Agência ambiental dos EUA alerta contra consumo de energia do Xbox Series X e PS5
O PlayStation 5 e o Xbox Series X consomem, cada um, de 160 a 200+ watts de eletricidade quando usados, o que é maior do que seus predecessores e do que uma TV de 60 polegadas.
Isso é de acordo com o Conselho de Defesa de Recursos Naturais dos Estados Unidos, que mediu a energia consumida por consoles de última geração e publicou hoje um extenso relatório sobre o assunto.
O relatório reconheceu os esforços dos proprietários da plataforma para reduzir o consumo de energia quando os consoles estão em modo de descanso, consumindo apenas um watt ou menos quando for o caso, mas também destacou o impacto de recursos como o modo Instant-on do Xbox, que é ativado por padrão quando o console for enviado. Escreveu o cientista sênior do NRDC Noah Horowitz:
"Dado que há um benefício mínimo para o usuário do Instant-on, é surpreendente que a Microsoft - que anunciou publicamente que 'em 2030 a Microsoft será carbono negativo ... e lançará uma iniciativa em todo o mundo para ajudar seus fornecedores e clientes a reduzir seus pegadas de carbono '- não envia seus consoles com a opção de economia de energia habilitada por padrão (e talvez remova a opção 'Instant-on 'durante a configuração inicial). Tal mudança poderia acontecer quase da noite para o dia com apenas algumas linhas de novos código.
O NRDC estimou que cerca de dois terços dos usuários mantiveram o modo Instant-on padrão habilitado em seus Xbox e estão "prontos para desperdiçar quase quatro bilhões de quilowatts-hora de eletricidade apenas nos EUA até o final de 2025 quando em modo de espera e não sendo usado." Isso representa aproximadamente três milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono, acrescentou Horowitz.
A organização esclareceu que o consumo de energia dos consoles mais recentes era particularmente alto ao jogar jogos de última geração, mas "significativamente menor ao jogar jogos projetados para consoles mais antigos e que são retro compatíveis”. O Xbox Series S também foi destacado como algo positivo, já que consumia níveis de energia mais baixos durante o jogo do que os outros três consoles de ultima geração.
O relatório apontou o alto consumo de energia de streaming de programas de TV ou filmes nos consoles, principalmente ao trocar de jogo para streaming de programa.
Concluindo seu relatório, o NRDC pediu que a Sony e a Microsoft conduzissem estudos sobre como os jogadores usam as opções de economia de energia em seus consoles e "gerem um relatório público sobre o uso nacional de energia nos consoles de jogos, que esperançosamente conduzirá a futuras reduções de energia e economia de carbono.”
O relatório acrescentou:
No ano passado, GamesIndustry.biz conversou com ativistas e especialistas sobre como os criadores de jogos podem enfrentar o desafio das mudanças climáticas.