Emuladores Yuzu e Citra foram oficialmente encerrados, confirma criador

Emuladores Yuzu e Citra foram oficialmente encerrados, confirma criador

Equipe por trás dos projetos diz estar decepcionada por fãs usarem para a pirataria.
#Games Publicado por Vinicius, em

Após o anúncio de que a Nintendo estava entrando com um processo contra a Tropic Haze devido ao emulador Yuzu, hoje tivemos a revelação de que a empresa iria pagar $2.4 milhões de dólares pelo processo e foi decidido judicialmente que precisaria encerrar o desenvolvimento do emulador.

Agora a equipe da Tropic Haze veio à público fazer um anúncio. Além do encerramento oficial do Yuzu, o Citra, emulador de 3DS, também será descontinuado. O suporte a ambos será encerrado de imediato.

A equipe da Tropic Haze afirma que nunca teve o intuito de que o emulador fosse usado para a pirataria e diz estar profundamente chateada por usuários usarem com essa intenção, inclusive para espalhar spoilers antes do lançamento do jogo.

Leia Também:

  1. Dune: Awakening ganha novo trailer mostrando seu gameplay
  2. Top Reino Unido | Final Fantasy VII Rebirth estreia na primeira posição

Confira o pronunciamento oficial da equipe do Yuzu:

Escrevemos hoje para informar que o suporte ao Yuzu e Citra será descontinuado, com efeito imediato. Yuzu e sua equipe sempre foram contra a pirataria. Iniciamos os projetos de boa fé, por paixão pela Nintendo e seus consoles e jogos, e não tínhamos a intenção de causar danos. Mas vemos agora que, como os nossos projetos podem contornar as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e permitir que os utilizadores joguem jogos fora do hardware autorizado, eles levaram a uma pirataria extensiva. Em particular, ficamos profundamente desapontados quando os usuários usaram nosso software para vazar conteúdo do jogo antes de seu lançamento e arruinar a experiência de compradores e fãs legítimos.

Chegamos à decisão de que não podemos continuar a permitir que isso ocorra. A pirataria nunca foi a nossa intenção e acreditamos que a pirataria de videojogos e de consolas de videojogos deve acabar. A partir de hoje, deixaremos nossos repositórios de código offline, descontinuaremos nossas contas Patreon e servidores Discord e, em breve, fecharemos nossos sites. Esperamos que as nossas ações sejam um pequeno passo para acabar com a pirataria das obras de todos os criadores. Obrigado por seus anos de apoio e por compreender nossa decisão.

A página do projeto no GitHub com os códigos do emulador já foi oficialmente desativada e em breve o site oficial também será fechado.

Fonte: Reddit
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque