Análise | Theatrhythm Final Bar Line

Análise | Theatrhythm Final Bar Line

Uma viagem nostálgica pela trilha sonora de Final Fantasy
#Análises Publicado por Vinicius, em

A franquia Final Fantasy certamente já teve seus altos e baixos, com muitos dos seus títulos dividindo sua base de fãs. No entanto, uma coisa que os jogadores sempre podem contar é que os jogos trarão músicas excepcionais.

Final Fantasy conta com tantas trilhas sonoras de alta qualidade que a Square Enix até mesmo decidiu trazer um jogo totalmente focado nesse aspecto: a franquia de ritmo Theatrhythm Final Fantasy.

Tendo sido lançado dois jogos para o 3DS, a franquia agora recebe Theatrhythm Final Bar Line, um novo jogo para as plataformas modernas. Será que esse novo título conseguiu entregar o que os fãs esperavam?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ni8wODU3OTYuanBn

Se tratando de conteúdo os fãs estão bem servidos. Theatrhythm Final Bar Line apresenta o melhor catálogo de músicas da franquia e talvez até dos jogos de ritmo com um total 385 músicas, trazendo diversos clássicos de Final Fantasy I ao XV, além de trilhas dos spin-offs e outras mídias.

Quem é fã de Final Fantasy certamente não teria como ficar mais feliz. Além disso, ainda teremos no futuro novas músicas sendo adicionadas, incluindo de outras franquias famosas da Square Enix.

Com a troca do portátil com tela touch screen da Nintendo por plataformas mais convencionais, uma das grandes questões era sem dúvidas como a Square Enix adaptaria os controles do jogo.

Por sorte o jogo ficou extremamente bem adaptado para um controle, funcionado como um jogo de ritmo padrão onde você precisa pressionar os botões correspondente aos comandos apresentados na tela.

O diferencial aqui fica para o uso do analógico, o qual entra para suprir a falta do touch. É preciso fazer movimentos rápidos e muitas vezes precisos com o analógico na direção apresentada, dando uma maior variedade ao gameplay.

Além do gameplay padrão de ritmo, o jogo se traz muitas outras mecânicas que ajudam a aprofundar e enriquecer a experiência, especialmente para os fãs de JRPG, incluindo um sistema de party.

Conforme você avança, irá desbloquear novos personagens clássicos da franquia Final Fantasy, os quais podem ser adicionados a sua party. Seja Cloud, Noctis ou Lightning, o jogo traz os principais personagens de cada jogo, além de seus companheiros.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ni8wODU3OTcuanBn

Cada um desses personagens possui suas habilidades especiais e fornecem melhores status ao seu grupo. Embora a melhora seja de certa forma supérflua, já que se trata de um jogo de ritmo e não um RPG, ainda assim consegue trazer uma sensação de progresso ao liberar personagens clássicos e dá uma maior chance de vitória.

O mais importante é que Theatrhythm Final Bar Line conseguiu manter a diversão da série. Ele se apresenta como um jogo fácil de entrar, permitindo até mesmo partidas rápidas para quem deseja se descontrair com algo mais leve.

Visualmente o jogo mantém o mesmo padrão visto no 3DS, não espere grandes mudanças. Temos os mesmos cenários 2D e personagens ao estilo Chibi se enfrentando conforme a música avança ou cutscenes dos jogos da franquia tocando. Embora nada complexo, ainda mantém o charme da série.

O jogo ainda traz três modos de jogo. O Series Quests funciona como o modo campanha, servindo para liberar as músicas que você pode então tocar livremente no modo Music Stages. Por fim, o Multi Battle oferece a possibilidade de jogar partidas online.

Infelizmente algumas práticas aplicadas no jogo são um tanto questionáveis. Um total de 27 músicas atualmente só estão disponíveis na versão Deluxe do jogo, incluindo algumas das favoritas dos fãs da franquia, como Zanarkand. Isso significa que você precisa desembolsar 150 reais a mais para ter acesso a elas.

Para quem deseja jogar apenas as músicas de um título específico também está sem sorte, já que é preciso passar pela trilha sonora de todos os antigos jogos da franquia para liberar as dos mais novos.

A opção de ter todas as músicas disponíveis já de começo no modo Music Stages ou ao menos poder liberar as trilhas de jogos específicos seria uma boa adição, dando a possibilidade dos jogadores aproveitarem apenas as trilhas sonoras dos seus Final Fantasy favoritos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ni8wODU3OTguanBn

Conclusão

Se você for um amente de jogos de ritmo, Theatrhythm Final Bar é um título perfeito, oferecendo muito conteúdo e diversão com uma grande variedade de mecânicas, modos de jogo e um trilha sonora impecável para você passar horas em frente à tela.

E para os fãs de Final Fantasy, esse jogo é uma oportunidade perfeita para revisitar algumas das músicas mais marcantes da franquia, mergulhando na nostalgia que ele consegue proporcionar.

Theatrhythm Final Bar cumpre aquilo que promete, traz um divertido jogo de ritmo baseado na franquia Final Fantasy. Fácil de entrar e com horas de conteúdo, sem dúvidas vale a pena dar uma chance ao título.

Theatrhythm Final Bar está disponível para PlayStation 4 e Nintendo Switch.

9.0
favorite
Nota
Um título divertido que agradará tanto os fãs de jogos de ritmo quanto os de Final Fantasy.
Prós
  1. Uma enorme quantidade de conteúdo
  2. As principais músicas da franquia disponíveis
  3. Jogabilidade bem adaptada para controles convencionais
  4. Gameplay divertido e fácil de pegar
  5. Elementos de RPG dão mais personalidade ao jogo
Contras
  1. Algumas músicas famosas trancadas atrás da edição Deluxe
  2. É necessário completar as trilhas dos jogos antigos para liberar as dos mais recentes
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis