Confira como Dying Light 2 roda nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series

Confira como Dying Light 2 roda nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series

Resolução, framerate ou Ray Tracing: qual sua prioridade?
#Games Publicado por analistadefanboys, em

A desenvolvedora Techland tem a reputação de fornecer visuais excepcionais por meio de sua própria tecnologia interna - a C-Engine, ocupando o centro do palco em Dying Light 2. Com o foco de abranger as gerações de consoles enquanto utiliza visuais de ponta no hardware mais recente, o estúdio nos promete uma rica densidade de detalhes, streaming contínuo, física atualizada, animação e IA. Nossa primeira impressão? Dying Light 2 pode parecer surpreendente - mas não é segredo que é excepcionalmente pesado na GPU.

Três modos de renderização diferentes estão disponíveis nos consoles PS5 e Series X, todos eles oferecendo algo desejável - mas a potência dos consoles não é suficientes para oferecer todos eles em combinação. Para isso, você precisará de um PC de última geração (onde Dying Light 2 oferece ainda mais recursos visuais).

No momento, a pergunta é simples: como os consoles PlayStation 5 e Xbox Series rodam o jogo? Os modos de 30 FPS e 60 FPS são os melhores para jogar? Ou você quer Ray Tracing? Sem dúvida, Dying Light 2 fica ótimo em todos os três consoles de nova geração. As áreas de floresta fluem lindamente com raros sinais de queda de desempenho. Mesmo no Série S, animações, qualidade de textura e iluminação comparam-se favoravelmente ao PS5 e Séries X - a grande desvantagem está na resolução e taxa de FPS. Mas começando com uma má noticia primeiro, os vários modos de renderização não estão presentes no Séries S, que é fixo em 1080p nativos a 30 quadros por segundo. Também não existe nenhum Ray Tracing no Series S.

PS5Xbox Series XXbox Series S
4K | 30 FPS4K | 30 FPS1080P | 30 FPS
1080P | 30 FPS | RT1080P | 30 FPS | RT
1080P | 60 FPS1080P | 60 FPS

É com PS5 e Series X que as coisas ficam um pouco mais interessantes. Como padrão, ambas as máquinas inicializam no modo de desempenho onde a resolução de renderização está bloqueada em 1080p, enquanto o FPS atinge - e bloqueia obstinadamente - a 60 quadros por segundo. A pura consistência deste modo é louvável, especialmente porque a Techland não se apoia no dimensionamento de resolução dinâmica para obter esse bloqueio. No entanto, a combinação da resolução relativamente baixa e a solução de anti-aliasing temporal garantem que a apresentação seja definitivamente suave. Mesmo assim, o desempenho aprimorado traz o melhor no sentido de peso e movimento nos segmentos de parkour do jogo. O atraso de entrada também será menor.

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Em seguida, há o modo de resolução, que roda a 30 FPS, ele aumenta drasticamente a clareza da imagem, graças a um aumento para 3200x1800 no PlayStation 5, subindo para 3456x1944 no Xbox Series X. Isso é um aumento de 16,6% na contagem de pixels para o Series X. É uma vantagem para a máquina da Microsoft, mas limitada em termos práticos - um toque de clareza extra é entregue, especialmente em elementos transparentes, mas na verdade, é difícil dizer a diferença lado a lado. Você está efetivamente obtendo 30 FPS totalmente bloqueados neste modo, no entanto, com apenas quedas muito, muito pequenas abaixo disso com efeitos isolados (como pular na água). A esse respeito, o PS5 e o Series X funcionam de maneira muito semelhante. Série S? Pense no seu modo único de 30 FPS como uma versão ligeiramente menos estável - ainda muito consistente, mas um pouco mais propensa a screen-tearing.

Por último, temos o modo de qualidade, que mantém os 30 FPS, combinados com uma resolução de 1080p. A potência restante da GPU é canalizada para sombras em Ray Tracing e oclusão de ambiente, adicionando significativamente mais profundidade e realismo especialmente em cenas externas. Porém ainda assim muito abaixo do que vimos no PC, que possui iluminação global, sombras, oclusão de ambiente e também reflexos tudo via Ray Tracing. Mas voltando pros consoles, a vida das plantas é transformada com uma camada extra de sombra. Com as sombras ray-tracing habilitadas, as sombras dos personagens também se tornam logicamente mais difusas, quanto mais longe ficam da fonte de luz. O desempenho no PS5 e na Série X também se mantém cravados a 30 quadros por segundo neste modo.

Os efeitos podem ser transformadores, mas a queda para a resolução e o desempenho são íngremes. É difícil dizer definitivamente qual modo vale a pena escolher. E você, qual modo escolheria?

Dying Light 2 chega nesta sexta feira ao PC, PS5, Xbox Series X, Xbox Series S, PS4 e Xbox One.

Fonte: Eurogamer
analistadefanboys
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Um dev apaixonado por games e as tecnologias que transformam pixels em arte.

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