Análise - 8BitDo Ultimate C

Análise - 8BitDo Ultimate C

Um dos controles mais custo beneficio do ano!
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Hoje estou trazendo pra vocês uma análise completa do 8BitDo Ultimate C, um dos controle mais custo benefício do mercado.

Para quem não conhece a 8BitDo, ela é uma empresa chinesa que fabrica e desenvolve controles para video games. A empresa foi fundada em 2013 e tem como objetivo fornecer aos jogadores produtos de alta qualidade a um preço acessível.

Unboxing

Começando pelo unboxing, aqui temos uma caixa super simples mas que serve muito bem o seu propósito de proteger o controle.

Dentro dessa caixa vem:

  1. 1 Manual em diversas línguas, menos português.
  2. 1 Receiver Wireless 2.4G
  3. 1 Cabo USB C 2.0 de 110 cm
  4. 1 controle 8BitDo Ultimate C

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103788.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103789.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103790.jpg

8Bitdo Ultimate C

Aqui só de pegar o controle na mão, já posso dizer que ele possui um acabamento de ótima qualidade, nele tudo é firme, e ao balançarmos não ouvimos nada solto em seu interior.

Analisando o seu design vemos que claramente esse controle tem o formato inspirado no Pro Controller do Nintendo Switch porém com os botões de ação no padrão Xbox. Esses botões são convexos e são de membrana. E quando estão totalmente apertados, o final de curso deles fica rente ao painel do controle. E pelo que eu vi aqui, a gravação das letras desses botoes nao sao daquelas que se apagam com o tempo

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103792.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103793.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103794.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103795.jpg

Os D-pads são firmes, possuem um design padrão de cruz e são de membrana.

Do jeitinho que o pessoal que joga jogos de luta gostam, eu na minha opinião prefiro os D-PADs redondos, mas com esse aqui eu tive uma boa experiência.

Aliás, quando os D-PADs estão totalmente apertados eles ficam um pouco acima do painel do controle.

Indo para os analógicos, eles não são de Hall Effects, então aqui temos analogicos normais, porém que parecem ser de boa qualidade. Claro que isso também muda de acordo com a intensidade de uso do controle.

E o tamanho dos analógicos pra quem quiser colocar um kontrolfreek é de 17,40 mm.

Nos botões centrais do controle nós encontramos o “-” e “+” que também são conhecidos por SELECT e START, o botão de estrela que tem a função turbo e o botão home.

Em Cima do controle temos os gatilhos LB e o RB que são de membrana. E o "LT" e "RT" que possuem um aperto linear.

Indo pra parte de trás do controle podemos ver a capacidade da bateria que é de 500 mAh, essa bateria carrega completamente em 2 horas e dura no máximo 25 horas. Uma excelente duração.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103796.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103797.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8-bitdo-ultimate-c-103798.jpg

E o peso do controle que é de 209,5 gramas.

Testes de uso ( Windows e Android )

Começando pelo PC, com o controle conectado pelo receiver, ele foi reconhecido como (Ultimate C wireless controller)

Porém aqui nós temos 2 modos de conexão:

  1. Se apertarmos “X + Home” na hora de ligar o controle, ele conectará no modo X-Input.
  2. Se apertarmos "B + Home" ele irá conectar no modo D-Input.

E próximas vezes que ligarmos o controle, basta apertar o home que ele irá conectar no último modo usado.

A princípio acredito que para 90% das pessoas, o modo X-input será o mais recomendado, pois nesse modo o controle irá funcionar nativamente em quase todos os jogos de PC. ( A e esses modos de conexão também servem pra conexão via cabo, então antes de ligar o controle no usb, iremos apertar “X + Home” ou “B + Home”. )

E como esse controle se comporta nos jogos no PC ?

- Maravilhosamente bem, basta conectar o receiver no PC, ligar o controle e sair jogando.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103799.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103800.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103801.jpg

Já no Android tanto com o receiver quanto pelo USB o controle só funciona no modo D-Input. Funcionando em quase todos os jogos e em todos os softwares de roms alternativas que eu testei.

Porém como vocês podem ver nessas fotos abaixo, jogar no celular com esse controle não é uma experiência muito agradável, isso porque ele não vem com suporte para celular e não funciona via bluetooth, então somos obrigados a utilizar um receiver grudado no celular ou jogar com o controle conectado por cabo USB.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103805.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103806.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103807.jpg

Teste de analógicos e Polling Rate

Começando pelos analógicos, primeiro eu fiz o teste de círculo, e para minha surpresa o controle não possui um curso redondo, ele possui um curso um pouco quadrado, o que não seria o certo. Porém está dentro do aceitável.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDQvOGJpdGRvLTEwMzgwNC5qcGc=

Também fiz o teste de Polling Rate, e o resultado foi o seguinte:

  1. Conectado pelo Receiver = 95,05hz com delay de 10,53ms.
  2. Conectado pelo Cabo = 249,14hz com delay de 4,2ms.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103802.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/104/8bitdo-103803.jpg

Para quem não sabe o Polling Rate e taxa de atualização do controle, resumindo, quanto mais Polling Rate mais rápido será o controle e menor será o delay.

E como vocês viram nos testes o melhor resultado foi com o controle conectado por cabo onde o tempo de resposta ficou em 4,2 milissegundos.

Eu também fiz um Overclock pelo Hid-usbf porém não funcionou, e o controle não teve aumento de performance.

Funções extras

Aqui nesse controle, diferente de outros da marca, temos poucas funções extras, na realidade eu só encontrei uma, a função de Turbo.

Essa função faz com que o botão escolhido entre no modo de aperto rápido, e para desativar basta repetir o comando novamente.

Minha opinião

Bem na minha opinião esse é um controle claramente focado para um público mais casual ou para aqueles que estão atrás de um mais custo benefício.

Nele não temos conexão via bluetooth, não temos software de personalização e não temos analógicos de hall effects.

Porém temos um controle super funcional, com uma ótima duração de bateria e com uma qualidade de construção muito boa. Que ao meu ver já é o suficiente para atender a maioria das pessoas.

Mas mesmo assim, eu não posso considerar esse o controle mais custo beneficio do momento, isso porque atualmente no mercado temos outros controles na mesma faixa de preço que fazem tudo que 8BitDo Ultimate C faz e ainda funcionam no Nintendo Switch e IOS, possuem giroscópio e possuem um aplicativo dedicado para celular.

Então pra finalizar, o 8BitDo Ultimate C está super recomendado, porém só se você for jogar exclusivamente no PC.

Video análise

VGk2T1JqYWhqXzA=

Links para comprar

  1. Loja oficial: > AQUI < - R$ 148,56
  2. Aliexpress: > AQUI < - R$ 137,17
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Publicações em Destaque