Análise - My Time at Sandrock  ( Nintendo Switch )

Análise - My Time at Sandrock ( Nintendo Switch )

My Time at Sandrock é um título indispensável para todos os fãs do gênero.
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Sendo desenvolvido pela Pathea Games e distribuído pela Focus Entertainment, My Time at Sandrock é um jogo que combina elementos de RPG e simulação, apresentando um sistema de fabricação de itens. É praticamente um jogo de craft super tunado que permite aos jogadores fazer um pouco de tudo.

Para aqueles que chegaram a este título de paraquedas, saibam que My Time at Sandrock é basicamente uma continuação de My Time at Portia, jogo com as mesmas mecânicas, porém situado em um país vizinho de Sandrock.

Não se preocupem, pois jogar o Portia não é necessário para entender a história de Sandrock. Isso porque o jogo segue seu próprio rumo com sua própria narrativa. Claro que conhecer o primeiro jogo traz uma certa vantagem ao iniciar o segundo, já que as mecânicas, como mencionado anteriormente, são praticamente as mesmas.

My Time at Sandrock

Em My Time at Sandrock, a trama se desenrola em um mundo pós-apocalíptico, onde uma calamidade devastou a maioria das tecnologias. Nesse cenário, nos encontramos em Sandrock, uma pequena cidade localizada no coração de um deserto árido.

Nosso personagem principal é um construtor novato que chegou à cidade com o objetivo de fazer um nome para si mesmo e de melhorar a cidade. Ao iniciarmos o jogo, podemos selecionar o sexo do nosso personagem, assim como personalizar suas feições e data de aniversário.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107332.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107333.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107334.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107351.webp

Assim que saímos das customizações, somos apresentados ao chefe da guilda dos construtores, que logo nos fornece uma oficina e nos pede para começar a trabalhar.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107306.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107307.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107309.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107308.webp

A princípio, para novos jogadores, o game pode apresentar uma certa dificuldade no início, isso porque nos deparamos com um mapa relativamente grande, cheio de pessoas e lojas para interagir. Cada loja vende itens diferentes, e cada morador da cidade possui sua própria rotina.

Uma dica que eu dou para os novos jogadores é sempre ler todo o diálogo dos NPCs e também ler todos os menus e submenus do jogo. Esses menus sempre contêm dicas importantes sobre os itens que você utiliza ou vai utilizar. Caso você não faça isso, pode ser que perca bastante tempo tentando encontrar algo que foi mencionado em algum diálogo. Pois esse é um daqueles jogos que não te pega pela mãozinha e te dá tudo de mão beijada. Se você não prestar atenção, vai perder alguma coisa.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107338.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107339.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107340.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107341.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107342.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107343.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107344.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107345.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107346.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107347.webp

A narrativa do jogo se desenvolve por meio de várias missões que nos desafiam a construir ou restaurar objetos e maquinários para a cidade ou cidadãos. E junto com essas tarefas, temos as missões de história e as boas e velhas missões secundárias, que servem tanto para nos dar dinheiro quanto para desbloquear quests especiais com os NPCs específicos.

Além das quests secundárias, o jogo também possui um sistema de pedidos de construção, onde todos os moradores podem pedir algo aleatório para você construir. Normalmente o NPC pede algo de acordo com a profissão dele. E fazer essas missões além de dinheiro, também dá pontos de interesse com aquele NPC.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107350.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107327.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107328.webp

Basicamente, neste jogo, podemos optar por avançar na história rapidamente ou fazer todas as missões disponíveis no dia.

A trama principal do jogo gira em torno do combate diário entre a polícia local e um grupo de inimigos répteis humanoides, bem como um suposto vilão chamado Logan. A história em si é simples e fácil de entender, afinal, o jogo está completamente traduzido em português, o que facilita ainda mais.

NPCs

Assim como citado acima, na cidade existem diversos NPCs, cada um com um trabalho ou um estabelecimento específico. Cada NPC é único e, caso você faça todas as missões secundárias, uma hora ou outra irá conhecer todos. Além disso, parte dos NPCs irão meio que se apaixonar por você à medida que os pontos de interesse sobem, cabendo a você escolher se quer paquerá-los ou deixá-los apenas como amigos. Normalmente, quando se tem um diálogo, sempre há 2 ou 3 opções de resposta, e dependendo dessa resposta, você pode acabar fazendo com que aquele NPC se interesse romanticamente por você, independente do sexo do seu personagem ou do NPC.

Além disso, quanto mais pontos de interesse você tem com um personagem, mais benefícios você adquire com ele. Por exemplo, se você for apenas um conhecido do dono do restaurante, você não receberá nenhum benefício, mas se você for o melhor amigo dele, receberá 5% de desconto nos produtos.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107316.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107320.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107325.webp

No total, existem 7 níveis de familiaridade com os NPCs, e a cada nível você ganha mais benefícios com eles. Alguns NPCs só podem ser pedidos em namoro em determinados níveis, outros você consegue namorar depois de certa missão, e por aí vai. Caso queira, você pode namorar com vários NPCs ao mesmo tempo, porém, se for visto saindo com outra pessoa, os NPCs irão brigar com você, perdendo completamente a confiança. No jogo também dá para casar, porém, se for casar, automaticamente você terminará com todos os outros NPCs que estiver namorando.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107329.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107330.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107331.webp

Coletando e Construindo

Uma das coisas que o personagem mais irá fazer no jogo é coletar e construir, e para isso precisaremos vasculhar o mapa atrás de matérias-primas para as nossas construções. Porém, para farmar esses insumos, levamos sempre em conjunto com o jogador uma picareta e um machado, que servirão para coletar todos os recursos disponíveis. Aqui, todos os itens, tanto do jogador quanto os coletáveis, possuem níveis, e alguns itens, além dos níveis, também possuem tipos, como as ferramentas e as armas. Exemplo: picareta de bronze / picareta de ferro / picareta de alumínio. Então, ao longo da jornada, para conseguir coletar mais recursos diferentes, precisaremos fazer upgrades das nossas armas e ferramentas.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107310.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107311.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107312.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107317.webpAlém do ambiente externo, o mundo de Sandrock conta com dungeons divididas por níveis de dificuldade, com algumas focadas na mineração e outras mais voltadas ao combate. Nestes locais, além de recursos valiosos, os jogadores poderão encontrar objetos raros da civilização passada, como diários e itens tecnológicos.

Outra coisa que podemos fazer no jogo é plantar. Aqui, podemos arar uma parte da nossa oficina, a fim de plantar diversos tipos de sementes. Essas sementes depois viram frutas ou árvores, onde podemos colher os itens para comer, usar em receitas ou missões.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107326.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107337.webp

Devo salientar que até agora não falei nem 30% de todas as coisas que são possíveis fazer nesse jogo. Praticamente ele atira para todos os lados, aqui você sempre terá alguma coisa para fazer, tanto que eu mesmo tive que aumentar a duração de um ciclo de dia para conseguir fazer tudo o que eu queria. Podemos alterar isso no menu do jogo.

Oficina

A oficina é o local onde podemos construir livremente. Aqui é o único local do jogo que podemos alterar 100%. Nela, podemos fazer diversas máquinas para nos ajudar, construir celeiros para os animais e arar terra para o plantio.

Aqui também podemos personalizar a nossa casa, colocando janelas, portas ou ampliando à nossa maneira. Claro que, para fazer tudo isso, precisaremos de espaço, e para isso precisaremos arrumar dinheiro para expandir o nosso terreno.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107319.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107324.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107348.webp

No começo, nosso espaço é limitado, porém, ao decorrer do jogo, conseguiremos dinheiro suficiente para expandir vários metros de terra.

Combate

O mundo de My Time at Sandrock não é um local muito pacífico para morar. Lá, existem diversos tipos de animais selvagens, máquinas antigas e vilões lagartos que tentarão nos atacar. Para nos defender, usaremos várias armas distintas, cada uma com um estilo diferente de gameplay. As armas disponíveis são: armas de longa distância, adagas, lanças, espada com escudo e espada pesada.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107321.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107322.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107323.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-107336.webp

O bom é que você não precisa focar somente em um estilo de luta, se quiser, pode carregar uma arma de cada e alterar durante o combate. Falando do combate em si, ele é super simples. Basta apertar o botão de bater que a mira irá focar automaticamente no inimigo, com exceção das armas de longa distância, onde teremos que mirar manualmente para acertar. O jogo também possui um sistema de esquiva simples, onde podemos esquivar de praticamente qualquer ataque de monstro. Nessa parte, o jogo não foi tão difícil. Na realidade, às vezes é meio chato, de tão simples e fácil que é.

Desempenho ( Nintendo Switch)

A versão que joguei foi a do Nintendo Switch. Aqui, como não deve ser surpresa para ninguém, não é a melhor plataforma para se jogar My Times Sandrock, porém, é jogável.

Na build 1.0 do jogo, o desempenho ficava aceitável somente no modo portátil, e no dock ficava entre 24 a 29 fps. Porém, na versão 1.2.2.1, foram resolvidos 80% dos problemas de travamento, e agora tanto no portátil quanto no dock, o jogo consegue ficar estável entre 29 a 30 fps.

Somente em certas partes, quando há muitos inimigos na tela em combate, o jogo cai a 25 fps, mas logo volta ao normal.

Uma coisa que ainda persiste até hoje é um sério problema de demora de carregamento de estrutura e personagens. Muitas vezes, você está correndo e do nada brota algo na sua frente, estilo GTA SA no PS2.

Na questão de bugs, o jogo em sua maioria corre bem, porém, algumas vezes acontecem alguns bugs estranhos de coisas não carregarem, como sua oficina inteira. Então, a única maneira de fazer ela voltar é reiniciando o jogo. Outras vezes, acontece das máquinas que fazem itens bugarem, então mesmo que você tenha o material, elas não fazem o item correspondente.

Slide https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-bugs-107352.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-bugs-107353.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-bugs-107354.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-bugs-107358.webp;;;https://www.gamevicio.com/static/imagens_up/big/108/my-time-at-sandrock-bugs-107357.webp

Uma boa notícia é que a desenvolvedora ainda está atualizando o jogo, então pode ser que ele melhore mais ainda com o tempo.

Conclusão

Para os amantes de jogos como Harvest Moon e Stardew Valley, tenho certeza de que irão se encantar com My Time at Sandrock. Este jogo não só oferece uma experiência excelente, mas também é daqueles que nos fazem perder horas a fio sem perceber.

A diversidade de atividades disponíveis é impressionante - desde construir, lutar, explorar, até namorar e cultivar. My Time at Sandrock oferece uma ampla gama de opções para todos os gostos.

É fácil afirmar que My Time at Sandrock se tornou um título indispensável para os fãs do gênero. No entanto, para quem deseja desfrutar ao máximo de todas as nuances do jogo, é altamente recomendável jogá-lo no PC, PS5 ou Xbox. Nessas plataformas, o desempenho e os gráficos são aprimorados em até 200%.

Não que a experiência no Switch seja ruim, muito pelo contrário - o jogo atualmente está muito nesta plataforma. No entanto, em sistemas mais robustos, a experiência de jogo se eleva a um novo patamar.

Para finalizar, recomendo o My Time at Sandrock a todos.

Jogo cedido pelo Pathea Games e Focus Entertainment - Versão 1.2.2.1 - Nintendo Switch

O jogo esta disponível para PC, Nintendo Switch, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

SteamaHR0cHM6Ly9zdG9yZS5zdGVhbXBvd2VyZWQuY29tL3dpZGdldC8xMDg0NjAw

8.5
thumb_up
Nota
Um ótimo jogo para passar o tempo.
Prós
  1. Possui uma história legal e envolvente
  2. Ótima combinação de elementos de RPG, exploração, simulação e fabricação.
  3. O sistema de fabricação é super completo e bem implementado.
  4. Totalmente legendado em português.
  5. Recebeu muitas melhorias em relação a Portia.
  6. O jogo não te entrega tudo mastigado, você precisa pensar um pouco para jogar.
Contras
  1. A versão de Nintendo Switch possui alguns problemas de desempenho.
  2. A qualidade gráfica no Switch é inferior demais à versão de PC e consoles de mesa.
  3. Alguns bugs estão presentes no jogo. ( Versão de Nintendo Switch )
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Publicações em Destaque