafo tenho um vídeo mostrando como esse apk funciona.)

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076266.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076268.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076267.jpg

Além disso, o controle também funciona em todas as principais plataformas de streaming que existem.

Caixa

Caixa? que caixa ? No GameSir X3 não temos uma caixa inútil que não serve pra nada, aqui temos um incrível case para transportar o controle junto com todos os seus acessórios.

A princípio o case é de ótima qualidade, super duro e resistente, perfeito para transportar coisas sensíveis.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076234.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076236.jpgEsse case também dá uma boa garantia que o controle chegue inteiro caso você queira importá-lo da China. Sim ele vai aguentar a longa viagem e vai chegar inteiro em suas mãos.

Dentro do case além dos acessórios de botões também vem um cabo USB C super flexível e emborrachado de ótima qualidade com 1,55 metros de comprimento, também vem um pequeno manual em inglês e chines junto com alguns adesivos.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076250.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076249.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/77/gamesir-x3-076248.jpg

Considerações finais

Aqui deixo pra vocês alguns pontos positivos e negativos do controle.

Positivos:

  1. Pequeno: Possui um design fino e elegante, deixando assim fácil de transportar
  2. Bem feito: Controle de ótima qualidade de construção
  3. Aplicativo: Aplicativo exclusivo e de fácil acesso para atualizar o Software e mapear as teclas do controle.
  4. Streaming: Segundo o site oficial possui compatibilidade com o Google Stadia, Xbox Cloud, Nvidia Geforce Now, Steam link, etc.
  5. Sistema de Resfriamento: Possui um sistema de resfriamento para evitar que o celular super aqueça.

Negativo:

  1. Tampa portas do celular: Quando utilizado com o celular você fica impossibilitado de colocar fones de ouvido.
  2. Gatilhos: Os gatilhos não são analógicos de pressão.
  3. Preço: Meio salgado para o mercado brasileiro, custando mais de R$ 540,00 reais pelo Ali Express. (08/21 Dólar a 5,24)

Realmente o Gamesir X3 é um controle de ótima qualidade, aprovo e indico para todos que quiserem comprar.

Infelizmente seu preço é um pouco alto para a maioria dos brasileiros, porém se pensarmos que ele vem super completo e com diversas partes trocáveis além é claro, de um case para transporte o valor acaba se tornando justo.

Talvez a GameSir faça algum kit mais barato para aqueles que não se importam muito com os acessórios.

Agradeço a GAMESIR por disponibilizar o GameSir X3 para teste e também venho salientar que mesmo que tenhamos ganhado o controle, isso não afeta em nada o nosso discernimento referente ao controle.

Vídeo análise

VDRzQ0FfeFFWMjA=

Deixo aqui embaixo o link oficial do site da GAMESIR junto com o link da loja oficial no AliExpess:

  1. Site Oficial: Gamesir
  2. Link para comprar: AliExpress - Gamesir X3 Tipo C

Outras Análises GAMESIR:

  1. GAMESIR VX2 AimBox.
  2. Controle Multiplataforma T4 MINI GAMESIR.
  3. GAMESIR F8 PRO Snowgon Grip Mobile
  4. Controle Multiplataforma GAMESIR G4 PRO
  5. Controle GAMESIR X2 Bluetooth
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque