Wade Rosen, CEO da Atari, fala sobre a volta da empresa ao mercado Premium de PC e consoles

Wade Rosen, CEO da Atari, fala sobre a volta da empresa ao mercado Premium de PC e consoles

Após anos se focando em Mobile e Blockchains, na 9° Geração a Atari voltará a se focar nos Jogos AAA
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Sendo a empresa mais importante dos videogames e uma das mais condecoradas e premiadas ao longo do seus quase 50 anos de existência, a Atari na geração de consoles do Xbox One, PlayStation 4 e Wii U acabou se afastando do mercado tradicional de Jogos AAA para se aventura no lado Mobile e explorar novas iniciativas, como a dos NFT Games movidos por Blockchain.

No ano passado, entretanto, foi anunciado que a empresa estaria diminuindo o investimento nesses dois segmentos, e voltando a dar maior atenção ao mundo dos jogos Premium para PC e consoles novamente, começando por relançamentos de títulos das suas franquias principais. Isso foi reforçado com a abertura da divisão Atari Games, bem como a contratação de Wade Rosen como novo CEO da companhia.

Em entrevista com a VentureBeat, Rosen comentou sobre a nova estratégia da empresa nessa nova geração:

"É um retorno às raízes da Atari. Nos últimos anos, o foco foi nos jogos para celular. Alguns desses jogos, como RCT Touch, tiveram sucesso e vamos continuar com eles. Não estamos deixando de usar os jogos para celular. Mas onde colocamos nossos novos esforços? É uma mudança de volta às nossas raízes e especificamente aos jogos premium."

"Colocamos isso em três baldes. Um, é levar os clássicos a novos públicos e novos espaços. Segundo, está atualizando os clássicos como fazemos com nossa linha Recharged. Eles mantêm a jogabilidade clássica original e muito da alegria básica dos jogos clássicos, mas com sensibilidades atualizadas e modernas. E o último é uma reimaginação de nossas IPs originais, que pode ter alguma ligação com o clássico, mas é realmente um jogo totalmente diferente. Essa é a nova estratégia, e é nisso que nos concentramos desde que entrei na empresa durante o ano passado."

Para isso, a Atari trabalhará ao lado de vários estúdios de jogos, sejam eles independentes ou editoras completas:

"Estamos trabalhando com algumas empresas com as quais trabalhamos no passado e também com várias novas equipes. Essa é uma das grandes partes desse trabalho, porque esses jogos significavam muito para tantas pessoas diferentes, e muitas vezes temos muitos estúdios incríveis que nos procuram e apresentam projetos."

"Por mais que saímos e procuramos novos estúdios para trabalhar, também temos o luxo de poder olhar esses projetos e encontrar aqueles que parecem fazer mais sentido para nós. Muito de 2022 será sobre trazer esses projetos ao mercado."

Rosen também fala sobre o porque de toda essa mudança na empresa e sua volta ao foco nos jogadores hardcores, como no passado:

"A mudança não ocorre porque vemos, em sua totalidade, os jogos para PC, jogos de console ou jogos premium como melhores do que os jogos para celular, ou porque esses tipos de jogos são melhores do que os jogos casuais. Foi mais porque sentimos que esse era o melhor caminho para a Atari. Quando olhamos para o que é a Atari e para que as pessoas a conhecem, onde está seu espírito, o que todos nós na Atari gostamos de acordar e trabalhar diariamente, é por conta disso que retornamos."

"A mudança, para nós, foi natural. Sentimos que poderíamos fazer os melhores jogos para Atari nos concentrando no PC e nos consoles, em vez de nos concentrar em títulos apenas para dispositivos mobile. Isso não significa que esses jogos não sejam acessíveis ou que não sejam alegres por natureza. Mas é fundamentalmente diferente do que criar um jogo para um público mobile. Foi daí que veio. Foi mais um reflexo do que era melhor para a Atari, do que qualquer grande tendência da macro indústria."

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque