Exclusividade é o 'calcanhar de Aquiles' dos AAA, afirma Shawn Layden
Hoje noticiamos que Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, afirmou que seria preciso reavaliar o custo dos jogos AAA, já que estavam cada vez mais exigindo tecnologia e aumentando o valor de produção de forma exorbitante.
Para Layden, há um grande problema na produção de jogos AAA: a exclusividade. Para ele, empresas como Microsoft e Sony lançarem seus jogos que custam $200 milhões de dólares exclusivos é o seu "calcanhar de Aquiles", já que acaba reduzindo muito o alcance deles.
Leia Também:
Para jogos single-player não é a mesma exigência. Mas se você está gastando $250 milhões, você quer poder vendê-lo para o maior número de pessoas possível, mesmo que seja apenas 10% a mais. A base instalada global dos consoles – se você voltar ao PS1 e todos os outros, onde quer que você olhe, o total de consoles acumulados nunca ultrapassa 250 milhões. Simplesmente não acontece.
Outro problema que o ex-chefe da PlayStation cita nos GAAS é a falta de espaço para muitos jogos brilharem. Jogos desse estilo exigem dedicação e jogadores costumam focar-se em um número pequeno, o que significa que dificilmente existirá diversos jogos como serviço de sucesso simultaneamente.