O fim dos jogos flash em 2020? Conversão de Flash para HTML5

O fim dos jogos flash em 2020? Conversão de Flash para HTML5

O que acontece com o Adobe Flash? Adeus Flash?
#Tecnologia Publicado por Allan Kardec, em

Adobe anunciou em 2017 que até 2020 deixaria de suportar o plug-in do Flash Player. A Google e a Microsoft anunciaram que desativarão o plug-in padrão nos seus navegadores até ao final de 2020.

Declaração oficial da Adobe

Na declaração oficial da Adobe em Julho de 2017, eles disseram: "Juntamente com vários dos nossos parceiros tecnológicos - incluindo Apple, Facebook, Google, Microsoft e Mozilla - a Adobe planeia acabar com a vida do Flash. Especificamente, deixaremos de atualizar e distribuir o Flash player no final de 2020 e encorajaremos os criadores de conteúdos a migrar todo o conteúdo Flash existente para estes novos formatos abertos.

O Flash estará obsoleto no final de 2020.

Em Abril de 2010, Steve Jobs previu realmente que isto iria acontecer. Não achou boa ideia avançar com o Adobe Flash porque achava que o Flash Player tinha sido criado para a era do PC, mas quando se tratava de dispositivos móveis, o Flash não se media. Assim, sites como este com animações e páginas com jogos de casino em flash que podem ser jogados gratuitamente através do navegador terão de pensar em reformular o seu conteúdo para oferecer os mesmos serviços de jogo no futuro.

Steve Jobs pensou que a utilização do Flash Player limitaria a experiência iOS. Em vez disso, insistiu na utilização de HTML, CSS e Javascript. Disse também que o Flash Player causou falhas com os MACs.

O que é exatamente o Flash?

Flash é uma plataforma de software multimídia utilizada para produzir animações, aplicações desktop, jogos de casino e aplicações móveis. Os gráficos e animações Flash são visualizados num navegador utilizando o Flash Player, e o AIR e alguns jogadores de terceiros são utilizados para visualizar aplicações de secretária e móveis.

O que é HTML5?

HTML, que significa Hypertext Markup Language, é uma linguagem de marcação utilizada pelo mundo web e o "5" após HTML significa simplesmente que é a quinta geração do padrão HTML. É na realidade a linguagem de codificação que nos permite ver as coisas em linha.

E se já tiver cursos, animações, anúncios, aplicações e outros conteúdos publicados em Flash? Parece ter chegado o momento de começar a pensar num plano de conversão de cursos e outros conteúdos para HTML5, que terá em conta novos designs modernos. O HTML5 é responsivo e adaptado às necessidades do utilizador e o conteúdo adaptar-se-á automaticamente a diferentes dispositivos móveis em termos de tamanho e usabilidade.

O que fazer com os conteúdos publicados em Flash?

O que deve fazer se tiver conteúdos tais como cursos em linha, aplicações e outros recursos de aprendizagem incorporados ou publicados em Flash? A partir de 2020, qualquer conteúdo Flash (incorporado ou publicado como Flash) pode já não funcionar. Assim, em vez de esperar até 2020, é importante começar já a planear.

Criar um plano de ação para conversão para HTML5

Antes de mais, deve ser formulado um plano de ação. Avaliar o conteúdo que contém unidades flash e determinar se é altura de o fazer:

Em alguns casos, o seu conteúdo poderá ter de ser repensado ou reorganizado como um todo, ou poderá ser capaz de aproveitar parte do conteúdo para o seu conteúdo redesenhado. Depende realmente do número de animações que tiver, e do número de unidades flash na sua aplicação publicada .

Naturalmente, a conversão do conteúdo Flash só se aplica aos programadores que possuem os ficheiros-fonte. Se não possuir os ficheiros originais e tiver adquirido conteúdo Flash, incluindo uma aplicação, jogo, animação, ou curso, por exemplo, poderá ter de substituir o seu conteúdo ou programa. Pode querer considerar fazer uma lista de todos os recursos flash que tem para os avaliar e determinar o que precisa de fazer.

Para coisas que precisam de ser convertidas, criar uma lista de referências cruzadas para referir e acompanhar o processo de conversão.

Localizar e anotar a localização de todos os ficheiros-fonte.

Determinar que elementos são reutilizáveis, incluindo gráficos, animações, etc. Se tiver um grande número de coisas para converter usando a mesma ferramenta, pode criar uma lista de parâmetros padrão a que todos os programadores podem referir-se durante o processo de conversão. Isto simplificará o processo ou, pelo menos, facilitará a conversão para todos.

Como posso converter o meu conteúdo de Flash para HTML5?

Se tiver ficheiros-fonte para o seu conteúdo, verifique as suas ferramentas de desenvolvimento existentes para ver se existem opções de publicação para HTML5.

Tente publicar em HTML5 e depois testar exaustivamente para determinar se a publicação é bem sucedida. Não se esqueça de testar tanto em dispositivos móveis como de secretária.

Se o seu conteúdo não for convertido com sucesso, poderá ter de reorganizar partes do seu conteúdo ou substituir o programa inteiro.

Fonte: Flash
Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque