Como escolher um monitor para PC Gamer?

Como escolher um monitor para PC Gamer?

Confira dicas na hora de escolher seu monitor.
#Games Publicado por Vinicius, em

Comprar um novo monitor não é uma coisa para se fazer sem antes pesquisar muito. Atualmente temos uma variada opção de escolha, trazendo funções e tecnologias diferentes, as quais se encaixam melhor para cada um dos perfis de usuário.

Diversos fatores podem influenciar na sua escolha na hora de adquirir um monitor para PC gamer, desde o estilo de jogo que você costuma jogar até o hardware que você possui atualmente.

Pensando nisso, preparamos esse artigo completo, onde iremos nos aprofundar nos principais aspectos a se considerar na hora de comprar um monitor, para que você faça a escolha certa.

Resolução

Para qualquer um que esteja pensando em adquirir um monitor para PC gamer, a resolução é um dos pontos mais importantes a se levar em conta, já que traz grande influência na qualidade da imagem, especialmente em sua nitidez.

A resolução é simplesmente o número de pixels que um monitor consegue exibir ao mesmo tempo na tela. Quanto maior a quantidade de pixels, melhor será a qualidade da imagem apresentada ao jogador.

A resolução padrão atual de um monitor para PC gamer é de 1080p, sendo essa a mais utilizada pelos jogadores, a qual oferece uma boa qualidade de imagem com uma melhor performance. Um monitor 1080p é uma ótima escolha na grande maioria dos casos, especialmente para aqueles com um hardware de nível baixo ou intermediário.

Uma resolução que vem cada vez mais ganhando espaço no mercado é o 4k, a qual conta com um número de pixels quatro vezes maior que o 1080p, entregando uma imagem muito mais nítida.

Para os jogadores mais exigentes, que procuram a melhor fidelidade gráfica possível, o 4K se apresenta como a melhor escolha. No entanto, para dar conta do recado, lembre-se que você precisará de um hardware de ponta, já que essa não é uma resolução nada leve.

Uma terceira opção tem se mostrado muito atrativa também, o 1440p. Com uma qualidade de imagem superior ao 1080p, mas sem exigir tanto do hardware quanto o 4k, o 1440p é perfeito para aqueles que querem um meio termo.

No geral, resoluções mais altas são preferíveis para aqueles que passam mais tempo jogando sozinhos e que preferem jogos mais lentos com foco na campanha, extraindo o melhor visual possível, entregando uma experiência muito mais imersiva.

Veja Também:

  1. Por que vale a pena um monitor gamer?
  2. As 5 melhores placas de vídeo da série GTX

Taxa de Atualização

Já para aqueles que preferem jogos mais frenéticos ou passam o tempo jogando títulos multiplayer, um monitor para PC Gamer com foco na taxa de atualização acaba sendo uma escolha melhor, trazendo mais benefícios.

Primeiro temos que entender o que é a taxa de atualização. Embora não seja possível notar ao olhar diretamente para o monitor, sua tela está em constante atualização, apresentando diversas imagens nova a cada segundo.

A taxa de atualização basicamente indica quantas imagens por segundo o monitor consegue apresentar na tela. Um valor maior significa uma imagem mais nítida durante movimentos muito rápidos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81MS8wNTA5MjQuanBn

O padrão atual visto na maior parte dos monitores é 60Hz, o que significa que a tela apresenta 60 imagens a cada segundo que se passa. Porém, taxas de atualizações maiores têm cada vez mais sendo procuradas pelos jogadores, especialmente por aqueles presentes no meio competitivo.

Uma taxa de atualização mais alta traz diversas vantagens, graças a movimentos mais suaves e um tempo de resposta reduzido, auxiliando especialmente na hora que é necessário uma mira mais precisa.

Taxas de atualização mais altas, como 120Hz, 144Hz e 240Hz vem se tornando cada vez mais populares no mercado. Com o dobro e até o quádruplo de imagens por segundo que o padrão de 60Hz, esses monitores de alto nível podem fazer a diferença entre uma vitória ou derrota, aumentando a chance de você conseguir enxergar seu inimigo primeiro.

No entanto, é preciso levar seu hardware em conta. Para tirar todo proveito de uma taxa de atualização maior, é preciso alcançar um framerate com valor igual. Caso você opte por um monitor para PC gamer 120Hz, você precisará rodar um jogo a 120fps, e assim sucessivamente com taxas maiores.

Para alcançar um framerate tão alto é necessário um hardware de ponta, sem contar que monitores com taxa de atualização elevadas custam mais caro, então não será um investimento barato.

No fim, depende de qual é o seu perfil como jogador. Para aqueles que querem ter maior vantagem no multiplayer ou preferem jogos mais frenéticos, uma taxa de atualização mais alta é recomendada. No entanto, se seu estilo for jogos mais lentos, os 60Hz padrões são mais do que suficiente, talvez sendo melhor se focar em uma resolução mais alta.

HDR

Uma tecnologia que vale muito a pena ficar atento na hora de comprar um monitor para PC gamer é o HDR, um dos grandes destaques atuais, tornando os jogos ainda mais bonitos.

O HDR possibilita um contraste de cores muito maior que o padrão SDR, isso resulta em uma coloração mais viva e profunda. Além disso, a representação do branco e preto se torna muito mais nítida, com mais detalhes presentes na tela, ao invés de o preto ser apenas uma sombra escura e o branco uma claridade estourada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9saXZlLnN0YXRpY2ZsaWNrci5jb20vODUxNC84NDM3MDY1MDYyXzUwMGQxM2U5OGJfYi5qcGc=

Como você pode notar na imagem acima, o HDR torna a coloração da imagem muito melhor. No entanto, se estiver vendo ela em um monitor normal, não fará jus ao verdadeiro potencial do HDR em um monitor para PC gamer.

Se o que você procura é a melhor qualidade de imagem possível, o HDR é uma tecnologia indispensável. Desde o verde das florestas até o brilho das placas de néon da cidade, todas as cores em seu jogo estarão muito mais ressaltadas.

Tamanho da Tela

Na hora de escolher uma TV, muitos acabam sempre optando pelo maior tamanho possível. Embora isso seja válido para uma TV que você usará na sala, quando for adquirir um monitor para PC gamer talvez essa não seja a melhor abordagem.

Como na maioria dos casos o monitor ficará muito próximo do seu rosto, um tamanho muito grande pode não ser a melhor escolha. O ideal é um tamanho entre 24 até 27 polegadas.

Outro ponto a se levar em conta é a resolução, a qual é afetada dependendo do tamanho do seu monitor. Uma resolução baixa em uma tela muito grande pode acabar prejudicando o resultado, deixando a imagem pixelada.

Para quem usa uma resolução de 1080p, o ideal é investir em um monitor para PC Gamer de 24 polegadas, o qual vai entregar a melhor experiência e qualidade de imagem, sem afetar negativamente o resultado final.

Já se tratando do 1440p, a melhor escolha seria um monitor de 27 polegadas, oferecendo o balanceamento ideal entre tamanho e qualidade de imagem. O mesmo se aplica ao 4K, embora para aqueles que preferem uma tela maior, 32 polegadas também se mostra como uma possível opção.

Outro aspecto importante é a proporção de tela. Os monitores ultrawide têm se tornado uma excelente escolha atualmente, oferecendo um espaço horizontal maior, para que você consiga enxergar ainda mais partes do cenário.

Embora esse tipo de monitor para PC Gamer seja mais caro, ele é ideal para quem procura uma maior imersão nos jogos. Devido ao seu tamanho, ele consegue cobrir um espaço maior do campo de visão do jogador, para que possa se imergir melhor nos jogos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS9tb25pdG9yLXBhcmEtcGMtZ2FtZXItMDU4NDQ4LndlYnA=

Curvo ou Plano

Outra decisão importante a se fazer é o tipo de tela que você deseja, optando entre uma tela curva ou plana. As telas curvas trazem diversas vantagens para quem deseja adquirir um monitor para PC gamer.

Os monitores curvos conseguem preencher um espaço maior horizontalmente da visão do jogador, se aproximando mais da forma como o olho humano enxerga o mundo ao nosso redor.

Isso traz muitos benefícios na hora de jogar. Com um monitor curvo, você consegue um nível maior de imersão, graças às bordas do monitor estarem mais próximas ao seu olho. Além disso, essa curvatura causa menos estresse sobre os olhos, permitindo que você passe mais tempo em frente à tela sem ter fadiga na visão.

O nível de curvatura dos monitores é medido em raio. A partir de 1800R, a curvatura do monitor já se encontra em um nível satisfatório. No entanto, quanto mais próximo dos 1000R, melhor será o resultado, sendo um valor próximo da curvatura do olho humano, deixando a imagem muito mais natural.

Existem poucos motivos para optar por um monitor para PC Gamer plano hoje em dia, sendo eles um custo geralmente menor, maior facilidade em fazer um setup de múltiplos monitores e a possibilidade de fixar na parede caso deseje.

Tipos de Painel

Atualmente existem três tipos de painéis que são utilizados na fabricação dos monitores. Cada um deles possui suas respectivas vantagens, assim como também desvantagens. Você precisa conhecer bem cada um deles, já que possuem grande impacto na qualidade de imagem e performance do monitor.

O mais recomendado a se escolher é um painel do tipo IPS, o qual entrega uma imagem de melhor qualidade que os outros tipos. Os painéis IPS oferecem uma fidelidade de cores muito melhor, trazendo mais vida às cenas. Esse tipo de painel também se destaca pelo seu ângulo de visão, conseguindo manter sua qualidade de imagem independente do ângulo que você esteja vendo o monitor.

Já os painéis do tipo TN costumam oferecer um melhor custo-benefício, com os monitores que fazem uso tendo preços mais em conta. Além disso, embora não seja regra, os painéis TN geralmente entregam tempos de resposta mais rápidos.

Por outro lado, o ângulo de visão acaba sendo prejudicado nos painéis TN. Caso você acabe usando o monitor de um ponto de vista que não seja diretamente de frente para a tela, a imagem acaba ficando escura demais, prejudicando a visão.

Por fim, temos os painéis VA, os quais são considerados como um meio-termo entre os outros tipos. Os painéis VA entregam uma qualidade de imagem superior a do TN, mas o tempo de resposta acaba sendo inferior. Além disso, eles não contam com a mesma vantagem do IPS se tratando do ângulo de visão.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS9tb25pdG9yLXBhcmEtcGMtZ2FtZXItMDU4NDQ5LndlYnA=

Tempo de Resposta

Em jogos competitivos, onde reagir rápido é de suma importância, um bom monitor para PC Gamer com um tempo de resposta adequado é essencial para você se dar bem, fazendo toda a diferença entre quem sairá vitorioso.

O tempo de resposta em um monitor define o tempo que leva para a tela trocar a cor de um pixel para outra, geralmente para sair do preto para o branco e então voltar para o preto, sendo medido em milissegundos.

Quanto menor o valor em milissegundos do tempo de resposta de um monitor, melhor será um resultado. Um tempo de resposta baixo significa imagens mais suaves, sem causar o efeito "ghosting", onde uma imagem acaba ficando para trás, misturando com a nova recebida pela tela. Além disso, um tempo de resposta melhor significa que seus comandos serão apresentados mais rápidos pelo monitor.

Para quem procura um monitor para PC Gamer, o ideal é sempre optar por um tempo de resposta de 5 ms ou menos, para que se tenha uma resposta mais agradável e não acabe ficando em desvantagem durante partidas multiplayer.

G-Sync e FreeSync

Uma das tecnologias mais promissoras que surgiu nos últimos anos foram o G-Sync e FreeSync da NVIDIA e AMD, respectivamente. Ambos entregam uma performance muito melhor nos jogos, mantendo uma imagem mais estável, e sendo essencial para quem procura um monitor para PC Gamer.

Para que você veja a imagem do jogo na sua tela, a sua placa de vídeo precisa gerar cada um dos frames necessários. No entanto, caso a taxa de atualização do monitor e os frames gerados pela GPU não estiverem em sincronia isso pode acabar causando problemas na imagem.

Caso, por exemplo, você conte com um monitor 144Hz, mas esteja rodando o jogo com uma taxa de quadros abaixo disso, o monitor acaba não tendo frames o bastante para completar a imagem. Isso acaba causando os incômodos "screen tearing", cortes que surgem na tela quando dois frames se sobrepõem

Durante muitos anos, a solução dos jogadores para evitar isso foi o uso do V-Sync interno dos jogos, o qual sincroniza a taxa de quadros do jogo com a taxa de atualização do monitor. No entanto, isso apresentava seus próprios problemas, causando um aumento no tempo de resposta nos jogos, além de não ser tão efetivo caso seu hardware não tenha capacidade de manter uma taxa de quadros no mesmo valor que a taxa de atualização.

Para acabar com essa dependência da placa de vídeo com o V-Sync, a NVIDIA e a AMD criaram as tecnologias G-Sync e o FreeSync para o substituir, as quais trazem resultados realmente impressionantes.

Além de conseguir remover os problemas de "sceen tearing", ambas as tecnologias entregam resultados positivos até mesmo para quem alcança uma taxa de quadros menor, trazendo uma imagem mais limpa e uma performance muito mais estável.

O G-Sync é uma tecnologia da NVIDIA criada para esse fim de sincronizar os frames enviados pela placa de vídeo com os exibidos pelo monitor, eliminando completamente o "screen tearing".

Já o Feesync é a alternativa da AMD, apresentando os mesmo benefícios que o G-Sync. Embora a tecnologia da NVIDIA costume oferecer um resultado melhor, os monitores com FreeSync geralmente saem mais em conta.

Com os novos modelos de monitores, é possível para os usuários de uma placa de vídeo AMD usar o G-Sync, assim como para os usuários do Geforce usarem o FreeSync. No entanto, como pode depender muito do modelo do monitor, e para uma melhor compatibilidade, o recomendado é sempre optar por um monitor para PC Gamer com a mesma tecnologia do modelo da sua placa de vídeo.

Veja Também:

  1. Conheça os 7 melhores monitores gamer 144hz
  2. Top 10 Celulares Android com melhor desempenho no primeiro semestre de 2021

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS9tb25pdG9yLXBhcmEtcGMtZ2FtZXItMDU4NDUyLndlYnA=

Moldura

Embora não pareça algo tão importante na hora de escolher um novo monitor para PC Gamer, a moldura certa é algo que pode acabar aprimorando sua experiência de jogo, trazendo uma melhor imersão.

A moldura, a área em volta da tela em um monitor, possui diversos tamanhos diferentes, dependendo do modelo escolhido. Os monitores mais novos costumam usar uma moldura ultrafina, com uma borda quase inexistente.

Um monitor com borda ultrafina traz diversas vantagens. Além de melhorar sua experiência de jogo, já que uma moldura menor significa menos material para atrapalhar sua imersão, ainda ajuda para quem deseja contar com múltiplos monitores.

Ao usar mais de um monitor lado a lado, o jogo pode acabar sendo atrapalhado pela moldura, a qual corta a imagem do jogo ao meio. Graças a uma borda ultrafina, ela diminui esse problema, entregando uma junção mais suave da imagem dos múltiplos monitores.

Contraste

Algo que pode acabar prejudicando sua experiência nos jogos é o nível de contraste. Esse valor representa a diferença entre o nível mais claro de branco que o monitor pode apresentar com o nível mais escuro de preto.

Um bom nível de contraste significa que o preto terá uma cor muito mais profunda, sem que as cenas mais escuras acabem ficando com uma cor mais desbotada. O mesmo vale para as cores brancas. Isso gera uma imagem de qualidade muito maior e realista.

O valor do contraste dos monitores é apresentado em proporção, como por exemplo 2000:1. Quanto maior for o primeiro número, melhor será a qualidade do contraste entre preto e branco na tela.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS9tb25pdG9yLXBhcmEtcGMtZ2FtZXItMDU4NDUzLndlYnA=

Acabando com o Cansaço da Vista

Se você costuma passar muito tempo em frente à tela, especialmente se for jogando, sabe o quanto isso costuma ser cansativo aos olhos, trazendo uma enorme fadiga para a visão, forçando o usuário a sair um pouco do computador.

A diversos motivos para que isso aconteça, no entanto, as empresas têm cada vez mais se esforçado para contornar esse problema, com novas tecnologias que reduzem a fadiga visual das telas de monitores.

Um dos principais motivos de seus olhos cansarem tanto em frente ao monitor, é que a imagem da tela costuma produzir uma luz que está em constante cintilação, o que acaba prejudicando a vista. A tecnologia Flicker-Free se torna essencial por causa disso, ajudando a remover essas cintilações prejudiciais e trazendo um conforto melhor para os olhos.

Outro grande problema é que os monitores costumam produzir uma luz azul, a qual costuma colocar muito estresse sobre os olhos, além de poder afetar seu sono, já que costuma causar problemas para dormir caso você seja exposto a ela em excesso.

Devido a isso, muitos monitores para PC Gamer já contam com tecnologias feitas especialmente para reduzir essa luz azul emitida. Graças ao Low Blue Light, as telas não se tornam tão prejudiciais aos olhos.

Para quem passa muito tempo em frente ao monitor jogando, essas duas tecnologias podem ser de grande importância, trazendo um conforto muito melhor após jogatinas muito longas.

Tipos de Tela

Para quem deseja comprar um monitor para PC Gamer, outro ponto importante a sempre ficar atento são os tipos de tela disponíveis. Hoje em dia temos entre as principais opções no mercado o LED, LCD e OLED.

Atualmente o LED é provavelmente a melhor escolha entre essas três opções. Além de apresentar cores mais reais e vivas que o LCD, os monitores LED também possuem uma espessura muito menor, com um design mais fino. No entanto, isso também significa preços mais elevados, embora isso seja compensado pelo fato de que traz um consumo muito menos se tratando de energia, excelente para quem deseja economizar a longo prazo.

Já o LCD é ideal para quem irá jogar em algum cômodo muito iluminado. A tela LCD possui uma película de cristal líquido, o que acaba fazendo com que ele emita menos luz diretamente em seus olhos e também não reflita tanto as luzes do seu quarto, sendo ideal tanto para jogar por horas seguidas quanto para ler textos. Os monitores LCD também possuem um preço mais em conta.

Contudo, devido a sua menor iluminação, as telas LCD costumam apresentar imagens com menos brilho e uma coloração mais fraca e desbotada. Esses monitores também apresentam uma espessura muito maior, com um design mais robusto, além de um maior uso de energia.

Por fim, temos as telas OLED, as quais apresentam a melhor qualidade visual entre os três tipos. Além de trazer cores mais vivas que o LED, ela ainda conta com pretos muito mais profundos, dando mais vida para as cenas. O problema das telas OLED, é que embora esteja se popularizando nas TVs, ainda é algo extremamente raro de se encontrar em monitores, sendo incluída apenas em alguns modelos exclusivos. Além disso, o preço de tais monitores costumam ser bem superiores aos outros modelos.

Outros dois grandes problemas das telas OLED são o fato de que possui um alto nível de reflexo, o que significa que caso jogue em um ambiente muito iluminado, seu quarto inteiro será refletido na tela. E segundo, é o fato de que há uma chance muito maior de ocorrer o "burn in", que é quando uma imagem estática acaba ficando marcada na tela, aparecendo mesmo quando você troca para outra imagem.

No geral, recomendamos ficar com LED caso queira uma qualidade de imagem superior ou o LCD se estiver procurando um monitor para PC Gamer mais em conta.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS9tb25pdG9yLXBhcmEtcGMtZ2FtZXItMDU4NDU0LndlYnA=

Entradas

Para saber se o seu novo monitor para PC Gamer será compatível com sua placa de vídeo, é necessário sempre checar as entradas de vídeo que ele possui, para que você possa conectá-lo ao seu computador.

O HDMI é uma das principais entradas disponíveis, sendo usada tanto para TVs quanto monitores. Sua vantagem é que além de enviar uma imagem de vídeo alta qualidade, ainda consegue passar áudio também, sem a necessidade de um conector externo.

É sempre bom ficar atento que existem diversas versões do HDMI, as quais foram sendo lançadas com o passar do tempo, trazendo melhorias para esse tipo de conexão. Enquanto a versão 1.4 possui suporte para 4K a 30Hz ou 1080p a 120Hz, sendo o suficiente para a grande maioria dos jogadores.

Caso pretenda jogar com a máxima qualidade em 4K, o HDMI 2.0 é o mais ideal, chegando até 4K a 60Hz, além de contar com suporte ao HDR. Já a versão mais recente, o HDMI 2.1, consegue chegar até 120Hz em 4K, trazendo também um HDR e áudio aprimorados.

Outra entrada muito usada em um monitor para PC Gamer é o DVI. Ela consegue trazer uma imagem de qualidade, com uma alta taxa de atualização. No entanto, ela não conta com suporte a áudio, sendo necessário uma entrada externa

Já a entrada VGA é utilizada mais por monitores e placas de vídeo antigas, tendo sido substituídos pelo DVI. Dificilmente você encontrará um monitor recente que ainda usa esse tipo de entrada.

Por fim, temos o DisplayPort, uma das melhores alternativas ao HDMI. Além de entregar áudio e vídeo, ela oferece uma qualidade de imagem no mesmo nível que o HDMI, embora com uma taxa de atualização superior quando em resoluções muito altas.

Conclusão

Esses são os principais pontos a se considerar na hora de comprar um novo monitor para PC Gamer. Esteja sempre atento ao modelo que irá escolher, e decidir por aquele que irá melhor se encaixar no seu perfil como jogador.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis