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Análise do jogo "Forza Motorsport 2" para X360 escrito por Outer Space

Escrito por Outer Space, nota 8 de 10, enviado por Guimephiles,
O produtor de Forza Motorsport 2 cita Pokémon como sua maior fonte de inspiração. ???Por ser um grande jogo???, diz ele. E não há nada de errado em copiar Gran Turismo e dar o crédito para Pikachu e cia. quando se tem um simulador tão complexo, mas ao mesmo tempo tão amigável e simplesmente divertido como Forza Motorsport 2. [t2]Gotta catch ???em all[/t2] Este é um dos jogos de corrida mais realistas no que diz respeito à física, telemetria, estratégias de corrida e comportamento dos carros ??? algo que deveria fazer a grande maioria do público continuar avesso a simuladores ??? mas em Forza existe ???a linha???, uma boa sacada da produtora Turn 10 para manter o desafio e a sensação de estar dirigindo sozinho sem trazer a frustração das batidas logo na primeira curva. A linha, que é uma opção padrão para os níveis anteriores ao profissional em Forza, aparece nas curvas sempre que o jogador precisa acionar o freio. Além de indicar o traçado mais correto para cada curva, se aparece na cor vermelha significa que é necessário frear, e se desbota para amarelo mostra que ainda é bom tirar o pé do acelerador para não rodar. A fórmula para ganhar os mais de 350 carros no modo de carreira também consegue ser bem amigável e estimulante, ainda que razoavelmente intrincada. Não existem os testes para tirar carteira como nas partes mais maçantes de Gran Turismo, mas o piloto prova seu valor fazendo uma corrida impecável, sem bater, correndo com o mínimo de auxílio possível e com o carro mais ???interessante??? para aquela prova ??? todos esses fatores entram na equação que irá calcular, no final das corridas, quantos créditos/dinheiro o jogador receberá. Portanto, se decidiu correr com um carro raro, sem traçado sugerido e outros auxílios, e se preocupou em não bater nos adversários na hora de fazer uma curva, a recompensa será maior, e haverá dinheiro extra para ???tunar??? ou comprar novos carros. A parte de ???tuning??? é tão completa quanto a de Gran Turismo, e traz opções para trocar desde aerofólio ao diferencial, sempre de fabricantes de peças reais, como Magnetti Marelli, BBS, Enkei, OZ Racing etc. E, desde que o jogador corra em um nível de dificuldade médio, os ajustes no carro serão fundamentais para vencer uma corrida, uma vez que o dinheiro para comprar novos carros não costuma sobrar, e o jogo faz questão de colocar rivais bem mais ajustados para disputar no pelotão de elite. Como monstrinhos de Pokémon, os carros de Forza também fazem ???level up??? e ganham boa reputação, que resulta em descontos para peças de alguns fabricantes. Da mesma forma, o piloto ganha níveis proporcionalmente ao acúmulo de créditos, e estes servem para desbloquear as séries de corrida mais avançadas. Pode parecer um exagero de regras, mas é apenas o necessário para um modo de carreira bem balanceado e com liberdade para escolha de carros e ???tunings???. [t2]Forza HD[/t2] As melhores característica de Forza 2 foram herdadas do primeiro jogo, e a sequência não traz muito mais que uma evolução sutil de alguns aspectos como os gráficos, agora em alta-definição, a física mais complexa e uma inteligência artificial mais realista. Quem leva as corridas mais a sério vai perceber uma boa evolução na física, que já era excelente no primeiro jogo, e agora está detalhada o suficiente para que se perceba as mínimas alterações no carro e para que os menores erros de pilotagem possam resultar em uma rodada ou desaceleração. A inteligência artificial também é bastante realista e agressiva ??? provavelmente a mais perfeita entre os jogos de corrida atuais. O visual é bom o suficiente, mas era de se esperar um upgrade mais consistente, com visão do cockpit e carros modelados com a mesma precisão do concorrente. O que se tem aqui é praticamente o Forza original do Xbox em alta-definição (azar de quem não tem uma HDTV), com os mesmos replays sem graça, cenários mortos e sem efeitos de chuva ou neve. Em comparação com Gran Turismo, que leva as corridas a cenários de cartão postal, as treze pistas de Forza 2 ??? a maioria representações de circuitos reais como Mugello, Tsukuba e Laguna Seca ??? são as mais genéricas e ???sem alma??? possíveis. Mas pelo menos a seqüência roda em suaves-como-bundinha-de-neném 60 quadros por segundo, que faz toda a diferença em relação aos 30 quadros de antes. O jogo aproveita muito bem as funcionalidades online do Xbox 360. Além de um multiplayer para até oito jogadores simultâneos (sem muito lag na maioria das vezes), Forza 2 permite enviar imagens do ???Photo Mode??? online, assistir a corridas dos outros em tempo real pelo Forza TV (idéia emprestada do modo de TV de Project Gotham Racing 3) e leiloar carros por uma espécie de eBay online. O leilão seria inútil caso tudo que pudesse ser oferecido fosse versões ???tunadas??? dos carros existentes, mas a razão de ser desta opção está em um versátil modo de pintura. ?? possível aplicar decalques e formas pré-criadas em 4.100 camadas pelo editor, e apesar de não ser exatamente um Photoshop, as criações de algumas pessoas mostram que não há limite para os desenhos. [t2]O Veredicto[/t2] Forza Motorsport 2 é uma seqüência limitada e com evoluções bastante previsíveis. Os gráficos em alta-definição, a movimentação mais suave, os ajustes na física e a ferramenta de pintura são pontos relevantes, mas ainda falta uma modelagem mais sólida para os carros, mudança de tempo e pistas mais originais e bonitas, para citar o básico. Contudo, não se pode ignorar que, mesmo sem inovar, este é um dos melhores simuladores já feitos, e sem dúvida uma alternativa mais divertida, mas não menos complexa, a seu bem polido rival. [t2]Prós:[/t2] [list]??tima jogabilidade/dirigibilidade; Inteligência artificial excelente; Complexo, mas ainda bem amigável; Modo de carreira é longo e interessante; ??timas opções online: multiplayer, leilões, Forza TV; [/list] [t2]Contras:[/t2] [list]Gráficos em alta-definição, mas genéricos e ainda longe de um Gran Turismo; Poucas pistas; Atualização muito conservadora, falta inovar.[/list]
Fonte: Outer Space
Guimephiles
Enviado por Guimephiles
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