Análise | Banishers: Ghosts Of New Eden

Análise | Banishers: Ghosts Of New Eden

Uma história de fantasmas com escolhas morais complexas.
#Análises Publicado por Vinicius, em

Após criar a franquia Life is Strange, a Don't Nod apostou em um RPG de vampiro com Vampyr. Agora o estúdio retorna para o gênero, dessa vez com o tema de assombrações e fantasmas em Banishers: Ghosts Of New Eden.

Será que a espera valeu a pena?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDUvMTA0MzExLnBuZw==

Banishers: Ghosts Of New Eden é um jogo que já consegue se destacar somente pela sua proposta. Colocando os jogadores no papel de um caçador de fantasmas, o qual é um tema sem dúvidas diferenciado para um RPG.

A história acompanha os dois Banidores Antea Duarte, uma mulher experiente e mais fria quanto a lidar com fantasmas, e Red Mac Raith, um homem iniciante e com maior compaixão pelos mortos. Ambos possuem a tarefa de lidar com casos de fantasmas, enviando espíritos para o além.

Quando os dois partem em uma missão onde enfrentam uma criatura mais forte do que o comum, Antea acaba sendo morta. Quando ela retorna como um espírito, os princípios deles são colocados à prova.

Em seu centro, por baixo de todo tema sobrenatural, Banishers é uma história de romance. Red encontra-se desesperado com a morte de Antea e a possibilidade de ressuscitá-la o assombra mais ainda, já que requer sacrifícios vivos.

Essa escolha é posta nas mãos dos jogadores. Ascender Antea para que Red possa manter seu juramento como Banidor ou sacrificar pessoas para que ele tenha a chance de ficar novamente ao lado da pessoa que ama.

Essas não decisões levianas, mas sim escolhas que possuem peso tanto para o jogador quanto para a narrativa. O caminho que você decidir trilhar possui grande impacto sobre a história, o relacionamento de Red com Antea e às vezes até no próprio mundo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDUvMTA0MzEyLmpwZw==

Enquanto partem nessa missão, os dois Banidores encontram-se com diversos colonos e entram em suas vidas, os ajudado com seus problemas com espíritos. É nestes casos sobrenaturais que Banishres realmente brilha.

Cada caso apresenta uma história de um cidadão que está sendo assombrado por um fantasma, forçando o jogador a investigar os acontecimentos e descobrir a motivação de tal espíritos, seja ela boa ou ruim.

As narrativas desses casos são realmente interessantes, com histórias e personagens com problemas reais e geralmente contando com uma reviravolta, mostrando que nem tudo é sempre preto e branco.

Ao final de cada caso os jogadores são apresentados com uma escolha moralmente complicada: banir o fantasma ou culpar o vivo. Essas decisões colocam a motivação do jogador em ressuscitar ou ascender Antea à prova.

No geral, tais casos são muito bem escritos, com dilemas morais complicados e trazem questões humanas, explorando problemas do mundo real através de uma perspectiva sobrenatural.

O futuro de Antea estar ligado a essas decisões também torna tudo menos binário, já que às vezes você pode ser forçado a fazer uma decisão contra o que acredita para alcançar o objetivo que deseja.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDUvMTA0MzEzLmpwZw==

É claro que nada disso adiantaria se os jogadores não criassem uma conexão com os protagonistas. Por sorte, a Don't Nod fez um excelente trabalho ao criar Red e Antea, sendo ambos personagens profundos e carismáticos.

O jogo traz um relacionamento realista para os protagonistas, fazendo você realmente se importar com a decisão de Red quanto ao futuro de Antea. Ambos são personagens complexos, com seus passados sendo aos poucos revelados e dando maior profundidade a ambos.

Enquanto Red é um homem mais animado e alegre, Antea é uma mulher mais fechada e dura em suas escolhas, e esse contraste entre eles forma uma dupla muito interessante de acompanhar e com um relacionamento envolvente.

Entrando no gameplay, as inspirações do estúdio são claras, pegando muito do que a Santa Monica fez em God of War. O estilo de combate e exploração de ambos os jogos é muito parecido.

Os mapas seguem um estilo semi-linear, focado em caminhos mais estreitos, mas com uma boa dose de exploração. Há muito o que encontrar enquanto explora, equipamentos melhores, inimigos mais poderosas e desafios com recompensas.

O jogo apresenta diversos biomas, com cada mapa parecendo bastante único. O jogo ainda incentiva a exploração para encontrar materiais, os quais permitem fazer upgrade do seu equipamento.

É possível usar a visão espectral de Antea ainda, encontrando diversos itens e passagens secretas, algumas que só podem ser acessadas quando a personagem ganha habilidades específicas, o que dá um toque leve de Metroidvania ao jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDUvMTA0MzEwLmpwZw==

Para um jogo de orçamento menor, Banishers acerta em cheio no tamanho do seu mapa, não sendo muito pequeno e nem exageradamente grande, conseguindo entregar um bom equilíbrio com conteúdos para o jogador fazer e um visual agradável.

O combate apresenta um botão de ataque leve e outro pesado, além do rifle para longa distâncias, mas também traz algumas mecânicas interessantes para fugir do 'esmaga botão'. Cada ataque realizado enche um pouco sua barra de banimento, permitindo realizar um ataque devastador que mata inimigos mais fracos instantaneamente ou causa grande estrago em criaturas mais fortes.

Para se proteger, é possível esquivar ou se defender de golpes inimigos. A esquiva pode ser pressionada por mais tempo para se afastar mais do inimigo, enquanto a defesa realizada no momento certo concede um contra-ataque.

Durante o combate ainda é possível trocar para Antea. A personagem pode usar seus punhos para atacar, causando mais dano que Red a espíritos que estão possuindo corpos. Estando em forma espectral, Antea possui algumas habilidades interessantes, como se arremessar rapidamente para frente a uma longa distância acertando o inimigo no caminho. A troca entre Red e Antea é feita rapidamente e ainda apresenta combos específicos ao trocar no momento certo, trazendo um bom dinamismo aos combates.

Inimigos espíritos ainda podem a qualquer momento ir atrás de algum corpo no cenário, seja humano ou animal, para possuir, o que pode dificultar a luta. Por isso há todo momento é preciso ficar atento a todo o campo de batalha.

Existem alguns elementos de RPG no jogo, como sistema de equipamentos e árvore de habilidades. Eles não possuem um impacto muito grande no jogo, mas trazem um pouco de personalização, permitindo se focar em elementos como maior dano ou uma barra de vida maior. Os pontos de habilidade ainda podem ser recuperados a qualquer momento, permitindo você alterar sua build livremente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDUvMTA0MzA5LmpwZw==

O combate é simples, mas funcional e divertido. Uma maior quantidade de habilidades diferentes ajudaria a dar uma maior variedade durante os confrontos, mas ele consegue cumprir seu papel.

Infelizmente o combate pode se tornar um pouco repetitivo nas partes finais, não pela falta de opções durante os confrontos, mas pela pouquíssima variedade de inimigos existentes. Durante toda a campanha você costuma enfrentar os mesmos tipos de inimigos, com algumas leves variações de design.

Os inimigos ainda costumam apresentar padrões de ataques bastante similares, o que significa que todo combate parece o mesmo, com o jogador seguindo sempre a mesma estratégia. Isso acaba deixando as coisas mais cansativas do que deveriam.

Ao menos na parte dos chefes o estúdio fez um bom trabalho. Essas batalhas trazem não só criaturas com visuais bastante interessantes, como lutas bastante dinâmicas e que exigem um certo nível de habilidade do jogador.

Embora os casos sobrenaturais sejam muito interessante de se acompanhar, as investigações em si são bastante simples. O jogador é guiado a todo momento até as pistas e não há como prosseguir sem pegar todas. Uma melhor liberdade na hora de investigar, dando mais autonomia para o jogador, tornaria mais interessante na hora de tomar uma decisão final.

Visualmente Banishers é um jogo bonito, sendo um belo upgrade dos títulos anteriores do estúdio. Embora não seja um grande primor técnico, o jogo possui uma arte muito bela, dando vida aos personagens e mundos contemporâneos.

Destaque também para atuação, os atores fizeram um ótimo trabalho em dar vida aos personagens, especialmente o elenco principal.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDUvMTA0MzA4LmpwZw==

Conclusão

Banishers: Ghosts Of New Eden é um jogo com uma narrativa muito forte, trazendo dilemas morais complexos e escolhas difíceis para o jogador que impactam sua história. Seu par de protagonistas ainda trazem personalidade interessantes e uma história de romance convincente.

Seu combate é funcional, mas acaba sendo prejudicado pela grande repetição de inimigos e movesets durante o jogo todo. Banishers é o título ideal para quem procurar uma história única com uma bela ambientação.

8.4
thumb_up
Nota
Para quem procura uma narrativa forte com escolhas morais difíceis, Banishers é o jogo ideal.
Prós
  1. História interessante e envolvente
  2. Escolhas morais complexos e com importância pra história
  3. Red e Antea são personagens bastante complexos
  4. Casos sobrenaturais são um dos grandes destaques do jogo
  5. Cenários são bem variados e com bela arte
Contras
  1. Grande repetição de inimigos acaba tornando o combate cansativo
  2. Falta de agência do jogador durante as investigações
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,