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Análise do jogo "Mars Matrix" para ARC escrito por GameVicio

Escrito por GameVicio, nota 7 de 10, enviado por Anônimo,
Em 2100 as pessoas do mundo todo estavam sofrendo com a falta de comida o que resultou em várias guerras civís. Anos depois, o governo mundial envou colonistas para o planeta Marte para resolver tal problema. Porém, em 2309, o governo da Terra recebeu uma mensagem de Marte, agora terraformada pelos colonistas, que o povo de lá declararou independência e uma guerra estava prestes a começar. As tropas do planeta Terra enviam para Marte a força especial chamada ACID cujo trunfo são as naves polimorfas chamada Mosquito com a missão de acabar com a violência rebelde. Está na hora de botar ordem em Marte. [img]hide:aHR0cDovL3d3dy5hcmNhZGUtbXVzZXVtLmNvbS9pbWFnZXMvMTA1LzEwNTEwMjQ0MzUuanBn[/img] Mars Matrix é um jogo criado por Takumi, a mesma que criou o clássico jogo Gigawing, e distrubuído pela CAPCOM em 2000 para os arcades (e um ano depois para o console Dreamcast). Assim como Gigawing, em Mars Matrix é usada uma orientação horizontal ao contrário da maioria dos jogos de progressão vertical , um sistema de pontuação que eleva seu placar a níveis estratosféricos e um tiroteio frenético como manda a regra de um bom jogo de nave. [t2]Jogabilidade[/t2] Em Mars Matrix você tem a disposição 2 naves para escolher: A Mosquito-01 é uma nave lenta, que usa como arma principal um tiro disperso. Já a Mosquito-02 é mais rápida do que a M01 e usa como arma principal um canhão laser, mais potente do que a arma da M01 embora com menos abrangência. Ambas as naves também estão equipadas com um poderoso canhão perfurador (que causa mais dano do que suas armas principais porém com uma limitada área de ação), um sistema conhecido como Captura de Tiros Mosquito em que ao ser ativado, você suga os tiros inimigos e poderá usá-los contra eles (dica: garantindo um breve momento de invencibilidade após seu uso) e para terminar, o Gravity Hole Bomb que pode causar uma devastadora explosão eliminando todos os tiros e algumas naves inimigas pequenas ao seu redor. E o que é mais incrível é que todas as armas usadas neste jogo são ativadas com um único botão. Fique pressionando constantemente o botão e você usará o tiro normal. Ao apertar o botão com um pouco de pausa faz usar o canhão perfurador. Ao segurar o botão faz com que você use o sistema de captura de balas ao soltar você devolve os tiros na direção oposta de onde a sua nave estiver movendo e segurar o botão por mais tempo ativa o GHB. [img]hide:aHR0cDovL3MxNi5wb3N0aW1hZ2Uub3JnL2RzN2o1NTJwMS9tYXJzX21hdHJpeF9idWxsZXRzX21hbi5qcGc=[/img] [i]As batalhas contra os chefes de fase são breves porém tensas. Da mesma maneira que acontece em Giga Wing, ao fim de cada fase você receberá uma bonificação extra para cada parte do chefão destruída antes de derrotá-lo.[/i] O sistema de jogo de MM se baseia em colecionar cubos que surgem ao destruir um inimigo. Tais cubos são o principal fator de pontuação do jogo (o valor de uma nave abatida é multiplicada pela quantidade de cubos que você colecionou basicamente) sem contar que são através deles em que você acumula experiência em que ao ganhar 'level up', sua nave ganha tiros mais poderosos e sua aparência muda. Para maximizar sua pontuação, é imperativo que você colecione vários cubos sem deixar o medidor de combo (representado por uma minúscula barra localizada abaixo do indicador de vidas restantes) esvaziar por completo. Há ainda uma barra localizada na parte inferior da tela que informa a você quando você poderá usar a captura de balas ou o Gravity Hole Bomb. Ao usar eles, a barra vai sendo consumida. Se for consumida completamente, sua nave irá emitir uma forte explosão matando todos os inimigos fracos da tela. Após isso, você só podera usar estas armas novamente quando a barra estiver completamente cheia. O jogo é impiedoso. A regra de um jogo danmaku é que o jogo dê chance para o jogador se acostumar nas duas primeiras fases. Mas em Mars Matrix,o jogo já começa apelando no início da segunda fase. Mesmo com a caixa de colisão reduzida ao tamanho do núcleo branco da nave e com o fato de você não morrer ao encostar em uma nave inimiga, se você for um jogador novato de Danmaku, certamente perderá duas fichas só para chegar na terceira fase. Como se não bastasse, em todo o jogo você só ganha duas vidas extras: Uma ao atingir o nível 4 de experiência e outra ao eliminar o sub-chefe da quarta fase. [t2]Gráficos e Música[/t2] O jogo usa gráficos 2D e sua paleta usa basicamente cores levemente escuras ao contrário dos tiros inimigos que são bem visíveis e os cubos dourados que caem da tela. O detalhe gráfico dos cenários e naves são muito bem feitos para um jogo 2D. Já sua trilha sonora de Mars Matrix é basicamente um Techno (que varia entre Acid e Industrial) que cai bem na temátidca do jogo. Sua trilha sonora não é daquelas ao qual vocÊ irá ficar escutando toda hora em outras ocasiões embora uma possível excessão seja a música da quarta fase do jogo (Red Sky). [img]hide:aHR0cDovL3MxMS5wb3N0aW1hZ2Uub3JnL3E5NDJzMnI0My9tbTJtaDguanBn[/img] [t2]Pontos Negativos[/t2] Além da dificuldade acima do normal para um jogo Danmaku, o que pode assustar iniciantes do gênero, para os jogadores mais hardcore, o sistema de pontuação pode ser considerado uma falha. Graças a fórmula do jogo, em que em uma mera partida casual você pode chegar na casa dos bilhões, um jogador experiente pode facilmente "estourar" o placar. Este tipo de falha foi resolvido com a inclusão de mais dois dígitos e uma leve reformulação no sistema de pontos na versão do Dreamcast. Um outro problema seria a não adaptação da classe numérica para o padrão ocidental: o jogo usa cores para facilitar a leitura da sua pontuação entretanto ela usa a classificação numérica japonesa em que os números são separados a cada quatro dígitos. [t2]Conclusão[/t2] Lamentavelmente é bem difícil encontrar uma máquina com este jogo nos fliperamas (especialmente agora). Caso você tenha a sorte de encontrar este jogo, jogue. Principalmente se você for um fã dos jogos do gênero e quer um desafio acima da média.
Fonte: GameVicio
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