Análise: Gamesir Nova Lite - O controle com Hall Effects mais custo beneficio do mercado

Análise: Gamesir Nova Lite - O controle com Hall Effects mais custo beneficio do mercado

A Gamesir acaba de lançar um super controle que custa menos de R$: 140
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Agora em março, a GameSir lançou o seu mais novo controle multiplataforma para PC, Nintendo Switch, Android e IOS. O GameSir Nova Lite.

E o grande diferencial desse controle em relação aos seus antecessores é que ele veio a proposta de ser o controle mais custo benefício da marca.

Neste análise, vou mostrar os principais aspectos desse controle, sua compatibilidade com jogos, o conforto durante o uso e, principalmente, se vale a pena a sua compra.

Para quem não conhece a GameSir, ela é uma empresa chinesa que fabrica e desenvolve dispositivos eletrônicos para jogos, incluindo controles, teclados, mouses e outros acessórios. A empresa foi fundada em 2013 e tem como objetivo fornecer aos jogadores produtos de alta qualidade e desempenho.

Unboxing

Começando pelo unboxing, aqui a GameSir optou por entregar algo super discreto e sem cores, uma simples caixa de papelão que esta pronta para ser reciclada, dentro dessa caixa a gente encontra.

  1. 1x Selo informando que o controle foi testado
  2. 1x Case para o controle
  3. 1x Receptor sem fio.
  4. 1x Controle.
  5. E mais nada, aqui não temos cabo usb e nem manual.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106729.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106728.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106730.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106731.jpg

Felizmente o controle possui uma entrada USB C pra carregamento, então qualquer carregador de celular vai funcionar sem problemas aqui.

E pra quem quiser o manual do controle, basta escanear o QR code que esta impresso na caixa.

Pra ser bem sincero, na minha opinião, eu prefiro 1000 vezes que o controle venha com um case resistente como esse, do que um cabo USB C.

Gamesir Nova Lite

E pegando o controle na mão, a primeira coisa que posso dizer pra vocês é que mesmo sendo de baixo custo, vemos que ele apresenta uma boa construção, com uma carcaça que parece ser de qualidade e sem rebarbas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106732.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106733.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106734.jpg

Os botões de ação do controle estão no padrão Xbox, eles são de membrana, são um pouco convexos, quando estão totalmente apertados ficam rente ao corpo do controle e pelo que eu vi as letras dos botões são pintadas, então pode ser que eles se apaguem com o tempo.

Os D-pads também são de membrana, possuem as suas bordas um pouco arredondadas e quando estão totalmente apertados ficam um pouco acima do painel do controle.

Indo para os analógicos eles são de hall effects, ou seja, são imunes a drift e não possuem aquele anel de teflon em volta que serve pra melhorar no deslize.

E o tamanho deles pra quem quiser colocar um Thumb Grip e de 17,80mm.

No centro do controle temos os botões “Visão” e “Menu” que também são conhecidos como “Start” - “Select” o botão “Home”, o “print” e o “M”, sendo todos de membrana.

Encima podemos ver uma entrada USB C, junto com as defesas LB e RB que são de membrana e as defesas LT e RT que são lineares com a função de aperto gradual.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106735.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106736.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106737.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106738.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106739.jpg

E pra finalizar temos a parte de trás do controle onde conseguimos ver vários parafusos amostra, informações sobre o controle e um grip texturizado que é gravado no plástico.

Normalmente aqui nessa parte encontramos a capacidade da bateria, porém nessa versão a GameSir ocultou essa informação. Tanto que eu procurei no site oficial, na caixa, no manual, no controle e não consegui encontrar as informações da bateria, porém em alguns anúncios do Aliexpress os vendedores afirmam que ela é de 600mAh.

ja no quesito peso, esse controle pesa 211 gramas.

Modos de conexão

Aqui abaixo deixarei pra vocês uma lista dos console no qual o GameSir Nova Lite funciona, junto com o seu respectivo comando de conexão.

Compatibilidade do controle: PC, Nintendo Switch, Android e IOS.

  1. Se apertarmos “Home” + “X” por 2 segundos o LED do “Home” ira começar a piscar em Verde e o controle se conectará no Receiver no modo Xinput, como um controle de “Xbox 360”.
  2. Se apertarmos “Home” + “Y” por 2 segundos o LED do “Home” ira piscar em Vermelho e o controle se conectará no Nintendo Switch, PC ou Android no modo “Pro Controller”.
  3. Se apertarmos “Home” + “B” por 2 segundos o LED do “Home” ira piscar em Azul e o controle se conectará no PC, Android e IOS no modo Xinput como um controle de “Xbox Séries” Aqui um detalhe importante, segundo o manual esse modo era pra conectar o controle como "Dualshock 4", porém no meu caso ele foi reconhecido como controle de "Xbox".
  4. Se apertarmos “Home” + “A” por 2 segundos o LED do “Home” irá piscar em Amarelo e o controle se conectará no PC ou Android no modo D-Input.

*Lembrando que para novas conexões, no caso a primeira conexão no dispositivo, depois de apertarmos o comando “Home” + “ ABX ou Y” devemos apertar “Print" + "Home”, então o LED central irá piscar rapidamente indicando que iremos fazer uma nova conexão.

Então caso se você não conseguir conectar no receiver de primeira, basta ligar o controle apertando “Home" + "X” e depois apertar logo em seguida “Home" + "Print”, então no Receiver iremos apertar o botão de pareamento e o controle irá conectar. Nas próximas conexões basta ligar normalmente apertando somente “home” que ele irá se conectar de primeira.

E caso o seu controle não esteja funcionando o modo Azul, basta conectá-lo no celular usando o comando “Home” + “A” e atualizar o firmware dele pelo aplicativo da GameSir

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106744.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/107/gamesir-nova-lite-106745.png

Pra quem quiser usar esse controle conectado por cabo USB, basta conectar o cabo normalmente. Ele será reconhecido como um controle de Xbox 360, e para alternar entre todos os modos de conexão, iremos segurar os botões “Visão” + “Menu” também conhecidos como “Select” e “Start” por 3 segundos. E esse mesmo atalho de troca de modo também vai funcionar com o controle conectado via receiver.

Compatibilidade

PC

Com o controle conectado pelo receiver, tudo funcionou corretamente. Também testei o controle no Xcloud ele foi reconhecido sem nenhum problema.

Um detalhe interessante que notei, é que com o Nova Lite conectado no PC por bluetooth no modo “B + Home” a gente consegue ver a quantidade de bateria que ele tem disponível, já no modo receiver essa informação não aparece.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDcvZ2FtZXNpci1ub3ZhLWxpdGUtMTA2NzQzLmpwZw==

Nintendo Switch

Aqui o controle funcionou super bem também, e pra resolvermos o problema dos botões invertidos podemos apertar “M + A” por 3 segundos e então o controle ira inverter os botões de ação (A, B, X, e Y).

O único problema que encontrei no Switch é que o controle não consegue acordar o console quando a gente liga ele. Diferente do Gamesir Nova, que quando ligamos o controle o console liga também.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDcvZ2FtZXNpci1ub3ZhLWxpdGUtMTA2NzQyLmpwZw==

Android

No Android ele funcionou bem em todos os jogos que possuem suporte nativo a controle, eu também tentei ativar o mapeamento de tela utilizando o aplicativo da GameSir, porém não tive sucesso. Só pra teste tentei ativar o mapeamento usando o Gamesir T4 Cyclone PRO e nele funcionou normalmente.

Então acredito que o GameSir Nova Lite não tenha suporte a essa função.

Teste de analógicos e Polling Rate

Teste de erro dos analógicos:

Aqui nos analógicos, eu fiz o teste de círculo, e o resultado deu 2.6% de erro no esquerdo e 2.7% de erro no direito, para comparação um controle original de PS5 e Xbox Series normalmente tem 8% de erro.

Teste de Polling Rate:

  1. Receiver = 119.04hz com delay de 8.40ms.
  2. Bluetooth = 124.40hz com delay de 8.05ms.
  3. Cabo USB = 496.87hz com delay de 2.02ms.

Para quem não sabe o Polling Rate e taxa de atualização do controle, resumindo, quanto mais Polling Rate mais rápido será o controle e menor será o delay.

E como vocês viram acima, o melhor resultado foi com o controle conectado por cabo onde o tempo de resposta ficou em 2.02 milissegundos.

Eu também fiz um Overclock pelo Hid-usbf porém não funcionou.

Funções extras

Assim como todos os outros controles da GameSir, esse aqui também possui diversos atalhos que ativam funções extras.

Irei lista-los abaixo pra vocês:

  1. Turbo: Se apertarmos o “M” mais qualquer botão iremos ativar e desativar o turbo no botão escolhido, assim quando pressionar o botão, ele ficará se apertando repetidamente 20 vezes por segundo.
  2. Vibração: Se apertarmos “M" + "D-PAD para cima ou para baixo” podemos aumentar e diminuir a intensidade da vibração, aqui no total temos 5 velocidades.
  3. Zero Dead Zone: Se apertarmos "M" + "L3" ou "R3" por 2 segundos ativamos o modo de zero dead zone, então o analógico ficará super sensível.
  4. Inverter botões de ação: Se apertarmos "M" + "A" por 2 segundos iremos inverter a ordem dos botões de ação, esse recurso normalmente é utilizado para jogar no Nintendo Switch.
  5. Calibração: Se apertarmos "Visão" + "Home" + "Menu" por 3 segundos iremos entrar no modo de calibração das defesas e analogicos - Nessa hora o LED ficará piscando em branco e nós iremos apertar 3 vezes cada defesa e girar 3 vezes cada analogico, e depois iremos apertar o botão “A” para finalizar a calibração.

Conclusão

Na minha opinião, esse controle consegue estabelecer uma ótima relação custo benefício, isso porque aqui temos um controle multiplataforma que funciona em diversos dispositivos, sem contar que ele também possui analogicos de hall effects que são imune a drift, e tudo isso por menos de 140 reais em lojas oficiais ou por menos de 100 reais em lojas não oficiais de boa reputação.

Tambem devemos levar em consideração que junto com o controle ainda vem com 1 receiver sem fio, oque nos proporciona ainda mais economia, pois se tivéssemos que comprar um Bluetooth a parte, iriamos gastar mais 50 reais. E nesse controle ele vem incluso no pacote.

Então o que eu posso dizer é que o GameSir Nova Lite está recomendado, ele cumpre oque propõe e promete ser o controle mais custo beneficio do ano.

Links para comprar

  1. Loja Oficial: > Aqui < (R$: 229,00 - 22/04/24)
  2. Aliexpress: > Aqui < (R$: 127,90 - 22/04/24)
  3. Amazon: > Aqui < (R$: 229,00 - 22/04/24)

Cupom de desconto:

  1. Site Oficial 5% OFF: "fansnovalite"
  2. Aliexpres 5% OFF: "NOVALITE"
  3. Amazon 5% OFF: "GameSirNL"

Vídeo análise

a3FIQ1lPcGZ3SnM=

Mais análises Gamesir

  1. GameSir G8 Galileo
  2. GameSir VX2 AimBox.
  3. Controle Multiplataforma T4 MINI GAMESIR.
  4. GAMESIR F8 PRO Snowgon Grip Mobile.
  5. Controle Multiplataforma GAMESIR G4 PRO.
  6. Controle GAMESIR X2 Bluetooth.
  7. Controle GAMESIR X3 Tipo C.
  8. Controle GameSir T3S.
  9. Controle GameSir G7.
  10. Controle GameSir G7 SE.
  11. Controle GameSir T4 Kaleid.
  12. Controle GameSir X2S.
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque