Exclusividade é o calcanhar de Aquiles dos AAA, afirma Shawn Layden

Exclusividade é o 'calcanhar de Aquiles' dos AAA, afirma Shawn Layden

Ex-chefe da PlayStation acredita que jogos estão muito caros para limitar a uma única plataforma.
#Games Publicado por Vinicius, em

Hoje noticiamos que Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, afirmou que seria preciso reavaliar o custo dos jogos AAA, já que estavam cada vez mais exigindo tecnologia e aumentando o valor de produção de forma exorbitante.

Para Layden, há um grande problema na produção de jogos AAA: a exclusividade. Para ele, empresas como Microsoft e Sony lançarem seus jogos que custam $200 milhões de dólares exclusivos é o seu "calcanhar de Aquiles", já que acaba reduzindo muito o alcance deles.

Leia Também:

  1. Estúdio Deviation Games foi fechado
  2. Confira um gameplay de Stellar Blade dublado em português
Quando os custos de um jogo ultrapassam $200 milhões de dólares, a exclusividade se torna o seu calcanhar de Aquiles. Reduz seu mercado. Principalmente quando você está no mundo dos GAAS ou free-to-play. Outra plataforma é apenas outra maneira de abrir o funil, atraindo mais pessoas. Em um mundo free-to-play, como sabemos, 95% dessas pessoas nunca gastarão um centavo. O negócio é tudo uma questão de conversão. Você tem que melhorar suas chances abrindo o funil. Helldivers 2 mostrou isso para a PlayStation, saindo para PC ao mesmo tempo. Novamente, você amplia o funil. Você atrai mais pessoas.

Para jogos single-player não é a mesma exigência. Mas se você está gastando $250 milhões, você quer poder vendê-lo para o maior número de pessoas possível, mesmo que seja apenas 10% a mais. A base instalada global dos consoles – se você voltar ao PS1 e todos os outros, onde quer que você olhe, o total de consoles acumulados nunca ultrapassa 250 milhões. Simplesmente não acontece.

Outro problema que o ex-chefe da PlayStation cita nos GAAS é a falta de espaço para muitos jogos brilharem. Jogos desse estilo exigem dedicação e jogadores costumam focar-se em um número pequeno, o que significa que dificilmente existirá diversos jogos como serviço de sucesso simultaneamente.

Veja os jogos como serviço. Não consigo imaginar uma indústria de jogos onde você tenha 20 jogos de serviço, todos eles incrivelmente bem-sucedidos. Simplesmente não há energia suficiente em torno disso. Lembra quando jogamos Ultima? Então veio o Everquest e todos deixaram o Ultima para jogar Everquest. Então todos trocaram o Everquest pelo World of Warcraft. É difícil que vários títulos tenham sucesso.
Fonte: Resetera
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por coca,