A indústria ficará bem, afirma Shawn Layden sobre demissões e estúdios sendo fechados

A indústria ficará bem, afirma Shawn Layden sobre demissões e estúdios sendo fechados

No entanto, ex-chefe da PlayStation afirma que é preciso reavaliar o custo dos jogos AAA.
#Games Publicado por Vinicius, em

Ultimamente a indústria parece estar passando por uma época difícil, jogos custando mais caros do que nunca, estúdios sendo fechados e demissões em massa. Muitos até vem afirmando que podemos estar presenciando o fim da indústria, com outra grande crise a caminho.

Conversando com o portal VentureBeat, Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, afirma que tais alegações são bastante exageradas. De acordo com ele, o mercado está muito bem, sendo que "o fim da indústria foi previsto tantas vezes nos últimos 20 anos que é quase uma piada".

Comentando sobre as recentes demissões e estúdios sendo fechados, ele afirma que isso não é uma representação do estado atual da indústria, mas sim consequências de escolhas ruins que foram feitas no passado.

Leia Também:

  1. Unicorn Overlord, novo jogo da Vanillaware, ganha trailer de lançamento
  2. Helldivers II supostamente já ultrapassou 5 milhões de cópias vendidas
Você tinha esse plano e não deu certo. Você sente que agora tem pessoas que não estão alinhadas com a nova correção de curso. As demissões não resolvem o problema de hoje, elas tratam decisões tomadas no passado que podem não ter sido as decisões corretas. É preciso entender que elas não representam o mercado de hoje.

Apesar de comentar que a indústria está bem, Layden afirma que há um problema atual onde o mercado busca incessantemente jogos AAA enormes, prejudicando a criatividade. Para ele é preciso o retorno dos jogos menores para se manter saudável.

Agora, quando cada aposta é na casa de milhões de três dígitos, a tolerância ao risco é extremamente baixa. Você acaba com cópias e sequências e nada mais. Receio que tenhamos comprado a ideia de AAA, 80 horas de gameplay, 50 GB de jogo, e se não conseguirmos alcançar isso, não poderemos fazer nada. Espero pelo retorno dos jogos AA. Sou totalmente a favor disso.

O ex-chefe da PlayStation chega a fazer uma comparação inusitada, dizendo que os jogos AAA são como as antigas catedrais construídas. Embora fossem bonitas e maravilhosas, era um trabalho grandioso que não valia o custo e esforço, sendo trocadas por edifícios mais simples. Os jogos estão passando pelo mesmo processo.

As catedrais tornaram-se muito demoradas e caras. Elas eram maravilhosas e lindas. Você pode olhar para qualquer uma delas em toda a Europa e pensar: 'Isso é uma maravilha.' Mas nós não as fazemos mais. Nós não as fazemos porque a matemática não funciona. Se você tem quatro paredes e um telhado, você pode chamar isso de igreja. Você não precisa mais de uma catedral.

Para Layden, uma maneira eficiente de manter o mercado funcionando é adotar o mesmo modelo de contrato do cinema, onde trabalhadores contratados se unem para criar o filme e então cada um segue para o seu próximo projeto separadamente.

Todas essas pessoas se reúnem. Elas fazem o filme. Depois todo mundo se dispersa. Acho que essa é a única maneira de trabalhar no futuro. A ideia de ter 300 pessoas sentadas em um armazém enorme esperando que o fluxo de trabalho chegue até elas simplesmente não é mais eficiente.
Fonte: Gamespot
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por coca,