Por que vale a pena um monitor gamer? [VÍDEO]

Por que vale a pena um monitor gamer? [VÍDEO]

Veja algumas dicas que podem te ajudar a escolher um monitor gamer.
#Tecnologia Publicado por Acer, em

O monitor muitas vezes é um dos últimos equipamentos que nos atentamos quando estamos montando nosso computador. Um fato que pode ser um problema já que a escolha do monitor errado pode fazer com que a configuração de sua máquina gamer não extraia todo o potencial que poderia.

WVE3UjRHangyOVU=

Monitor Tradicional x Monitor Gamer

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Mi8wNTEyNDAuanBn

Os Monitores Tradicionais são normalmente utilizados em afazeres diários como em trabalhos e escritórios, em casa para estudos e navegação pela web. Estes monitores, em sua grande maioria, costumam ser bem mais baratos. Podem ser usados como monitores principais ou secundários, ligados facilmente em um notebook ou no PC.

Quando falamos de Monitores Gamers, as coisas mudam um pouco, estes são feitos especificamente para pessoas que procuram utilizar seus computadores para jogar ou que visam uma maior qualidade visual.

Uma das diferenças iniciais que notamos entre os monitores tradicionais e gamers é justamente a “rapidez” das imagens na tela ou a famosa taxa de atualização, já que os monitores tradicionais possuem geralmente uma taxa de atualização de 60 Hz por segundo, enquanto os monitores gamers passam dos 144 Hz ou 240HZ.

Os monitores gamers também podem se destacar na questão da qualidade de imagem, podendo exibir imagens melhores, com um contraste melhor, melhores cores e definições de sombra aprimoradas, já que, geralmente, contam com parâmetros técnicos melhores em relação aos monitores convencionais.

Em ambos os casos podemos encontrar monitores de quase todos os tamanhos, podendo chegar até 49 polegadas para aqueles que que gostam de uma imagem bem ampliada. O EI491CR Pbmiiipx é uma opção da Acer com 49 polegadas.

60HZ, 140HZ, 240HZ. O que é a Taxa de Atualização?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Mi8wNTEyNDEuanBn

Como mencionado acima, a taxa de Atualização é a “rapidez” com que as imagens são exibidas na tela, mas como isso funciona? Quando nos deparamos com uma imagem em movimento de um filme ou um jogo, o que estamos vendo na verdade são imagens congeladas que são atualizadas uma atrás da outra com pouca diferença entre elas, mas em alta velocidade, isso gera a ilusão de movimento. Esta velocidade de mudança das imagens é a frequência de atualização, ou a taxa de atualização.

Monitores tradicionais geralmente possuem a frequência de 60HZ por segundo, já nos gamers pode-se chegar a 240HZ ou mais, assim como o Acer Predator XB que possui 240Hz com 0,5ms de resposta.

Outro fator que influencia na escolha de um monitor com uma boa taxa de atualização é a experiência que você está querendo obter. De nada adianta se o seu computador consegue rodar Rainbow Six em 120 FPS se o seu monitor não conseguirá exibir essa quantidade de frames por segundo.

Quanto maior melhor? Como escolher o tamanho da tela!

Outro ponto que enche de dúvida qualquer um quando vai comprar um monitor é qual o tamanho escolher. Sei que a tendência e vontade natural é escolher sempre o maior possível, mas esta escolha não deve ser feita assim. Primeiro devemos pensar a distância disponível que o jogador ficará da tela, já que não adianta escolher um monitor grande se o seu campo de visão não conseguirá cobrir toda a área da tela.

Outro fator que pode influenciar é o espaço, já que pode ser meio penoso encontrar uma mesa ou rack para comportar monitores grandes, lembrando que, além dele, outros equipamentos estarão em sua mesa, incluindo o gabinete, caixas de som, teclado, mouse e algumas coisas extras que não precisam ser necessariamente do computador.

Calcule antes a relação entre tamanho da tela x distância x espaço, para que consiga achar um tamanho ideal para sua necessidade. Uma curiosidade é que monitores com 21’, 22’ e 24 polegadas se tornam os mais comuns entre os jogadores. Além de serem mais adaptáveis a vários ambientes, também possuem faixas de valores mais em conta.

FullHD e 4K, como escolher a resolução!

Resolução é um tema meio polêmico quando se pensa em investir em um monitor, mas por quê? Bom, basta lembrar que, igualmente a taxa de atualização, seu computador também terá que conseguir produzir as imagens em qualidades superiores.

Para rodar um game atual em 4K com um alto preset gráfico você necessita de uma máquina de última geração, com placas de vídeo top de linha e boa quantidade de memória RAM. Já o FullHD ou o 2K, são resoluções mais acessíveis e é a realidade da maioria dos gamers.

Opte por monitores rápidos!

Quando falamos de monitores rápidos, estamos falando do tempo de resposta que ele leva para produzir a imagem na tela, isso é, o tempo necessário para que ele torne um pixel de uma cor em outra (preto para branco, por exemplo). Este tempo é contato em milissegundos, atualmente a medida está na casa do 1ms, sendo assim, opte por monitores que tenham o tempo mais curto já que suas ações serão exibidas de forma mais rápida na tela.

O tempo de resposta é uma das principais características para monitores gamers, já que em qualquer jogo que necessite de habilidade e agilidade, como em FPS ou Simuladores, ser mais ágil lhe dá vantagem durante a partida.

Tipo de Tela: Cores, ângulos e níveis de preto

Outro detalhe importante, mas que é pouco observado, é o tipo de tela (ou painel) que o monitor possui. Painéis são basicamente o LCD e suas variações são as formas com que são montados, os três mais utilizados são os seguintes:: “Twisted Nematic” (TN), o de alinhamento vertical (VA) e o de In-Plane Switching (IPS), cada um com características bem distintas.

Os painéis TN são a tecnologia mais antiga, porém mais acessíveis, e possuem o melhor tempo de resposta entre eles, até recentemente era o único que alcançava a marca de 1ms no tempo de resposta. Sua maior desvantagem é o ângulo de visualização limitado de 170/160 graus, assim como sua relação de contraste.

Painel VA

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Mi8wNTEyNDIuanBn

Os painéis VA possuem como principal característica uma boa gama de cores e ângulos de visão melhorados e o maior contraste entre outros tipos de LCD, e também um baixo tempo de resposta. Os painéis VA possuem atualmente tempo de resposta entre 2 a 3ms oferecendo taxas de atualização de até 240 Hz, como é o caso do Nitro XZ270, da Acer.

Painel IPS

Por último os painéis IPS, que receberam uma série de elogios pelo seu desempenho de cores, que oferece regularmente 95% ou até 100% do DCP-P3, a gama de cores mais ampla atualmente formalizada e é a utilizada no cinema digital.

E até os painéis mais básicos IPS oferecem mais que 20% a 30% do espaço de cores que um painel TN sofisticado apresenta. Assim como os paineis VA, o IPS oferece amplo ângulo de visão com amplitude de 178/178 o que propicia uma visão clara praticamente de qualquer ângulo. Em contrapartida, os níveis de preto são seu ponto fraco, deixado a desejar em comparação aos painéis TN ou VA.

Vimos que cada tipo de painel possui suas características, mas vale ressaltar que, com os processo de fabricação atuais e melhorias técnicas, as diferenças são cada vez menos perceptíveis, e fica a seu critério saber o tipo específico que irá desejar escolher na hora de comprar seu monitor.

HDR, FreeSync ou G-Sync

Quando for comprar seu monitor gamer lembre-se desses três nomes, sendo os dois últimos similares, mas que ambos proporcionam melhorias consideráveis a imagem de seu monitor, e vamos conhecer o que cada um pode lhe oferecer.

O HDR é um recurso que disponibiliza a geração imagens com cores mais vivas, melhorando os níveis de contraste, tons claros com mais brilho e tons pretos mais escuros, preservando detalhes de cores na imagem que acabariam perdidos nos padrões atuais de conversão de imagem.

A ideia é que monitores com suporte ao HDR, apresentem um resultado mais bonito esteticamente e com cores vivas e próximas a forma para qual os olhos as veem naturalmente.

Já o FreeSync e o G-Sync são tecnologias de sincronismo entre placa de vídeo e monitor, sendo o FreeSync, uma tecnologia desenvolvida pela AMD, e o G-Sync das placas de vídeo da NVIDIA. Essas tecnologias fazem a sincronia da imagem entre placa de vídeo e monitor para evitar o tering na hora de jogar, o que é algo importante para quem quer extrair o máximo de desempenho na hora de jogar games que exigem bastante do hardware.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Mi8wNTEyNDMuanBn

Esta tecnologia faz com que o monitor tenha uma taxa de atualização variável para acompanhar o ritmo de atualização que a placa de vídeo está processando. E podemos ver ambas tecnologias no Acer VG240Y que tem suporte a HDR e FreeSync além de possuir 23.8 polegadas com uma taxa de atualização de 144Hz a 165Hz.

Conclusões

Vimos que não basta só decidir escolher o maior monitor nem o que tem maior resolução, escolher o monitor certo exige conhecimento e pesquisa para que você possa comprar. E a Acer possui uma linha de monitores gamers que pode suprir todas suas necessidades com todas estas especificações que mencionamos, e que certamente você poderá encontrar para suprir sua necessidade.

Acer
Acer

Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas.

Parceiro do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque