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Análise do jogo "Halo 5: Guardians" para XONE escrito por IGN

Escrito por IGN, nota 9 de 10, enviado por Necross,
[img]hide:aHR0cDovL2Jsb2dzLWltYWdlcy5mb3JiZXMuY29tL2phc29uZXZhbmdlbGhvL2ZpbGVzLzIwMTUvMTAvaGFsbzVfMC5qcGc=[/img] [b]SÓ SEI QUE EMOÇÕES EU VIVI[/b] Depois do excelente Halo 4, a expectativa em cima de Halo 5: Guardians era a maior possível. É o primeiro jogo inédito na série feito para tirar todas as qualidades do Xbox One e que mostra o que os donos do console de nova geração podem esperar de um título exclusivo. Ainda, foi a tentativa do estúdio 343 Industries de tirar todo o peso dos ombros de Master Chief, até então, ícone intocável da série. O game introduz novos companheiros de batalha que ajudam tanto no modo para um jogador quanto no modo cooperativo online e trazem uma segunda equipe, comandada por Spartan Locke, que oferece um contraponto para o enredo complexo. Afinal, Master Chief é amigo ou inimigo? O preço que pagamos para a resposta para esta pergunta é que temos uma campanha principal em que jogamos bem pouco na pele de Chief: cerca de 80% da campanha é jogada como Locke, o que torna um pouco estranho a ideia de o observarmos ao lado de Chief na capa do jogo. Embora o personagem tenha uma excelente atuação e diálogos, ele não supera o Spartan 117 no quesito carisma. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=5v6qXfZlMzc[/youtube] O que faz Halo 5 se superar, contudo, é a modernização de suas mecânicas de combate. O que antes distanciava a série de outros FPS, principalmente os shooters competitivos como Call of Duty -- a mira truncada, combates mais lentos, para citar alguns fatores --, agora a coloca como uma das melhores do gênero. O botão de gatilho da esquerda é, por padrão, a mira, o que obrigou a 343 a refazer o visual de todas as armas para incluir este recurso, que ajuda ainda mais nas batalhas contra inimigos mais espertos. E, claro, há o modo multiplayer que se mostra o melhor já criado para a franquia. Há muitos modos de jogo e cenários para lutar contra quem você quiser, mas o destaque é o modo Zona de Guerra: um mapa gigantesco onde se misturam diversos modos multiplayer que, ao mesmo tempo que agrada a todos os gostos, reúne muita gente para o comum objetivo de vencer. Vai ser difícil outro game superar este quesito de Halo 5. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_GEREpnfNi8[/youtube] [b]Tá bonito mesmo[/b] Desde os primeiros momentos do game rodando no Xbox One, podemos ver como o poder do console fez bem aos personagens e aos cenários de Halo. Como em outros títulos da série, tudo é grande e épico, com fases que têm um visual além da nossa imaginação, principalmente ao mostrar os mundos Forerunner. O desempenho de Halo 5 é outro ponto positivo. Ele roda a cravados 60 quadros por segundo, o que permite combates precisos, principalmente no modo multiplayer, em que é possível ter absoluta clareza de onde estão seus adversários. Você só consegue saber o quão necessário é ter essa performance depois de jogar assim -- da mesma forma que é necessário em Call of Duty, para dar um exemplo. Com a Microsoft querendo emplacar Halo com um eSport, o fato de o game rodar com essa característica é algo essencial. O visual dos personagens é ainda mais valorizado nas animações entre fases. Os inimigos apresentam belo visual e podemos ver detalhes de suas armaduras e, dependendo do adversário, vê-las despedaçando-se a cada tiro recebido. Junto com os cenários bem feitos, todos esses elementos criam uma experiência visual cinematográfica para empolgar qualquer fã. [spoiler][img]hide:aHR0cDovL2ltLnppZmZkYXZpc2ludGVybmF0aW9uYWwuY29tL2lnbl9ici9zY3JlZW5zaG90L2IvYmFuc2hlZS9iYW5zaGVlX3lrdzEucG5n[/img][img]hide:aHR0cDovL2ltLnppZmZkYXZpc2ludGVybmF0aW9uYWwuY29tL2lnbl9ici9zY3JlZW5zaG90L3AvcGhhbnRvbS9waGFudG9tX245NTcucG5n[/img][img]hide:aHR0cDovL2ltLnppZmZkYXZpc2ludGVybmF0aW9uYWwuY29tL2lnbl9ici9zY3JlZW5zaG90L2cvZ2hvc3QvZ2hvc3RfYXBjZy5wbmc=[/img][img]hide:aHR0cDovL2ltLnppZmZkYXZpc2ludGVybmF0aW9uYWwuY29tL2lnbl9ici9zY3JlZW5zaG90L3cvd3JhaXRoL3dyYWl0aF9rd3dkLnBuZw==[/img][/spoiler] Os efeitos de iluminação chamam a atenção, principalmente quando se está nas fases Forerunner, onde a maioria das construções é metálica. Somado aos efeitos de explosões, do brilho diferente que cada arma dá ao disparar seus tiros e do fato de estarmos observando a ação de dentro do capacete de Chief e de Locke (que mostram reflexos realistas das luzes) torna a experiência do game ainda mais real. Os cenários de Halo 5 são grandes, mas não são tão amplos quanto em Halo 2 ou Halo 3. São uma versão melhorada dos designs de Halo 4, com muitos locais de difícil acesso onde estão escondidos artefatos, os pontos de inteligência (Intel, que expandem a história pros interessados) e as tradicionais caveiras que modificam as partidas ao serem ativadas. Mas para o jogador que não se interessa pelos extras e quer só concluir a história, as fases são bem diretas e é difícil se perder. Para quem quiser explorar, há muitas passagens secretas e locais de difícil acesso onde estes recursos estão escondidos e, se experimentar um replay do modo História, terá oportunidade e recursos para encontrá-los. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fNWUePefv7c[/youtube] [b]Tiroteio frequente[/b] Uma das principais mudanças de Halo 5 está na mira. Por padrão, o gatilho da esquerda agora aproxima a mira, tal qual em outros FPS atuais. Com isso, a dinâmica das partidas, principalmente no modo online, mudam completamente, mesmo não fazendo Halo perder sua essência. Todas as armas têm miras únicas e foram feitas exclusivamente para o novo game. Eu já gostava do visual das armas Forerunner de Halo 4 (principalmente porque elas se montam nas nossas mãos e têm pedaços flutuantes), e agora que elas têm miras, ficaram ainda melhores. Outra mecânica interessante -- que aumenta a dificuldade -- é perder o uso da mira no instante em que se é atingido por um adversário. Desse modo, no fogo cruzado, fica difícil focar nos inimigos mais distantes, já que você precisa soltar e pressionar o gatilho da esquerda a todo o instante para usar a mira. Como dá para se imaginar, você vai atirar na maior parte do tempo. E o bom é que os controles estão mais precisos do que em Halo 4, inclusive na versão de The Master Chief Collection. Dificilmente o alvo escapa da sua mira, mesmo quando você "dança" pelo cenário desviando dos ataques. Pressionando o botão B, você tem uma espécie de "boost" para desviar para os lados ou alcançar uma distância levemente maior em um pulo. Ao correr e pressionar RB, o personagem dá um golpe poderoso e pode abrir passagens secretas. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=2CjJkLUQAO8[/youtube] Você pode jogar Halo 5 e toda a plenitude de sua história cooperativamente com mais três amigos. Embora, durante os testes do [i]IGN Brasil[/i] só tenhamos jogado em duas pessoas, é interessante ver como é gostoso e mais divertido aumentar a dificuldade do game e organizar ataques ao lado de amigos a cada horda adversária que chega. Ou, melhor ainda, é incrível descobrir táticas para derrotar os inimigos mais difíceis. Há adversários que morrem quase que instantaneamente ao ter um ponto protegido em suas costas atingido por um tiro ou golpe. Combinando a tática com um amigo, fica mais fácil eliminar este adversário. Aliás, há uma grande variedade de inimigos em Halo 5, cada um com um estilo mais insano de eliminar do que outro. Quando você enfrentar um Guardian saberá do que estou falando. Mas entre os Covenant e os Forerunner, há novos inimigos que dão trabalho. Há snipers que atiram à distância que com um acerto em você já elimina o seu escudo de energia, permitindo que ameaças mais próximas o eliminem. Contudo, jogar sozinho a campanha não é algo ruim. Os outros três integrantes das equipes de Chief e de Locke ajudam sem você pedir, mas é possível dar ordens simples, que o game interpreta dependendo do contexto. Pressione o direcional digital para cima em um ponto da fase para a equipe ir até lá; aponte para uma torreta e um dos integrantes irá controlá-la; faça o mesmo para um veículo para que eles o dirijam; aponte para um inimigo específico para que eles o ataquem. Tudo é simples e os companheiros realmente ajudam. Claro que nem tudo é perfeito: caso você avance demais no mapa, eles demoram para chegar ao seu ponto ou, caso você morra, eles parecem ficar perdidos e passam no meio do fogo cruzado para tentar salvá-lo, mas morrem na maioria das vezes em que isso acontece e o obrigam a recomeçar do último checkpoint. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=r42GdmnkJtk[/youtube] [b]Um senhor multiplayer[/b] Halo foi o game responsável por popularizar os games de tiro em primeira pessoa nos consoles, trazendo aos videogames as populares partidas online que outrora eram exclusivas dos computadores. Natural que o estúdio 343 Industries levasse o multiplayer para outro patamar no Xbox One, e aqui o destaque desse modo é o Zona de Guerra (Warzone). O modo suporta duas equipes, em um total de 24 jogadores online, em batalhas pela conquista das bases inimigas, utilizando tanto as armas tradicionais (que você pode comprar com pontos obtidos na partida) como os veículos que podem estar pelo cenário. É um modo bem amplo em se tratando do apelo que ele tem para todo o tipo de jogador. Quem não gosta de partidas online em um mata-mata em equipe tem a chance de brilhar no Zona de Guerra. Quem não quiser ficar no fogo cruzado contra outras pessoas pode encontrar um local para enfrentar em equipe os inimigos da fase, Covenant ou Forerunner, em outro ponto do cenário. Tem para todos os gostos. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=av-N5smXFpw[/youtube] Os modos de partida online estão de volta, mas os fãs podem sentir falta de estilos mais tradicionais. O excelente Oddball, por exemplo, ficou de fora -- mas há a promessa de novos modos de jogo no futuro por meio de atualizações. Assim como em Call of Duty, meu estilo de jogo favorito é o mata-mata em equipe, que em Halo 5 se chama Assassino. Até oito jogadores divididos em duas equipes conseguem participar de partidas fenéticas em cenários feitos especialmente para confrontos cheios de ação. Se não quiser perder muito tempo ao ter que escolher essas partidas, vá para a opção Arena em Equipe e jogue desde o modo Assassino até outros tipos de competição como captura de bases e capture a bandeira. Com os novos controles, ficou ainda melhor passar horas jogando Halo 5 online. O modo online de Halo 5 foi liberado para testes em 22 de outubro, e durante todos estes dias, o [i]IGN Brasil[/i] conseguiu jogar algumas partidas, mas teve dificuldade em encontrar outros usuários para jogar, o que prejudicou a experiência. Vamos reavaliar o modo online alguns dias após o lançamento do game e atualizaremos este review, o que poderá até alterar a nota final desse review. Halo 5: Guardians é um game excelente para quem esperava a volta de Master Chief, mas pode se frustrar ao ver que ele é um personagem secundário nessa complicada trama. Com combates melhores e modernizados, a série ganha um frescor na nova geração, utilizando o Xbox One para trazer um visual único, confrontos ainda mais empolgantes e sem perder as principais características que fazem de Halo ser Halo. [b]Para quem é este jogo?[/b] Obviamente, os fãs da série têm a obrigação de jogar Halo 5. Mas, com o game mais próximo dos outros FPS, abre-se possibilidade de fãs de outros títulos de experimentarem e gostarem do jogo. É um game de tiro em primeira pessoa de altíssima qualidade, e quem gosta do gênero certamente vai gostar do conteúdo. [b]O VEREDICTO[/b] Halo 5: Guardians marca a estreia espetacular da popular franquia da Microsoft no console de nova geração da empresa. Do visual belíssimo rodando a 60 quadros por segundo aos combates intensos e cheios de ação, sem esquecer das partidas online e do modo cooperativo para quatro pessoas, tudo flui com excelência. Não há nada que um fã de FPS não vá gostar e há muito conteúdo, permitindo jogar a história repetidas vezes. Já o Zona de Guerra pode ser descrito como um modo online para quem não gosta de partidas online, oferecendo objetivos claros e simples para um público mais casual. Já quem é experiente com partidas multiplayer tem cenários e modos de jogo incríveis para passar muito tempo ocupado. [img]hide:aHR0cDovL3d3dy5tYW11dGVpbnNhbm8uY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA5L2hhbG8tNS1ndWFyZGlhbnMtYXJ0LTEuanBn[/img] [b]- Nota:[/b] 9.3 - INCRÍVEL O visual, os controles modernizados e o multiplayer colocam o game em um patamar elevado no gênero FPS. É um produto obrigatório, de alta qualidade e com muito conteúdo, tanto para quem é fã de Master Chief quanto para quem curte dar uns tiros online. [b]Pontos Positivos[/b] +Gráficos excelentes +Fluidez visual a 60 fps +Mecânicas modernas de FPS +Melhor multiplayer da franquia +Inimigos inteligentes e desafiadores +Cooperação no modo História [b]Pontos Negativos[/b] -Pouco Master Chief na história -Campanha curta
Fonte: IGN
Necross
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