FTC entra com apelação contra a Microsoft pelas recentes demissões

FTC entra com apelação contra a Microsoft pelas recentes demissões

Órgão alega que demissões na Activision contradizem a promessa de "manter o status quo".
#Games Publicado por Vinicius, em

A aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft foi uma batalha que durou meses, com o FTC tentando de tudo para impedir que acontecesse, mas no final não tendo sucesso. Mesmo após a aquisição ter sido aprovada, parece que o órgão americano não está disposto a desistir.

Após revelar em dezembro do ano passado que estava ainda batalhando nos tribunais contra a decisão dos juízes, a FTC agora está usando as recentes demissões da Microsoft como prova.

Leia Também:

  1. Game Pass é referenciado como Microsoft Game Pass em nova propaganda
  2. PlayStation Studios não reduzirá a qualidade de seus jogos devido a uma possível diminuição da concorrência

Nas últimas semanas tivemos o anúncio de que a Microsoft estaria demitindo 1.900 dos seus funcionários, incluindo membros da Activision Blizzard. Para o FTC, isso contraria o que a Microsoft alegou durante o julgamento.

Durante o caso, a Microsoft declarou que planejava "manter o status quo pré-fusão”. Para o FTC, as demissões contrariam tais afirmações, e por isso o órgão pede que a aquisição seja pausada até que seja concluída uma avaliação antitruste.

O plano recentemente divulgado pela Microsoft para eliminar 1.900 empregos na sua divisão de videojogos, incluindo na sua recém-adquirida unidade Activision, contradiz as declarações anteriores que fez a este Tribunal. Especificamente, a Microsoft teria declarado que as demissões faziam parte de um “plano de execução” que reduziria “áreas de sobreposição” entre a Microsoft e a Activision, o que é inconsistente com a sugestão da Microsoft a este Tribunal de que as duas empresas operarão de forma independente após a fusão.

Além disso, a alegada eliminação de milhares de empregos mina a capacidade da FTC de ordenar uma reparação eficaz caso o processo administrativo pendente resulte numa determinação de que a aquisição da Activision pela Microsoft violou a Secção 7 da Lei Clayton. As demissões relatadas ressaltam, portanto, a necessidade da FTC de medidas cautelares enquanto se aguarda a conclusão do processo administrativo.

A Microsoft foi procurada para comentar sobre o assunto, mas até o momento não se manifestou.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis