Confira uma entrevista de Phil Spencer concedida à revista de jogos Famitsu

Confira uma entrevista de Phil Spencer concedida à revista de jogos Famitsu

Na entrevista, Spencer comentou sobre o Showcase, a Xbox Game Studios e Bethesda, as parcerias com criadores japoneses e mais.
#Games Publicado por tiodeivis, em

Recentemente, o CEO da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, concedeu uma entrevista para a Famitsu, uma revista de jogos japonesa. Nessa entrevista, Spencer abordou diversos assuntos relacionados ao Xbox e Bethesda, bem como as parcerias com os criadores de jogos japoneses que o Xbox anda fazendo.

Quero dar às minhas equipes a confiança necessária para serem ambiciosos sobre o que eles estão tentando criar.

Qual tem sido sua estratégia nos últimos anos no desenvolvimento de títulos do Xbox Game Studios?

Fazer grandes jogos é o que importa! (risos) Isso é extremamente importante. Quero que a equipe busque coisas novas e incríveis. Isso não significa apenas sequências ou coisas que já fizemos antes. Quero dar confiança à equipe para ser ambiciosa em relação ao que estão criando. E acredito que já vimos bons exemplos disso no palco hoje.

Um exemplo disso é o RPG "Clockwork Revolution" da inXile Entertainment, uma nova IP. O jogo possui o estilo característico da inXile. Com diferentes ângulos de câmera, perspectiva em primeira pessoa e abordagens de jogabilidade criativas, sinto que a equipe está buscando inovação e é fantástico. Além disso, também queremos continuar lançando jogos regulares conhecidos e criar expectativas para futuros jogos incríveis que os jogadores possam esperar.

RERGdWhhWXhlTVU=

Você se sente mais atraído pelo desenvolvimento de novas IPs do que pelas IPs existentes?

Isso não é o caso. No entanto, reconheço que anunciamos muitas novas IPs. Isso não estava planejado, mas é o que está acontecendo no momento. Gostaria que vocês soubessem que também temos equipes trabalhando em sequências de jogos que fizemos no passado, e é necessário um equilíbrio adequado entre novas IPs e a continuação dos jogos existentes que vocês amam.

Com quais títulos do Xbox Game Studios revelados este ano você está particularmente animado?

Todos (risos). Essa é a verdade, mas bem... Quando comecei a trabalhar no Xbox, o primeiro projeto com o qual me envolvi foi o "Fable". Hoje, poder abrir o showcase com o "Fable" e fazer um anúncio tão bom foi muito gratificante. Enquanto pensava nas coisas do passado em minha mente, refleti sobre minha carreira, o tempo que investi e tive um momento especial.

UEVRUndwTVlQYXc=

Que novo IP você espera que seja a franquia que dará suporte ao Xbox no futuro?

Hoje, entre os anúncios feitos, "Avowed" da Obsidian Entertainment tem um grande potencial. O mundo construído por eles em "Pillars of Eternity" é profundo e complexo, e agora eles estão expandindo em um jogo diferente. Eu acredito que ideias como essa têm potencial para serem sustentáveis a longo prazo.

Falando das IPs que sustentam o Xbox, não houve anúncios de novos títulos nas séries "Halo" ou "Gears". O que acontecerá com o futuro de ambas as séries?

Haverá mais apresentações no futuro. Atualmente, temos mais de 20 estúdios, e queremos que cada equipe tenha o tempo adequado para criar o que desejam mostrar. Não apenas em "Halo" e "Gears", mas há coisas sendo desenvolvidas pela id Software que não pudemos mostrar hoje, e há atualizações de muitos outros estúdios, então continuaremos a expandir ainda mais as apresentações. Desta vez, tivemos uma apresentação robusta, introduzindo 27 títulos, mas não mostramos todos eles. Acredito que seja algo positivo para as equipes terem um tempo de folga para aprimorar as histórias e a produção.

A Bethesda Softworks, liderada por "Starfield", teve uma grande presença neste showcase. Após trabalhar com eles, o que você avalia positivamente?

É divertido trabalhar com a Bethesda Softworks. A ideia do "Starfield Direct", que durou mais de 40 minutos, foi proposta pela Bethesda Softworks e se encaixou perfeitamente no Xbox Games Showcase. É ótimo quando eles trazem ideias para o que estamos criando, e isso nos ajuda a crescer como equipe, o que considero muito importante. Trabalhei com Todd (Todd Howard, diretor de "Starfield") e estou jogando o jogo desde novembro de 2022. Conversamos muito sobre produção e criatividade, e é realmente um momento divertido. É uma das partes favoritas do meu trabalho, conversar sobre criar jogos junto com os criadores. Fiquei muito feliz ao ver a reação de todos em relação a esse jogo hoje.

Falando nisso, foi impressionante ouvir Todd Howard dizer em um evento após o Xbox Games Showcase: "Agora que somos parte da Microsoft, podemos ter ambições ainda maiores e assumir riscos no desenvolvimento de jogos".

Estúdios menores e independentes que se juntam a nós enfrentam constantes desafios, pois têm menos jogos e não possuem plataformas próprias. Queremos que eles se sintam seguros dentro de uma grande equipe que possui múltiplas fontes de receita. Não se trata apenas dos jogos deles afetando todo o ecossistema, mas também queremos que eles experimentem coisas novas ao garantir uma receita consistente proveniente dos jogos. O que Todd está fazendo com "Starfield" é em uma escala muito maior do que qualquer jogo que a Bethesda Softworks tenha feito antes, com sistemas, escopo e história surpreendentes. Acredito que isso seja algo positivo tanto para a Xbox quanto para os fãs.

No mesmo evento, Matt Booty mencionou que o objetivo é lançar pelo menos 4 títulos first-party por ano.

Conversei com Matt Booty, responsável pelos títulos first-party, sobre o lançamento de pelo menos quatro grandes títulos por ano. Até o momento, acredito que estamos indo nessa direção em 2023. Além de "Starfield" e "Forza Motorsport", teremos muitos outros lançamentos, embora não estejam contabilizados nesse número, como atualizações para jogos como "Sea of Thieves", "The Elder Scrolls Online", "Microsoft Flight Simulator" e "Doom". Em relação à linha de lançamentos para o próximo ano, já temos alguns títulos anunciados publicamente e ainda há alguns que não foram anunciados. Tenho confiança de que os jogadores do Xbox podem esperar um fluxo consistente de lançamentos de jogos no futuro.

"O desenvolvimento dos jogos do diretor Kojima está progredindo bem. Queremos criar um momento para anúncios no futuro"

No Xbox Games Showcase, vimos o anúncio de vários títulos japoneses. Isso indica uma relação positiva entre você, Phil, e os criadores de jogos japoneses. Poderia nos falar sobre essa interação?

Como você sabe, eu e Sarah (Sarah Bond, responsável pela experiência dos criadores de jogos do Xbox) temos visitado o Japão ao longo dos anos para estabelecer uma relação de confiança. Quando as equipes de desenvolvimento decidem onde anunciar seus jogos, há várias opções disponíveis. O fato de eles escolherem nosso palco para fazer esses anúncios mostra que eles confiam em nós para apresentar seus jogos mais importantes.

Os anúncios dos novos jogos japoneses "Gio - Path of the Goddess" da Capcom e "Metaphor: Refantasy" da Atlus em nosso palco são extremamente significativos. Lembro-me dos momentos em que nossos parceiros subiram ao palco em shows passados, como "ELDEN RING" e "DARK SOULS III". Claro, sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, especialmente em nossa parceria com a Square Enix, e queremos fazer avanços nessa área.

NFBla09OTEtGR1U=

No entanto, o fato de um jogo da Atlus estar disponível no Xbox, e o fato de "Persona" estar no Xbox Game Pass, é algo que há cinco anos não poderíamos imaginar. Isso é resultado de muito esforço, e estou muito feliz que os jogos japoneses tenham aparecido em destaque no Xbox Games Showcase e possam ser jogados em nossa plataforma.

Como está o projeto do diretor Kojima, mesmo que não tenha sido anunciado desta vez?

Está tudo progredindo bem! Tenho uma relação de longa data com o Sr. Kojima, mas esta é a primeira vez que estamos trabalhando juntos em um jogo. Como você sabe, visitei seu estúdio no ano passado (2022), ouvi falar sobre suas ambições inovadoras atuais e até joguei um pouco do jogo. O incrível do Sr. Kojima é que ele estabelece metas muito altas em relação à inovação e criatividade, e ele tem uma equipe incrível. Embora não tenha sido apresentado no showcase de hoje, algumas pessoas me perguntaram sobre isso, e eu disse que "teremos mais eventos e oportunidades de anúncios". Estou muito animado por ter a oportunidade de trabalhar com o Sr. Kojima em um projeto tão inovador.

Quando podemos esperar algum progresso?

Isso depende do Sr. Kojima (risos). Embora não tenha aparecido no showcase de hoje, o título "ARMORED CORE VI FIRES OF RUBICON" que vi durante os Play Days do Summer Game Fest organizado por Geoff Keighley é importante para mim. Conheço bem o estúdio FromSoftware, e com o sucesso contínuo de jogos como "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom" da Nintendo e "Street Fighter 6" da Capcom, fiquei empolgado com as últimas notícias sobre "ARMORED CORE VI". Além disso, fiquei muito feliz em ver tantos jogos japoneses sendo anunciados em nosso Showcase e testemunhar o sucesso e progresso dos criadores de jogos japoneses no console.

A entrevista de Phil Spencer à Famitsu falou mais sobre a atual estratégia da Microsoft em relação aos jogos da Xbox Game Studios e Bethesda, ressaltando que deseja que suas equipes sejam ambiciosas e inovadoras.

Quais são suas expectativas em relação aos futuros lançamentos do Xbox Game Studios? Compartilhe nos comentários.

Fonte: Famitsu
tiodeivis
tiodeivis
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque