Análise | Tekken 8

Análise | Tekken 8

Franquia volta melhor do que nunca.
#Análises Publicado por Vinicius, em

Tekken, uma das franquias de luta mais amada entre os jogadores, retorna com seu oitavo título principal. O jogo traz a série para uma nova geração, com aprimoramentos que prometem levar a franquia para o próximo nível..

Será que a espera por Tekken 8 valeu a pena?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDQvMTAzMDgwLmpwZw==

Espetáculo técnico

Se tratando de jogos de luta 3D, a franquia Tekken possui um carinho especial entre os fãs, sendo uma das mais antigas e importantes séries do gênero. Com esse novo jogo, desde o começo era possível ver a que a Bandai Namco estava se esforçando em adaptá-la para uma nova geração, e finalmente estando com o jogo em mãos, é notável que foi feito um trabalhoso primoroso pelo estúdio.

A primeira grande mudança que os fãs notarão de cara é os gráficos impressionantes. O uso da Unreal Engine 5 agregou muito para o jogo, trazendo visuais primorosos, combinados com um estilo artístico que renova com sucesso a série, entregando o jogo mais bonito da franquia até o momento, mas sem perder suas características.

Personagens extremamente detalhados e com animações fluídas, belos efeitos nos golpes e uma física bem trabalhada, tudo acrescenta muito aos combates. Sem falar nos cenários bem animados, com fundos cheio de detalhes e coisas acontecendo o tempo todo, dando mais vida às batalhas.

Tekken também sempre se destacou no quesito trilha sonora, apresentando um estilo bem característico da série. Em Tekken 8 o estúdio manteve o alto nível esperado, trazendo uma grande variedade de trilhas que se mesclam muito bem com as lutas e os mais diversos cenários.

Conteúdo aos montes

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDQvMTAzMDgxLmpwZw==

Se tratando de conteúdo, Tekken 8 também é um jogo bastante robusto. Contando com um elenco impressionante de 32 personagens, o jogo se destaca no gênero, entregando um número bem maior de lutadores que seus recentes rivais.

O jogo traz grande parte dos personagens mais adorados pelos fãs já como lutadores iniciais, além de introduzir alguns nomes inéditos. A maioria apresenta estilos de luta muito divertidos, adicionando muitas possibilidades durante as lutas.

Tekken 8 ainda conta com uma boa quantidade de modos disponíveis, desde o completo modo campanha 'O Despertar das Trevas' que dá continuidade à história dos Kazama e o já esperado multiplayer, até o retorno do jogo de vôlei Ball Mode e o Super Ghost Battle onde você enfrenta um fantasma seu com IA que aprende com os seus movimentos.

Falando no modo história, 'O Despertar das Trevas' dá continuidade à batalha de Jin Kazama com seu pai, Kazuya Mishima. Os jogadores já acostumados devem esperar mais uma história cheio de exagero e complicações, ainda assim, o título progride de forma satisfatória a narrativa, fechando algumas pontas que ficaram dos jogos anteriores.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDQvMTAzMDc1LmpwZw==

A campanha em si também é bastante competente, com muitos altos durante a sua história. Além de apresentar lutas emocionantes, ainda temos direto a batalhas de chefes que são realmente empolgantes.

As cutscenes foram muito bem trabalhadas, trazendo belos visuais e uma apresentação extremamente cinematográfica. O jogo também soube balancear bem a quantidade de cenas e gameplay, não tirando a todo momento o controle do jogador, e ocasionalmente usando QTEs em momentos decisivos.

Apesar da campanha divertida e frenética, pode não agradar tanto para quem não é fã de JIn Kazama. Considerando que essa é a história dele, é normal ele ser o foco, mas você passa a maior parte da campanha jogando com ele, o que significa que se não gostar de jogar com o personagem pode acabar não se agradando.

Outro grande destaque que fará os jogadores gastarem muitas horas é o modo Arcade Quest. Seguindo tendências recentes do gênero de luta, aqui você pode criar seu próprio avatar em um mundo com estilo visual bem distinto e explorar um fliperama.

Participando de campeonatos, em Arcade Quest você é constantemente desafiado por outros NPCs. As partidas e evolução desse modo são bastante interessantes, cobrando que o jogador aprenda tudo que o jogo tem a oferecer, incentivando a dominar o combate. É um modo simples, mas serve como um bom passatempo e como uma forma de se acostumar com comandos mais complexos do jogo.

Cada um dos 32 personagens também possui sua própria história, com direto a um final para cada. Infelizmente esse modo acabou não sendo tudo aquilo que poderia ser, deixando a desejar em alguns aspectos.

Nesse modo, você escolhe um personagem, faz algumas lutas e assiste uma cena final. O modo acaba deixando a impressão de que foi feito apenas como um extra a mais para os jogadores terem mais a aproveitar.

O modo é extremamente curto, apresentando poucas lutas, e todas ainda acontecendo no mesmo cenário. Não há o mínimo desenvolvimento para a história, como acontece com outras franquias, parecendo mais lutas aleatórias. Ao menos as cutscenes finais são divertidas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDQvMTAzMDc4LmpwZw==

Gameplay fluída e agressiva

Tekken 8 é um jogo de luta e de nada adiantaria ser tecnicamente perfeito, mas acabar pecando em seu gameplay, o alicerce desse gênero. Por sorte, a Bandai Namco não fez feio e entregou um combate do jeito exato que os fãs esperavam.

O novo título traz um combate fluído e contra grande foco em um estilo de gameplay mais agressivo. Além do retorno do sistema Rage, o qual dá uma última chance de virar o rumo da luta, ainda temos a adição do Heat, uma nova mecânica que traz uma nova camada para cada batalha.

No sistema Heat, é possível ativar um modo especial apenas uma vez por turno onde o personagem entra numa espécie de frenesi. Enquanto a barra de Heat não estiver vazia, o jogador terá acesso a habilidades únicas.

Cada personagem possui características próprias durante o modo Heat, estendendo seus combos e golpes. Além disso, é possível gastar a barra toda de uma única vez para arriscar tudo em um golpe mais poderoso.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDQvMTAzMDc2LmpwZw==

O sistema Heat é mais uma aposta no estilo agressivo que a equipe buscou para Tekken 8. Atacar seu oponente continuamente irá ajudar a prolongar a duração do seu modo Heat, dando mais oportunidades de causar grande dano.

Apesar da quantidade de personagens ser alta, o jogo ainda assim consegue oferecer um elenco de lutadores com uma boa variedade de técnicas e habilidades, trazendo estilos bem diferenciados para os jogadores dominarem.

Para quem está entrando pela primeira vez na franquia ou é iniciante em jogos de luta, Tekken 8 ainda traz a opção de controles simplificados, sendo possível executar combos e especiais mais complexos sem precisar apelar para um vasta combinações de botões. Ainda assim, o título recompensa aqueles que conseguirem dominar seus sistemas, apresentando um bom balanceamento.

O sistema de interação com os cenários também ficou muito mais robusto. Aqui o nível de destruição está muito maior, chegando a alterar a área do cenário e aumentando a zona de combate dos jogadores.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8xMDQvMTAzMDc3LmpwZw==

Conclusão

Tekken 8 é tudo que os fãs da franquia podiam pedir. Um combate refinado e extremamente fluído, um elenco robusto, um modo história totalmente cinematográfico, e gráficos de nova geração.

É difícil achar um ponto negativo para citar no jogo, com Tekken 8 sendo o título ideal para os fãs de luta. Para os fãs que aguardavam tanto por essa sequência, vão ficar muito satisfeitos com o produto que a Bandai Namco entregou.

9.5
favorite
Nota
Tekken retorna em sua melhor forma, com muito conteúdo e tecnicamente impressionante.
Prós
  1. Gameplay extremamente fluído
  2. Robusto em conteúdo, incluindo modos e elenco
  3. Parte técnica impecável
  4. Troca para a Unreal Engine 5 valeu a pena
  5. Modo história empolgante e cinematográfico
Contras
  1. Modo Arcade muito curto
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque