Análise | Dragons Dogma 2

Análise | Dragon's Dogma 2

Um grande RPG vem aí!
#Games Publicado por coca, em

Olá, meus queridos usuários! Tive a grande chance de jogar Dragon's Dogma 2 antecipadamente e, nesse período, finalizei a campanha principal e explorei muito esse mundo do jogo. Bem, algo que vou deixar bem claro aqui é que eu nunca finalizei o primeiro Dragon's Dogma de 2012. Tive a chance de jogá-lo por algumas horas, mas não avancei quase nada, então não vou fazer nenhuma comparação entre os dois jogos. Então vamos lá!

Dragon's Dogma 2 é um RPG de ação e mundo aberto desenvolvido pela japonesa Capcom, sob a direção de Hideaki Itsuno, que também é o responsável por dirigir o primeiro Dragon's Dogma e os jogos da popular franquia Devil May Cry. Agora, 12 anos após o lançamento do primeiro, será que Dragon's Dogma 2 vale a pena?

Vou começar dando destaque ao criador de personagens presente em Dragon's Dogma 2. Muitos já devem ter tido a chance de testá-lo, pois a Capcom lançou uma demo gratuita em todas as plataformas. Ele oferece aos jogadores muitas opções de customização, possibilitando criar com quase perfeição atores reais ou basear-se na aparência de personagens de outros jogos.

Leia Também:

  1. Remedy fez progressos consideráveis ​​ao longo de 2023 para os remakes de Max Payne
  2. Funcionários da Rockstar estão preocupados com o desenvolvimento de Grand Theft Auto VI

Apesar de contar com esse rico criador de personagens, optei por criar um personagem simples, sem muitas modificações, apenas com o clássico cabelo branco e olhos vermelhos para um visual marcante, além de algumas tatuagens pelo corpo.

Ao criar seu personagem e escolher sua Vocação, o jogo já inicia imediatamente. Você é um escravo e deve começar trabalhando, coletando pedras. Após iniciar esse trabalho, uma cena se desenrola: uma medusa ataca um acampamento e você é obrigado a lutar contra ela. Nesta parte, há o tradicional tutorial. Dependendo da classe que você escolheu, começará com um arco, uma espada e assim por diante.

A respeito das vocações ou classes, fique ciente de que elas não estão disponíveis logo no início. Existem apenas os padrões, como Combatente, Arqueiro, Mago e Ladrão. As vocações avançadas, como Lanceiro Místico ou Ilusionista, você deve encontrar durante sua jogatina e, assim, ficarão disponíveis para o personagem principal, o Arisen. Para ser bem sincero, até o momento eu não descobri como desbloquear a vocação do Arqueiro Mágico.

A campanha principal de Dragon's Dogma 2 é simples e não vou entrar em detalhes para evitar spoilers. Não espere algo espetacular no quesito história, pois o jogo conquista o jogador principalmente por seu gameplay viciante, com o selo de qualidade da Capcom. No geral, o jogo apresenta um rico universo com uma lore interessante. Mas de forma resumida, no jogo, você foi escolhido pelo Dragão e deve enfrentar o seu destino.

Na parte das missões (incluindo as secundárias), preste bastante atenção, pois em Dragon's Dogma 2 funciona de uma forma diferente. Por exemplo, em boa parte dos RPGs, as missões disponíveis são exibidas com um ícone no mapa ou sobre a cabeça do NPC. Em Dragon's Dogma, isso funciona de forma diferente. Primeiramente, não existe nenhum ícone no mapa ou sobre a cabeça do NPC.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDYvMTA1Mzg0LmpwZw==

Em muitos casos de missões secundárias, o próprio NPC decide te procurar e oferecer a missão. Mas claro, você também pode explorar as cidades e vilas e conversar com todos os NPCs até encontrar novas missões. Tome bastante cuidado, pois eu recomendo não aceitar muitas missões ao mesmo tempo, pois elas têm 'validade' e no final você pode falhar, então faça uma de cada vez.

Já que falei um pouco sobre o personagem principal, vocações e missões, agora vamos entrar no assunto dos Pawns, que são companheiros que te acompanham por toda essa longa aventura. Um desses Pawns é o seu principal, e você pode escolher sua aparência e vocação, bem como equipar itens nele. Enquanto os outros dois Pawns, você pode recrutá-los durante sua jogatina e pode sempre mudá-los, caso tenha pontos suficientes para o recrutamento, mas alguns custam zero.

Existe uma pedra especial que pode ser encontrada em qualquer vilarejo, cidade ou parte do mapa e que serve para você contratar ou encontrar os Pawns de outros jogadores. Além disso, existem aqueles que foram feitos pela própria Capcom. Todos são únicos em aparência e cada um tem seu estilo, que pode ser mais gentil ou nem tanto... A interação dos Pawns durante a jogatina é excelente pelo simples motivo de estarem sempre se comunicando, até porque, infelizmente, o protagonista é mudo.

Na minha opinião, o principal ponto positivo de Dragon's Dogma 2 é o combate, pois é aqui que o jogo brilha e chama a atenção do jogador. No entanto, algo que pode fazer falta para alguns jogadores é a opção de "Lock-On", que infelizmente não existe em Dragon's Dogma 2. Então, no começo, você pode ter um pouco de dificuldade, mas logo se acostumará e verá que o jogo funciona perfeitamente sem ele.

Durante minha aventura em Dragon's Dogma 2, eu testei quase todas as vocações, mas o Lanceiro Místico foi o que mais gostei. O combate dele é rápido, utilizando ataques corpo a corpo velozes combinados com algumas habilidades mágicas. Ele também possui um tipo de "teletransporte". É uma vocação bastante equilibrada, seja para derrotar inimigos pequenos ou grandes.

Junto com as vocações, também temos as Aptidões, que são habilidades especiais obtidas ao aumentar o seu nível de vocação. Cada vocação possui suas próprias Aptidões, das quais você pode desbloquear e equipar até seis por vez. Algumas delas servem para aumentar sua vida máxima, o peso que você pode carregar, entre outros atributos. Em relação ao peso que você carrega, recomendo sempre guardar seus itens no depósito.

Além do excelente combate, o jogo também apresenta talvez uma das melhores explorações em um jogo de mundo aberto que já joguei. O mapa do jogo é grande e existem duas áreas enormes. Como não existem cavalos, você terá que explorar tudo a pé com seus Pawns. No começo, pode parecer cansativo ir do ponto A até o B, mas logo você se acostuma e aprende como o mundo do jogo é belo, com muitas coisas para você encontrar, como dungeons, pois existem várias e onde normalmente ficam os melhores itens.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDYvMTA1Mzg1LmpwZw==

Apesar da falta de cavalo, existe uma carroça que pode levá-lo para algumas cidades do jogo. Ao conversar com o NPC, ele diz para onde vai e você aceita ou não. Nessa parte entra a viagem rápida. Você deve cochilar para a viagem iniciar, mas pode ser surpreendido com inimigos atacando a carroça à noite e deve matá-los para poder continuar.

Além da carroça, também existe uma pedra mágica que serve como viagem rápida, mas ela só funciona em partes do mapa que você liberou um cristal especial. Recomendo usar essa pedra apenas para mudar entre as regiões do mapa, até porque essa pedra é rara e é vendida por um preço bastante alto pelos NPCs mercadores.

Eu sinceramente recomendo explorar Dragon's Dogma 2, pois durante esse percurso de ir do ponto A até o B você sempre dará de cara com bastantes inimigos, e o certo é derrotá-los para assim ganhar experiência e evoluir o seu personagem e também a sua vocação (do Pawn principal também).

No começo do jogo, prepare-se para enfrentar muitos goblins que são bastante violentos, mas com o passar das horas, logo você encontrará o seu primeiro inimigo 'grande', como um ciclope, e é aqui que começa o desafio. Você precisa aprender uma das principais mecânicas de combate do jogo, ao meu ver, que é se 'agarrar' ao inimigo.

Em Dragon's Dogma 2, existe a boa e velha barra de energia, que se chegar a zero, seu personagem pode ficar desnorteado por alguns segundos. Ao se agarrar em um inimigo gigante, você pode escalá-lo em direção à sua cabeça, que é o ponto fraco. Nesse percurso, você gasta uma grande quantidade de energia, então preste bastante atenção para não cair e até mesmo morrer caso leve um ataque poderoso.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDYvMTA1Mzg2LmpwZw==

Existem itens consumíveis em Dragon's Dogma 2, como uma poção para recuperar vida e também certos itens que você encontra pelo mundo que recuperam sua energia. Eu recomendo guardar bem esses itens e usar somente durante as lutas contra esses chefes gigantes, assim você poderá sempre escalá-los, bater em sua cabeça até derrubá-los no chão e aplicar um ataque fatal que pode até mesmo remover uma barra completa de vida. E sim, os inimigos grandes têm muito HP e, em alguns casos, são 4 barras de vida, então boa sorte!

Já que eu falei sobre os goblins e os inimigos especiais grandes pelo mapa, é bom mencionar que Dragon's Dogma 2 não é um jogo fácil. Olhando de primeira, parece que temos aqui apenas mais um RPG padrão em que você derrota tudo em sua frente e raramente morre. A verdade é que em Dragon's Dogma 2, um mero descuido e você já era!

É isso mesmo, um simples goblin (ou dois ou três de uma vez) pode pular em sua direção com toda a violência e derrubar o seu personagem, que ficará debilitado e com pouca vida. Nessa parte, você precisa dar comandos ou esperar a boa vontade do Pawn para te levantar. Além disso, se você morrer, o jogo te dá três opções básicas: voltar no último ponto de salvamento automático, para a última pousada, ou voltar para o menu principal.

Apesar de ser desafiador, não é nada de outro mundo, e basta você se acostumar com o jogo que logo levará jeito. Uma dica que talvez possa ajudar bastante qualquer jogador que tenha dificuldade é recrutar um Pawn da vocação Mago que tenha habilidades de cura e buffs. Com essa vocação no seu time, o jogo fica muito mais acessível.

Bem, acho que comentei boa parte dos principais pontos positivos de Dragon's Dogma 2, então agora vem o outro lado da moeda, que pode ser algo que muitos devem estar sabendo, que é o desempenho. Eu joguei ele no PS5 e como a Capcom já havia dito anteriormente, o foco do jogo é rodar com 30 FPS+, então sim, a taxa de quadros é realmente desbloqueada.

Por ser desbloqueada, eu me senti em uma verdadeira montanha-russa de desempenho. O jogo roda a 30 FPS+ em praticamente 95% da jogatina, mas esses 5% são os que podem irritar certos jogadores (como no meu caso). Eu não tenho como medir/testar a taxa de quadros no PS5, mas com meu 'olhômetro', há quedas sim, com a pior na minha opinião caindo para menos de 20.

Esse tipo de grande queda de FPS acontece principalmente durante o combate contra os inimigos grandes, pois existe muita coisa na tela acontecendo ao mesmo tempo e vira uma verdadeira festa de efeitos, principalmente com as habilidades especiais de cada personagem (os Pawns, no caso). Resumindo, existem sim quedas de FPS, mas eu sinceramente acredito que a Capcom esteja trabalhando para corrigir isso, sem contar que possivelmente meu jogo estava sem o patch day-one.

Já que eu falei do desempenho, entrarei também no assunto dos gráficos, pois vi bastante gente acusando Dragon's Dogma 2 de ser 'feio' visualmente. Bem, sinceramente, eu achei o jogo muito bonito, o destaque fica principalmente para a iluminação. Principalmente na parte do dia, o jogo tem uma iluminação que tenta ser bem realista e, ao meu ver, a qualidade é excelente. Além disso, o jogo também aparenta rodar em uma resolução bastante alta, sendo super nítido e sem serrilhados.

Outro ponto negativo, ao meu ver, além do desempenho de montanha-russa, são as expressões faciais dos NPCs do mundo do jogo. Olha, a situação aqui é bem feia, na minha opinião, e eu não queria falar dessa maneira, mas acho que é uma das piores expressões faciais que já vi em um jogo. Prepare-se para iniciar conversas com os NPCs, onde eles simplesmente só mexem a boca de forma toda errada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDYvMTA1Mzg3LmpwZw==

Essas expressões são horríveis para todos os NPCs; no entanto, é bom mencionar que em Dragon's Dogma 2 existem cutscenes, e aqui, as expressões são excelentes. Se você foi alguém que criticou um certo jogo que lançou no ano passado com expressões faciais ruins, a situação em Dragon's Dogma 2 é bem pior, mas isso não atrapalha o jogo em NADA.

De todo modo, eu realmente gostei muito de Dragon's Dogma 2 e, na minha opinião, é um dos melhores lançamentos de 2024 até o momento. Se você nunca jogou o primeiro e quer começar logo de cara por este, eu recomendo e você não irá se arrepender!

9.0
whatshot
Nota
Um RPG de ação que encantará os jogadores com sua qualidade!
Prós
  1. Excelente combate;
  2. Muitas vocações disponíveis;
  3. Os Paws são o charme do jogo;
  4. Jogo desafiador e você precisa aprender as mecânicas básicas;
Contras
  1. Problemas de desempenho;
  2. Expressões faciais horrendas;
coca
coca

Me segue lá no Twitter.

[email protected]

Equipe do Site, Narnia do oeste ao lado sul do norte meio oeste
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,