Executivos afirmam que a indústria de jogos não cresceu o bastante para acomodar os atuais orçamentos
A indústria de jogos encontra-se em um estado muito delicado atualmente. Projetos grandes podem passar facilmente dos $ 200 milhões de dólares para serem produzidos, e o fracasso de um jogo pode ter consequências graves.
Durante a GDC 2024, diversos executivos da indústria de jogos pintaram um cenário problemático para o futuro. Para Saxs Persson, vice-presidente da Epic Games, a indústria não cresceu o bastante para suportar tais orçamentos, isso significa que as empresas irão apostar apenas no seguro com IPs já conhecidas, não se arriscando com ideias novas.
De acordo com uma pesquisa da NewZoo, neste ano a indústria deve crescer menos de 1%. Com os jogos tendo cada vez um orçamento maior, o número de jogadores não está aumentando na mesma medida.
Além disso, os jogadores vêm cada vez exigindo gráficos melhores, o que exige ainda mais dos estúdios. "É difícil correr riscos", comentou Martin Sibille, vice-presidente da Tencent Games.
No meio de tantos estúdios que vem apostando em jogos de grande orçamento, a Devolver Digital se destaca por não alterar seu modelo, sendo um estúdio grande que continua fazendo jogos mais baratos, com valores de $1 a $5 milhões.
Nigel Lowrie, Chefe de Marketing da Devolver, comentou:
Com os estúdios cada vez mais assustados em apostar em algo arriscado, temos visto o cancelamento de diversos projetos e demissões de diversos funcionários.