Estúdios do Xbox falam sobre suas Administrações e Liberdades Criativas mesmo sendo First-Party
Nos últimos 3 anos vimos a Microsoft adquirindo 7 novos estúdios, abrindo 2 novos estúdios e 2 duas novas sedes oficiais na França e Japão, e a pergunta que se fica no ar é como a empresa admnistra esses estúdios.
A poucos instantes falamos sobre como a empresa tem a liberdade total do CEO e CFO da Microsoft para adquirir estúdios a todo instante e a gosto da divisão Xbox, e é importante também destacar como a gerência de Matt Booty sob a Mojang foi crucial para muita dessas aquisições atuais da marca.
Pois eles falam de seu suporte financeiro e tecnológico interno da Microsoft, vindo de todas suas outras divisões e equipes, além de um relacionamento melhor entre estúdios, como 343 Industries com a Ninja Theory ou a Obsidian com a The Coalition, ou até mesmo da ÍnXile com a Rare.
A integração limitada, ou "estúdios conectados", é a estratégia de permitir que os desenvolvedores permaneçam efetivamente como estão, apenas com o poder de fogo financeiro e o suporte de grandes empresas. Essa ideia se mostrou atraente para muitas das novas aquisições da Microsoft.
"Fazemos isso há 20 anos, então não é tão aterrorizante. Mas você pensa de onde receberemos os próximos seis meses de salários".
"Isso enche sua mente muito, e eu estou apenas me acostumando para mim, estar livre disso. Ser capaz de aplicá-lo a jogos e à criatividade tem sido um ajuste, mas realmente um ótimo ajuste".
O Chefe da Obsidian Entertainment, Feargus Urquhart, também diz:
"O único aspecto realmente diferente do meu dia-a-dia é não ter que ser o cara que recebe o dinheiro das editoras. Isso também mudou a maneira como abordamos o desenvolvimento".
"Muitas vezes, como independente, é ditado o modo como você desenvolve jogos pelo parceiro, porque é o dinheiro deles e eles têm uma maneira que eles querem que você faça um jogo".
"Foi legal aplicar esses anos de experiência e dizer: 'Hei, podemos fazer os jogos da maneira que queremos fazer agora'."
O chefe da InXile Entertainment, Brian Fargo, fornece um exemplo da abordagem da Microsoft para as novas equipes.
"Preparei a coisa toda, sentei-me com Matt e disse aqui é o que queremos fazer, e ele disse: 'Se é isso que você quer fazer, então ótimo'."
"Acabou em 60 segundos. Isso foi loucura para mim, porque estamos acostumados a esse processo de seis meses consecutivos com um milhão de perguntas, com coisas como 'quantas peças de arte haverá?'
"Eu tive que voltar a Matt pela segunda vez e dizer: 'Só quero ter certeza de que você entendeu que é isso que estamos fazendo.' E ele disse:
'Eu amo tanto a ideia que não quero ver nada, para que vocês indexem demais o que digo e pensem que precisam mudar isso de alguma forma'. Essa é uma história verdadeira."
Matt Booty explica:
"Eu tento nos manter o mais longe possível disso. E então, como isso começa a ficar exposto na organização, o feedback entra e as coisas começam a mudar, mas é importante deixá-las em paz o máximo de tempo possível, até que elas tenham algo que possa andar por conta própria e ter seu feedback no Xbox".
Booty explica que o foco da Microsoft é ajudar esses estúdios a dar o próximo passo, seja lá o que for.
Alguns podem querer se tornar empresas ainda maiores (como a Playground Games tem ambição), enquanto outros têm objetivos mais específicos como ser focado em um modelo único (como a Ninja Theory).
"Tínhamos interrompido nossas lutas contra chefes. Agora somos capazes de recolocá-las e pensamos 'pensamos que as pessoas teriam notado se não tivéssemos essas lutas contra chefes'. Ser capaz de completar o jogo da maneira que era para ser era muito importante.
"Estou ansioso para fazer as coisas pelas razões certas. Quando você tiver apenas uma certa quantidade de tempo e dinheiro, poderá entrar em uma parte do jogo em que não está pronto para começar ou trabalhar em arte antes que você esteja pronto para o design. Mas agora estou ansioso por essa época em que estamos fazendo tudo pelo que é certo para o jogo".
O InXile estava ansioso para aumentar sua equipe e já adicionou mais de 35 pessoas desde a aquisição, com planos de adicionar mais 100 até o fim do ano.
"Queremos mostrar do que somos capazes e aumentar a um nível em termos das experiências que podemos oferecer em todos os níveis, cravando nosso Pedigree".
O que você acha da opinião dos estúdios adquiridos pela Microsoft sobre a administração da empresa? Deixe em baixo nos comentários sua opinião.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.