Sony cortou seu plano de produção para o PS VR2 em cerca de 20%
O mercado global de óculos de realidade virtual (VR) tem potencial para crescer nos próximos anos, mas enfrenta vários desafios para se tornar um produto de massa. Segundo um relatório da Fortune Business Insights, o mercado de VR foi avaliado em USD 11,64 bilhões em 2021 e deve crescer de USD 16,67 bilhões em 2022 para USD 227,34 bilhões em 2029, com um CAGR de 45,2% durante o período de previsão. No entanto, o mercado global apresentou uma queda de 42,2% em 2020 em comparação com 2019, devido à pandemia de COVID-19 e ao aumento dos preços dos dispositivos.
Alguns dos principais fabricantes de óculos VR, como Sony, Meta e Pico (maior marca de fones de ouvido AR/VR da China), também reduziram seus planos de produção para 2023, diante da baixa demanda e da forte concorrência. A Sony cortou seu plano de produção para o PS VR2 em cerca de 20%, o Quest Pro da Meta tem um ciclo de vida do produto de apenas cerca de 300.000 unidades e as remessas da Pico em 2022 foram mais de 40% inferiores ao esperado.
No final de Março, a Bloomberg destacou que o PS VR2 da Sony, está a beira de um "desastre completo", vendendo abaixo do esperado. O vice-presidente de dados e análises da IDC, Francisco Geronimo, acredita que um corte no preço será necessário para melhorar esse cenário.
Os óculos VR oferecem uma experiência imersiva aos usuários e têm aplicações em diversos setores, como jogos, entretenimento, saúde, educação e manufatura. No entanto, alguns dos principais desafios que os óculos VR precisam superar são: alto custo, baixa qualidade do conteúdo, falta de padronização, problemas de saúde e segurança e baixa conscientização do consumidor.
Muitos analistas esperam que a Apple anuncie seu próprio dispositivo de headset AR/VR em breve, o que poderia impulsionar o mercado e convencer os investidores de que os óculos VR podem se tornar o próximo produto estrela em eletrônicos de consumo. No entanto, ainda não há evidências suficientes para sugerir que os óculos AR/VR possam substituir os smartphones ou outros dispositivos no futuro previsível.
E você, o que espera do futuro dos óculos AR/VR?