Nintendo entra com processo contra os criadores do Yuzu e pede para emulador ser fechado

Nintendo entra com processo contra os criadores do Yuzu e pede para emulador ser fechado

Empresa alega que Yuzu facilita pirataria, prejudica as vendas e facilita spoilers.
#Games Publicado por Vinicius, em

A Nintendo não costuma ser amigável com usuários usando seus conteúdos para ganho próprio. Emuladores até o momento pareciam ter carta branca, mas parece que isso também está para mudar.

Recentemente a Nintendo entrou com um processo legal contra os criadores do Yuzu, o emulador mais popular de Nintendo Switch no momento. Nos autos judiciais, a empresa pede reparação pelo dano causado e também o encerramento completo do programa.

No processo, a Nintendo afirma que o Yuzu estaria ilegalmente contornando a encriptação de software própria da Nintendo, além de ainda estar ajudando a facilitar a pirataria dos jogos da empresa.

Leia Também:

  1. Project L.3.3.T. é um novo jogo de extração hardcore
  2. Future Games Show 2024 será apresentado por Ben Starr e Samantha Béart
Um emulador de videogame é um software que permite aos usuários jogar ilegalmente jogos piratas publicados apenas para um console específico. O Yuzu permite que os jogos de Nintendo Switch, os quais a Nintendo autoriza para jogar apenas em consoles Nintendo Switch, serem jogados.

O réu e os seus agentes estão plenamente conscientes da utilização de Yuzu por terceiros na prática de evasão e na facilitação da pirataria numa escala colossal. Quanto à evasão, o site de Yuzu reconhece que as chaves de descriptografia do Nintendo Switch (as prod.keys) são necessárias para descriptografar os jogos e inclui links para software que extraem ilegalmente essas chaves do Nintendo Switch.

Como exemplo, a Nintendo cita no processo que o jogo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi "distribuído ilegalmente uma semana e meia antes do seu lançamento", chegando a ter mais de um milhão de downloads em sites piratas, portais que inclusive afirmavam especificamente "a capacidade de reproduzir o arquivo do jogo no Yuzu".

A Nintendo ainda alega que os criadores do Yuzu se aproveitam do hype gerado, já que durante o lançamento de Tears of the Kingdom as doações no Patreon deles chegou a dobrar de valor. Outro problema que a empresa cita como gerado pelos emuladores é o surgimento precoce de spoilers na internet.

Não sabemos se o processo dará em algo, mas com o novo console da Nintendo supostamente programado para chegar ano que vem, parece que a empresa já está tentando ações legais contra os principais criadores de emuladores para evitar que aconteça o mesmo que com o Switch.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis