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Análise do jogo "WWE 2K14" para PS3 escrito por Lusogamer

Escrito por Lusogamer, nota 8 de 10, enviado por friderino,
WWE 2K14, o novo jogo de Wrestling desta vez publicado pela 2K Sports, foca-se na Wrestlemania, o maior evento da WWE que ocorre anualmente, recriando os lutadores e arenas consoante a sua época. No entanto neste novo jogo não se limita às superestrelas da modalidade que marcaram presença nas Wrestlemanias, também contém os lutadores e lutadoras atuais, sendo possível cruzar caminho entre as várias gerações nos diversos modos à disposição do jogador. Mas será que WWE 2K14 acrescenta algo de novo e realmente interessante à série? O modo "30 Years of Wrestlemania" é o palco principal deste novo jogo, recria praticamente três décadas da história da WWE! Tal como em WWE 13, será tudo uma simulação daquilo que aconteceu na vida real, onde deverão fazer determinadas coisas num combate como por exemplo executar um certo ataque, completar um "Wrestlemania moment" (um "Quick Time Event" cinemático em que normalmente consiste em atacar o oponente), fazer com que o adversário fique com um dano critico e ganhar o combate! Quem cumprir com todos os objetivos propostos desbloqueará lutadores, arenas, fatos, títulos, fotos e vídeos. Nos mais de 45 combates que se pode encontrar nesse modo reparei que ao contrário de WWE 13 não há uma sequência narrativa! No WWE 13 o foco era a Attitude Era e praticamente tudo geria à volta disso, os lutadores, as rivalidades e a história tinham ligação imediata, contavam a história em vídeo de uma era marcante da WWE que durou alguns anos! A Wrestlemania é um evento que ocorre anualmente, dura à décadas e como tal há mudanças de gerações, novos lutadores surgem e normalmente a cada ano há uma história e rivalidade diferente, mas com este tipo de abordagem possibilitaram uma junção de várias gerações e a produtora incluiu antes de se iniciar algum combate um texto que explica de forma resumida o que aconteceu para haver aquela rivalidade. No geral é sem dúvida nostálgico, nomeadamente para os fãs da modalidade reviver todos esses diversos momentos, mas a forma como o tema foi abordado na edição do ano passado era no geral mais interessante. Em WWE 2K14 temos acesso a 75 lutadores, embora haja mais para quem reservou o jogo, para quem comprou a edição especial ou quem comprou o Season Pass. Lutadores de grande renome como Batista, Hulk Hogan, Andre The Giant, Goldberg, "Macho Man" Randy Savage, Ric Flair, The Rock, Stone Cold Steve Austin e Undertaker, por exemplo, marcam presença no jogo e todos eles estão bem recriados e com os seus devidos ataques e imagens de marca! Sendo este jogo focado na Wrestlemania e tendo o Undertaker o fantástico recorde de 21 vitórias e nenhuma derrota no maior palco da WWE, a Yuke's, produtora do jogo, decidiu criar um modo dedicado a este lutador, o "Streak Mode". Nesse modo pode-se tentar derrotar o Undertaker na Wrestlemania com qualquer lutador, sendo algo extremamente complicado porque o Undertaker terá habilidades especiais, sendo por vezes algo frustrante, e podem defender o Undertaker contra hordas de lutadores, sendo o objetivo derrotar um a um todos os lutadores presentes no jogo! Há que referir que embora este jogo seja focado na Wrestlemania, é também um jogo da WWE e como tal são incluídos não só lutadores antigos como lutadores recentes, incluindo naturalmente lutadores que nunca tiveram a oportunidade de lutar no maior palco da WWE. Com isto dito é indesculpável não terem incluído lutadores como Curtis Axel, atual campeão intercontinental, Goldust, um dos campeões de Tag Team, The Wyatt family que têm marcado bastante impacto deste que chegaram à WWE, The Usos, que já lutaram pelo titulo de Tag Team e que tem marcado constantemente presença em praticamente todos os programas da WWE (Raw, Smackdown, Main Event, entre outros) e Rob Vam Dam que lutou recentemente pelo titulo E.U.A e pelo titulo mundial de pesos pesados. Esses lutadores são demasiado importantes para serem ignorados e deviam marcar presença no jogo, nem que fosse por DLC. Em relação à jogabilidade, o sistema base do WWE 13 foi transitado para o novo jogo, no entanto em WWE 2K14 andar, correr e executar golpes está mais fluído e as animações estão mais dinâmicas. Por vezes o lutador está frustrado por o adversário ser resistente e coloca as mãos na cabeça como que incrédulo pelo o que se está a passar, ou então o oponente está demasiado tempo fora do ringue e o outro lutador faz um movimento como que a chamá-lo e quando atacamos por exemplo várias vezes o braço de um lutador, esse lutador faz um movimento com o braço como se tivesse dores e são essas animações e pequenos pormenores que tornam este jogo mais real que os anteriores. A Yuke's, produtora de WWE 2K14, incluiu também um novo sistema de "reverses" que torna o jogo mais rápido e ofensivo e menos repetitivo que o anterior, no entanto passado algumas horas de jogo rapidamente se apercebe que não há uma enorme quantidade de "reverses" e a repetição acaba por ser inevitável. Pedia-se uma maior quantidade de "reverses" de forma a eliminar quase que por completo este problema, no entanto é importante frisar que este é o jogo menos repetitivo da série! É importante referir no entanto que embora a produtora tenha aumentado a dificuldade, algo que sempre quis que fizessem, na dificuldade máxima exageraram de tal modo que deixa de ser um jogo de Wrestling para passar a ser um jogo quase unicamente de reverses. Wrestling é conhecido e apreciado como uma luta diversificada, onde se pode atacar o oponente de várias formas, acrescentando uma espetacularidade única, mas WWE 2K14 na dificuldade máxima é quase impossível fazer "grapples", seja com o lutador levantado, deitado, encostado às redes, enfim, seja qual for a posição do adversário. Sendo assim será necessário recorrer maioritariamente a murros e pontapés até ganharem o "signature" e por fim o "finisher" e mesmo assim terão que entrar no "jogo dos reverses". Com isto perde-se toda a espetacularidade a que a WWE nos habitou. Aumentarem a dificuldade de forma os oponentes serem mais resistentes, atacarem mais e sim, fazerem mais reverses tudo bem, exagerarem de forma a limitarem completamente o combate a apenas alguns ataques e ser praticamente tudo baseado em reverses não é WWE! Foi também adicionado ao WWE 2K14 sete novo "OMG Moments" bem como novos " Catapult Finishers". Outra das novidades deve-se à entrada dos lutadores, onde alguns deles ganharam voz, ao contrário dos jogos anteriores onde as superstars não transmitiam qualquer som. No próprio ringue há lutadores que ao se "exibirem" fazem som, como o Daniel Bryan que diz "NO NO NO", o problema é que este sistema tem uma falha e há lutadores que não transmitem som quando deviam fazê-lo e até ao momento isto não foi corrigido com nenhuma atualização. Graficamente não há grandes mudanças em relação à edição do ano passado, mas foi ligeiramente melhorado, embora nesta altura se exigisse muito melhor! De realçar que o design do menu principal está mais apelativo e até mais fluido que os anteriores da série, e embora isso possa parecer insignificante, a verdade é que irão passar pelos menus durante muito tempo e a sua fluidez é sempre importante ao navegar pelas opções. Em relação ao "modo criação", tem mais opções que nunca, principalmente a criar uma nova superstar! Nesse modo é possível, para além do que foi referido anteriormente, criar entradas dos lutadores, ataques, arenas, títulos e até uma história, por exemplo! É um modo que ocupa muito tempo mas compensa pela quantidade de ferramentas oferecidas e incentiva o jogador a ser criativo. Sobre o multijogador, nota-se que a mudança de editora fez diferença porque há muito menos lag que nos jogos anteriores, certamente proveniente dos melhores servidores da 2K Sports. Assim sendo o modo multijogador é mais fluido e como tal mais divertido, pois nos jogos anteriores era muitas das vezes quase impossível usufruir desse modo! No entanto realço que embora o multijogador de WWE 2K14 esteja muito melhor que o dos anteriores a nível geral, por vezes há ainda algum lag, embora, como disse anteriormente, muito menor! Normalmente o multijogador é equilibrado, mas facilmente não o é caso alguém vá com uma superstar da WWE e o oponente vá com um lutador criado por si. Compreendo que os jogadores queiram exibir aquilo que criaram, mas esses lutadores criados pelos jogadores tem ataques praticamente impossíveis de se defender e que causam muito dano, sendo quase impossível ganhar o combate e obviamente que isso quebra o equilíbrio. Felizmente há uma solução para isso, quando se vai à procura de uma sessão, ou criar uma sessão, coloca-se "off" na opção de permitir lutadores criados, embora isso possa resultar numa maior espera do jogador porque uma grande parte dos jogadores prefere utilizar os lutadores que criou. WWE 2K14 é um jogo recomendado para fãs de WWE ou para quem tem curiosidade em se aventurar pela primeira vez num jogo de Wrestling. É um titulo divertido, o modo Wrestlemania tem grandes combates e vários momentos épicos, o modo Streak é desafiador mas no fim acaba por compensar, aliás, o jogo em si é mais difícil que os anteriores o que torna mais real, mas a dificuldade máxima faz o jogo irrealista. A jogabilidade foi refinada e foram acrescentados novos sistemas que vem diversificar ainda mais o jogo. Não é um jogo perfeito, longe disso, o grafismo deveria ser melhor, devia haver uma maior quantidade de "reverses", o multijogador continua a ter alguns problemas embora seja claramente melhor que o dos jogos anteriores, existe problemas no sistema de som, lutadores de relevo que não marcaram presença na edição deste ano e a série precisa de um novo motor de jogo, algo que poderá vir-se a realizar com o próximo jogo da série nas consolas de nova geração.
Fonte: Lusogamer
friderino
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