Análise: Gamesir Nova HD Rumble - O controle com Hall Effects e Vibraçao HD para Nintendo Switch!

Análise: Gamesir Nova HD Rumble - O controle com Hall Effects e Vibraçao HD para Nintendo Switch!

Um controle completo para o seu Nintendo Switch.
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Agora em março, a GameSir lançou o seu mais novo controle para Nintendo Switch. O GameSir Nova HD Rumble.

E o grande diferencial desse controle em relação aos seu irmão Nova Lite é que ele veio para ser um controle definitivo para Nintendo Switch.

Nesta análise, vou mostrar os principais aspectos desse controle, sua compatibilidade com jogos, o conforto durante o uso e, principalmente, se vale a pena a sua compra.

Para quem não conhece a GameSir, ela é uma empresa chinesa que fabrica e desenvolve dispositivos eletrônicos para jogos, incluindo controles, teclados, mouses e outros acessórios. A empresa foi fundada em 2013 e tem como objetivo fornecer aos jogadores produtos de alta qualidade e desempenho.

Unboxing

Começando pelo unboxing, aqui a GameSir disponibilizou o controle em uma caixa padrão, junto com alguns acessórios.

Dentro da caixa a gente encontra.

  1. 1X Selo informando que o controle foi testado
  2. 1X Case para o controle.
  3. 1X Cabo USB C de 1 metro de comprimento.
  4. 1X Manual em portugues.
  5. 1X Panfleto da GameSir.
  6. 1X Controle.
Infelizmente nesse modelo, a GameSir não disponibilizou um receiver USB junto com o controle. Mas pra quem quiser jogar com ele no PC, poderá utilizar o Cabo USB.

E pra quem já tem um adaptador Bluetooth não se preocupe, pois o controle possui conexão por Bluetooth.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106812.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106813.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106814.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106815.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106816.jpg

Gamesir Nova HD Rumble

E pegando o controle na mão, a primeira coisa que posso dizer pra vocês é que ele apresenta uma boa construção, com uma carcaça de qualidade e sem rebarbas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106817.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106818.jpg

Os botões de ação do controle estão no padrão Nintendo, eles são de membrana, são um pouco convexos, quando estão totalmente apertados ficam rente ao corpo do controle e pelo que eu vi as letras dos botões são pintadas, então pode ser que eles se apaguem com o tempo.

Os D-pads também são de membrana, possuem as suas bordas um pouco arredondadas e quando estão totalmente apertados ficam um pouco acima do painel do controle.

Indo para os analógicos eles são de hall effects, ou seja, são imunes a drift, e ao redor dos analógicos podemos ver um anel com LEDs RGB que possuem diversas configurações de cores para usar.

E o tamanho dos analógicos quem quiser colocar um Thumb Grip é de 17,80mm.

No centro do controle temos os botões “-” e “+” que também são conhecidos como “Start” - “Select”, o botão “Home”, o “print” e o “M”, sendo todos de Micro Switch.

Encima podemos ver uma entrada USB C, junto com as defesas LB e RB que são de membrana e as defesas LT e RT que não são lineares não possuindo a função de aperto gradual.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106819.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106820.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106821.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106823.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106824.jpg

E pra finalizar temos a parte de trás do controle onde conseguimos ver vários parafusos a mostra, 2 botões extras texturizados, informações sobre o controle e um grip texturizado que é gravado no plástico.

Normalmente aqui nessa parte encontramos a capacidade da bateria, porém nessa versão a GameSir ocultou essa informação. Tanto que eu procurei no site oficial, na caixa, no manual, no controle e não consegui encontrar as informações da bateria, porém em alguns anúncios do Aliexpress os vendedores afirmam que ela é de 1200mAh.

já no quesito peso, esse controle pesa 217.7 gramas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106825.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106826.jpg

Modos de conexão

Aqui abaixo deixarei pra vocês uma lista dos consoles no qual o GameSir Nova HD funciona, junto com o seu respectivo comando de conexão.

Compatibilidade do controle: PC, Nintendo Switch, Android e IOS.

  1. Se apertarmos “Home” + “X” por 2 segundos o controle se conectará no Nintendo Switch, PC, Android e IOS no modo “Pro Controller”.
  2. Se apertarmos “Home” + “B” por 2 segundos o controle se conectará no Android no modo D-Input.
  3. Se apertarmos “Home” + “Y” por 2 segundos o controle se conectará no Receiver.
*Lembrando que para novas conexões, no caso a primeira conexão no dispositivo, depois de apertarmos o comando “Home” + “ B, X ou Y” devemos apertar “Print" + "Home”, então o LED central irá piscar rapidamente indicando que iremos fazer uma nova conexão.

Pra quem quiser usar esse controle conectado por cabo USB, basta conectar o cabo normalmente. Ele será reconhecido como um controle de Xbox 360, e para alternar entre todos os modos de conexão, iremos segurar os botões “-” e “+” também conhecidos como “Select” e “Start” por 3 segundos.

Compatibilidade

PC

Com o controle conectado pelo cabo USB, tudo funcionou corretamente. Também testei o controle no Xcloud ele foi reconhecido sem nenhum problema.

Já com o controle conectado por Bluetooth pelo comando “X” + “Home” ele só funcionou nos jogos do Steam ativando a opção de “Entrada Steam”. Nos jogos da Epic Games o controle não funcionou.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDcvZ2FtZXNpci1ub3ZhLTEwNjgyOS5qcGc=

Nintendo Switch

Aqui o controle funcionou super bem, até porque o foco do controle é o Nintendo Switch.

Um recurso legal que a GameSir implementou no Nova é a vibração HD igual a dos Joycons, o que garante uma boa imersão nos jogos que possuem tal recurso.

A única coisa que senti falta aqui foi a de um leitor NFC, tirando isso tudo funciona do jeito que deveria funcionar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDcvZ2FtZXNpci1ub3ZhLTEwNjgyOC5qcGc=

Android

No Android ele funcionou bem em todos os jogos que possuem suporte nativo a controle, eu também tentei ativar o mapeamento de tela utilizando o aplicativo da GameSir, porém não tive sucesso. Só pra teste tentei ativar o mapeamento usando o Gamesir T4 Cyclone PRO e nele funcionou normalmente.

Então acredito que o GameSir Nova HD não tenha suporte a essa função.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106830.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-106831.png

Teste de analógicos e Polling Rate

Teste de erro dos analógicos:

Aqui nos analógicos, eu fiz o teste de círculo, e o resultado deu 0% de erro no esquerdo e 0% de erro no direito, para comparação um controle original de PS5 e Xbox Series normalmente tem 8% de erro.

Teste de Polling Rate:

  1. Bluetooth = 74.76hz com delay de 13.38ms.
  2. Cabo USB = 599.91hz com delay de 1.66ms.
Para quem não sabe o Polling Rate e taxa de atualização do controle, resumindo, quanto mais Polling Rate mais rápido será o controle e menor será o delay.

E como vocês viram acima, o melhor resultado foi com o controle conectado por cabo onde o tempo de resposta ficou em 1.66 milissegundos.

Eu também fiz um Overclock pelo Hid-usbf porém não funcionou.

Funções extras

Assim como todos os outros controles da GameSir, esse aqui também possui diversos atalhos que ativam funções extras.

Irei lista-los abaixo pra vocês:

  1. Turbo: Se apertarmos o “M” mais qualquer botão iremos ativar e desativar o turbo no botão escolhido, assim quando pressionar o botão, ele ficará se apertando repetidamente.
  2. Zero Dead Zone: Se apertarmos "M" + "L3" ou "R3" por 2 segundos ativamos o modo de zero dead zone, então o analógico ficará super sensível.
  3. Inverter botões de ação: Se apertarmos "M" + "B" por 2 segundos iremos inverter a ordem dos botões de ação, esse recurso normalmente é utilizado para jogar no Nintendo Switch.
  4. Alterar efeitos de iluminação: Se apertarmos “M” + “L3 para esquerda ou direita” alteramos o estilo de iluminação dos analógicos (São 6 estilos).
  5. Alterar a cor de iluminação: Se apertarmos “M” + “R3 para qualquer lado” alteramos a cor de iluminação dos efeitos; monocromático, respiração e radar.
  6. Alterar a saturação de iluminação: Se apertarmos “M” + “D-PAD para cima ou para baixo” alteramos a saturação das cores dos efeitos; monocromático, respiração e radar.
  7. Alterar a velocidade da iluminação: Se apertarmos “M” + “D-PAD para esquerda ou direita” alteramos a velocidade da animação de iluminação dos analógicos (São 5 níveis).
  8. Alterar a intensidade da iluminação: Se apertarmos “M” + “L3 para cima ou para baixo” alteramos a intensidade da iluminação dos analógicos (São 5 níveis).
  9. Calibração de analógicos: Se apertarmos "-" & "Home" & "+" por 3 segundos iremos entrar no modo de calibração dos analógicos - Nessa hora os LED dos analógicos ficaram piscando em branco e nós iremos girar 3 vezes cada analógico e depois iremos apertar o botão “B” para finalizar a calibração.
  10. Calibração do giroscópio: Ao colocar o controle sobre uma mesa plana e apertarmos "M" & "Print" por 2 segundos, iremos entrar no modo de calibração do giroscópio e nessa hora os LEDs dos analógicos ficarão piscando em Vermelho e Azul. Aqui basta esperar os leds pararem de piscar e o giroscópio estará calibrado.

Conclusão

A GameSir conseguiu novamente entregar um excelente controle que cumpre o que promete.

Porém devo ressaltar que esse controle não é para todos, pois grande parte de suas funções só serão bem utilizadas caso você tenha um Nintendo Switch. Para usuários de celular ou PC esse controle pode não ser uma boa escolha, pois além de não vir com um receiver incluso ele ainda não funciona nativamente na maioria dos jogos de windows.

Mas caso você esteja atrás de um controle de Nintendo Switch, o GameSir Nova HD pode ser o controle ideal. Isso porque além de ele ter um preço acessível ainda conta com vibração HD para aproveitar o melhor do seu console.

Para finalizar, o GameSir Nova HD está recomendado!

Vídeo Análise

dzQ1M2FETzhKTGc=

Links para comprar

  1. Loja Oficial: > Aqui < (R$: 299,00 - 22/04/24)
  2. Aliexpress: > Aqui < (R$: 185,90 - 22/04/24)

Mais análises Gamesir

  1. GameSir G8 Galileo
  2. GameSir VX2 AimBox.
  3. Controle Multiplataforma T4 MINI GAMESIR.
  4. GAMESIR F8 PRO Snowgon Grip Mobile.
  5. Controle Multiplataforma GAMESIR G4 PRO.
  6. Controle GAMESIR X2 Bluetooth.
  7. Controle GAMESIR X3 Tipo C.
  8. Controle GameSir T3S.
  9. Controle GameSir G7.
  10. Controle GameSir G7 SE.
  11. Controle GameSir T4 Kaleid.
  12. Controle GameSir T4 Cyclone e Clycone Pro.
  13. Controle GameSir X2S.
  14. Controle GameSir Nova Lite.
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí