Jogos considerados ruins que merecem uma nova chance

Jogos considerados ruins que merecem uma nova chance

Todo mundo merece uma segunda chance!
#Games Publicado por Fuyushiro, em

Olá a todos, nesse artigo, vou fazer algo diferente, irei tentar argumentar do porquê alguns jogos considerados ruins pela mídia ou jogadores, merecem uma nova oportunidade, o jogo até pode ser ruim, mas tem um universo ou conceito que vale a pena ser trabalhado novamente, corrigindo os erros do passado que levaram o jogo ao limbo.

Eu adotei o seguinte critério para a escolha dos jogos dessa lista: apenas os jogos que tiveram um único jogo.

Sem mais enrolar, vamos aos jogos.

#The Order 1886

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Começando com The Order 1886 jogo de ação e aventura em terceira pessoa no gênero steampunk, este que foi um grande fiasco pelo hype gerado, The Order 1886 foi produzido pela Ready at Dawn em colaboração com a Santa Monica exclusivamente para o Playstation 4 até o momento. Mas The Order 1886 é o exemplo perfeito de ideia bem pensada, mas mal executada.

A Sony estava apostando muitas fichas nesse jogo, a mídia e jogadores estavam todos no hype para o jogo, pois parecia que finalmente iria sair um jogo bom com lobisomens e com uma pegada survival horror e ainda era steampunk, na Inglaterra vitoriana, mas quando o jogo chegou em nossa mãos em 20 de fevereiro de 2015, veio a decepção, jogabilidade muito travada para um shooter em terceira pessoa, as batalhas com os lobisomens todas scriptadas e sem te deixar tenso, eram monótonas, pareciam inimigos comuns, não eram algo único e desafiador, como se esperava, até pelo trailer divulgado durante a E3 2014, o jogo também foi criticado por ser extremamente curto e com muita CGI, virando até meme que era um filme e não um jogo.

Certo, mas por que a IP The Order merece uma nova oportunidade? Pois bem, o gênero steampunk está em falta no mercado AAA, a Sony não possui nenhum exclusivo nesse gênero anunciado e por que não continuar com esse universo? Lobisomens são criaturas que, quando bem aproveitadas, podem se tornar inimigos muito desafiadores, deixando o jogador em apuros.

Além disso, a Sony também não tem nenhum Survival Horror exclusivo anunciado até o presente momento e The Order é a IP perfeita para a Sony transformar um jogo diferente dos survival horror que já existem no mercado, zumbis estão saturados, alienígenas já temos Dead Space e criaturas bizarras temos The Evil Within e Resident Evil com suas mutações malucas, mas com lobisomens não temos nenhum AAA até o presente momento e a Sony tem a faca e queijo na mão para fazer algo único aqui.

O jogo também possui um universo bem rico em lore, que em uma sequência, poderia ser mais explorado, pois o jogo deixa subentendido que existem outras criaturas sobrenaturais nesse mundo, que podem ser exploradas na possível continuação. A continuação teria que melhorar a I.A, o combate contra os lobisomens e expandir os cenários, para ter uma exploração, a continuação poderia se inspirar em The Last of Us part ll nesse aspecto.

Vale mencionar que a Ready at Dawn foi adquirida pelo Meta em 2020, mas a IP The Order 1886 pertence à Sony (Em dezembro de 2021 a Sony renovou a marca). A Sony por sua vez só deveria escolher um estúdio de sua confiança para produzir a possível sequência.

E você gostaria de uma continuação de The Order 1886? Ou prefere que a Sony simplesmente esqueça do jogo e continue criando novas IP's?

#Evolve

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Evolve é um fps de sobrevivência cooperativo/competitivo desenvolvido pela Turtle Rock Studios para PC, PlayStation 4 e Xbox One e lançado em 10 de fevereiro no ano de 2015.

Turtle Rock é a mesma produtora que fez o recente Back 4 Blood e também criaram Left 4 Dead e Left 4 Dead 2, quando eram a antiga Valve South.

Evolve segue os padrões da Turtle Rock, focado no multiplayer e no trabalho em equipe. O jogo acontece em um planeta chamado Shear, uma colônia da humanidade, que está sob ameaça de monstros que surgiram no planeta e começaram atacar os humanos, então tomaram a decisão de evacuar o planeta e para ajudar no esforço de evacuação e combater os monstros, foram chamados os melhores caçadores da galáxia, que se dividirão em equipes de quatro para enfrentar a ameaça onde for necessário.

A história de Evolve é simples e é apenas um contexto para colocar 4 jogadores vs 1 (que controla um monstro).

Evolve tinha um potencial enorme de ser um jogo divertido, mas a falta de equilíbrio nas partidas, a falta de conteúdo gratuito, com milhares de microtransações e DLC's fez o jogo ser abandonado rapidamente.

Por que Evolve merece mais uma chance?

Evolve era um jogo com muita promessa. Um conceito único e muito interessante, mas que os desenvolvedores não souberam aproveitá-lo, o jogo também não tinha em quem se inspirar para manter-se vivo, mas atualmente temos exemplos de jogos como Call of Duty Warzone, Fortnite e Apex Legends que conseguem sempre estar se renovando e trazendo novos conteúdos a cada temporada e manter a player base ativa.

Temos poucos jogos cooperativos atualmente no mercado com o conceito de Evolve de 4 jogadores contra 1 player que é o "vilão", hoje em dia somos bombardeados com battle royale's, looter shooters e nenhum deles tem um conceito tão interessante quanto Evolve tinha, em uma possível continuação, os desenvolvedores poderiam adicionar novos planetas com biomas únicos e cheio de vida selvagem, novos monstros e caçadores a cada temporada, poderiam trazer um sistema de ranking, deixando o jogo competitivo, mas ainda mantendo um modo para que os jogadores mais casuais também pudessem se divertir com seus amigos, ou seja, o "Evolve 2" pode expandir tudo de bom do primeiro jogo e melhorar os pontos mais criticados pelos jogadores, como a massiva repetição que era uma partida no modo Caçada por exemplo.

O jogo também precisaria de um crossplay, como a maioria dos multiplayers de hoje em dia, na época não se falava tanto em crossplay, e Sony e Microsoft eram quase irredutíveis a isso.

Com a atual moda de GAAS, um jogo diferente como Evolve, poderia brilhar, pois tem um conceito único, diferente da maioria dos GAAS atualmente.

Acha que Evolve merece uma nova oportunidade na nova geração ou deve cair no esquecimento de vez?

#Murdered: Soul Suspect

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Murdered desenvolvido pela Airtight Games e publicado pela Square Enix, tendo sido lançado em junho de 2014 para PC, Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Murdered: Soul Suspect é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa, com uma história interessante a qual começa pelo homicídio do nosso protagonista e então viramos um fantasma e passamos a enxergar o mundo espiritual e também outros fantasmas. Apesar da premissa e história serem interessantes, o jogo em si não se sustenta, extremamente linear tanto em gameplay e enredo.

O jogo tenta ser um L.A Noire paranormal, com você fazendo suas investigações como um fantasma, mas é ridículo, não existe nada elaborado e é totalmente linear e scriptado, você avança na história mesmo errando tudo na investigação. As missões secundárias são muito mal feitas, feitas só para enchimento de linguiça, não existem ramificações são extremamente fáceis de serem resolvidas. O jogo também não tem fator replay algum, são 4-5 horas para finalizar a campanha principal e cerca de 8 horas para fazer 100%, depois disso não há mais nada para se fazer.

Mas Murdered Soul Suspect poderia brilhar em uma possível continuação, com novos personagens e nova história.

Mas dessa vez trazendo uma ramificações na história principal e também nas quests secundárias, adicionando novas mecânicas e expandindo as do jogo anterior. A continuação poderia beber da fonte de Detroit Become Human, onde é um dos jogos com mais ramificações que já vi, foi o que faltou no primeiro jogo, caminhos alternativos, finais diferentes e também, trazer mais de um protagonista para diversificar a gameplay e história.

Mas esse jogo é o mais improvável de ter uma continuação dessa lista, logo após o lançamento de Murdered, a produtora responsável, Airtight Games faliu, e a Square Enix que ficou com os direitos não vai querer investir na continuação, pois já tem Life is Strange, que é um grande sucesso.

Você acha que valeria a pena a Square Enix tentar trazer Murdered de volta ou é melhor continuar trazendo jogos da franquia life is strange?

#Ryse: Son of Rome

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Ryse foi desenvolvido pela Crytek e publicado pela Microsoft, lançado em novembro de 2013, primeiramente como um exclusivo de Xbox One e um ano depois para o PC. O jogo teve um grande hype quando foi mostrado na E3 2013 pelos seus belíssimos gráficos realistas.

Mas quando Ryse chegou nas mãos dos jogadores foi uma baita decepção para a grande maioria, gameplay com pouca evolução, campanha curtíssima, com 4 horas, também foi criticado por ser linear e por excesso de Quick Time Event.

As reviews da época, apontaram que Ryse pareceu apenas um jogo para mostrar o potencial gráfico da nova geração, pois passa a sensação de ser um jogo corrido.

Mas por que Ryse merece fazer um retorno?

Apesar dos problemas apontados, uma continuação Ryse seria muito bem-vinda ao catálogo do Xbox novamente, pois enquanto o Playstation tem ghost of tsushima, que soube aproveitar muito bem o período histórico e teve uma excelente jogabilidade, e fez um enorme sucesso - O Xbox não tem um jogo parecido atualmente com essa proposta, mas tem essa IP esquecida no "porão" da Microsoft, Ryse é uma IP que se bem trabalhada para trazer um excelente jogo de época como ghost of tsushima foi, o jogo não precisa ser em mundo aberto, mas também não pode repetir o mesmo erro do passado, o jogo tem que ter grandes cenários para exploração, que era praticamente inexistentes no primeiro jogo, puzzles bem elaborados, maior variedade de inimigos, adicionar uma evolução de fato na gameplay, para que você sinta a progressão, adicionar sidequests, ter variedade de armas e ter uma profundidade maior no enredo, além de trabalhar melhor no multiplayer, que no primeiro era algo bem simples.

A Ninja Theory (que está trabalhando em Hellblade 2 atualmente) seria um excelente estúdio para trabalhar na continuação de Ryse: Son of Rome, pois possui experiência em jogos com combates a curta distância e com armas brancas. Resta apenas torcer para que a Microsoft pense em trazer esse jogo novamente.

E você gostaria de ver a continuação de Ryse ou prefere que a Microsoft coloque seus esforços em outras IP's?

#For Honor

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For Honor é um jogo de combate tático medieval desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft, para PC, PlayStation 4 e Xbox One, lançado em fevereiro de 2017.

For Honor chamou atenção de muitos jogadores quando foi anunciado na E3 de 2015, na conferência da própria Ubisoft, seus gráficos, combate e movimentação, rapidamente ganhou muito destaque, gerando hype em várias pessoas.

Apesar do foco óbvio no Multiplayer, For Honor tem uma campanha simples, que serve apenas de introdução ao excelente sistema de combate (e melhor coisa do jogo). O enredo do jogo é simples e serve apenas como um background para rolar as partidas multiplayer, o enredo simples tem uma uma catástrofe natural que atingiu o mundo como o conhecíamos e diversas nações sofreram com suas consequências. Terremotos, fendas na terra e deslizamentos tornaram todas as nações uma só, e uma grande guerra começou.

No jogo existem 3 facções, samurais, vikings e cavaleiros. Que são as classes do multiplayer, cada uma com seu guerreiro e habilidades próprias. O jogo possui um combate violento e visceral, existem uma variedade enorme de armas brancas - lanças, espadas, machados, e outras mais.

For Honor é um jogo com controles bem complexos, com diferentes posturas de ataques e defesa, que pode ter sido um dos motivos que levaram a maioria dos jogadores a se afastarem do jogo, mas a curva de aprendizado é muito satisfatória.

Diferente de Evolve, a Ubisoft nunca parou de adicionar novos conteúdos ao jogo, com novos guerreiros sendo adicionados a cada nova temporada, isso permitiu que o jogo tivesse uma longevidade maior, embora tenha perdido a grande maioria da player base após algumas semanas de lançamento.

Mas então, o que a Ubisoft poderia fazer em uma possível continuação de For Honor?

Ter uma campanha robusta é um dos pontos a se melhorar. O enredo de fundo de For Honor é interessante, mas foi pouco explorado - e isso afastou quem gosta de um bom single-player, que poderia ter experimentado o multiplayer e ter gostado.

Melhorar os controles no mouse e teclado, definitivamente For Honor não foi feito pensado no mouse e teclado, aqui o controle se sobressai.

Como citado no caso de Evolve - ter um crossplay entre as plataformas desde o lançamento, hoje em dia, um jogo com foco no multiplayer competitivo e cooperativo, é quase uma obrigação ter um crossplay, seja para ter uma base maior de players para encontrar as partidas mais rapidamente e acredite for honor é quase um simulador de espera quando você tenta buscar uma partida, dependendo do horário, como também para não separar os amigos entre as plataformas. Todo mundo quer jogar com aquele amigo do Xbox, PlayStation ou PC.

É um multiplayer bem diferente do atual mercado saturado, o mesmo argumento que utilizei no Evolve, vale aqui, For Honor é um multiplayer diferente dos mais famosos atuais, que são fps, battle royale's e looter shooters, For Honor tem uma jogabilidade única, com seu combate complexo e muito bem feito.

É isso, curtem For Honor? Queriam uma continuação? Deixe nos comentários.

Muito obrigado a todos que tiveram a paciência de ler o artigo até o final, tenha uma ótima semana e até o próximo artigo!

Fuyushiro
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