Jogos de corrida: Afinal, é arcade ou simulador? Simcade?

Jogos de corrida: Afinal, é arcade ou simulador? Simcade?

Uma opinião sobre o assunto.
#Games Publicado por Gabriel, em

Antes de tudo, vou responder ao título pois eu odeio clickbaits:

Afinal, como saber se um jogo de corrida é arcade ou simulador? Que papo é esse de simcade?

Bom, basta olhar e notar as diferenças, não tem segredo. Um jogo arcade é o mais fácil de diferenciar, normalmente com propostas bem diferentes e gameplay frenética, jogos arcade como Need For Speed, Forza Horizon, Burnout, The Crew e etc se caracterizam por sua gameplay simples e divertida, muito boa no controle, sem qualquer compromisso com a realidade. Isso dá pra notar logo de cara com o nitro em Burnout e Need For Speed, aos demais jogos, é só pensar que não dá pra pular com o carro de uma montanha e sair (com vida) com o carro intacto.

Mas não é só desligar as assistências pra deixar o jogo simulador? Não é bem assim...

Os carros na vida real também têm assistências, controle de tração, estabilidade e etc. Seria a vida real um arcade? Desligando as assistências você vai aumentar a dificuldade, mas não vai transformar um arcade num simulador pelo simples fato do jogo arcade não ter uma física e mecânicas realistas de um simulador, o consumo de combustível por exemplo... Desligar as assistências não irá mudar isso.

Lembrando que um jogo arcade não é inferior à um simcade ou simulador, são jogos com focos completamente diferentes, não tem como comparar um com o outro.

Agora, diferenciar um simcade de um simulador é um pouco mais difícil... Vamos lá:

No início, era tudo jogo de corrida pra mim. Desde destruir carros adversários em corridas frenéticas ao som de rock punk em Burnout 3, até o refinado Gran Turismo 3 e sua proposta de fazer do jogador um piloto profissional, com direito à auto-escola e licenças por classes de carros.

Mas havia uma diferença óbvia entre as propostas desses dois jogos, que eu com 8 anos não sabia diferenciar. Burnout 3 é um arcade e Gran Turismo 3, um simcade.

Mas calma aí, Gran Turismo não é simulador? Na capa dos jogos tá escrito "The Real Racing Simulator" por que então? O que raios é um "simcade"?

Nesse texto vou tentar falar sobre esse assunto, e tirar o máximo de dúvidas que eu conseguir, também irei dar algumas opiniões então sinta-se à vontade para discordar. Bora.

Bom, os Gran Turismo's se autodenominam simuladores porque o "simcade" não é um termo oficial, sendo abraçado majoritariamente pela comunidade de jogadores de jogos de corrida. Para as desenvolvedoras, é arcade ou simulador, por isso tão pouca gente conhece o termo "simcade".

Oras, mas se a própria desenvolvedora diz que é simulador, quem sou eu para dizer que não?

É um bom argumento, e por isso eu mesmo às vezes duvido sobre a existência desse termo. Mas também há ótimos argumentos que me fazem acreditar nele, porque de fato um jogo considerado "simcade" como Forza Motorsport não tem certas mecânicas e uma física que busca a exata simulação do comportamento de um carro na pista, ou do ritmo de uma corrida profissional, como em um simulador como Assetto Corsa por exemplo. E isso não é ruim! Ambos os jogos têm seu foco e o atingem muito bem, por isso são ótimos jogos em seus respectivos gêneros.

Também há o fato de que um simcade como Forza Motorsport não tem necessidade de volante com câmbio e pedais para uma boa experiência, enquanto que um simulador como Assetto Corsa requer o equipamento para se ter uma experiência completa, afinal, é um SIMULADOR, a proposta dele é simular exatamente (ou o máximo possível) o comportamento de um carro na pista. Pense como se você fosse correr profissionalmente na vida real; ao entrar no carro, você não dirigiria com um controle de videogame... Certo?

É possível jogar Assetto Corsa no controle mas NÃO é recomendado, o jogo não foi feito para se jogar no controle então você provavelmente encontrará muitas dificuldades para manter o carro na pista. Além de que a imersão certamente não será a mesma que jogar no volante.

Uma curiosidade que gostaria de acrescentar é que a engine dos simuladores são completamente voltadas para o cálculo da física do jogo, questões aerodinâmicas e mecânicas de simulação, por isso os gráficos de um simulador normalmente não são tão impressionantes, não sobra tempo para focar nisso e o foco da própria engine não é esse. Vamos finalmente falar sobre o que diabos é um simcade:

O "simcade", ou simulador-arcade, semi-simulador e etc, nada mais é do que um meio-termo entre um arcade e um simulador, como o próprio nome sugere. Um jogo simcade seria um onde você não consegue fazer curvas à 300 km/h como em um arcade tipo Need For Speed, mas que também não tem tanto compromisso com a realidade quanto um simulador como iRacing, Assetto Corsa, rFactor e etc.

Quais são os simcades?

Forza Motorsport, Gran Turismo e os F1 da Codemasters são os mais reconhecidos por esse termo, devem haver outros mas eu particulamente não conheço, na verdade é meio difícil classificar um jogo como "simcade", isso é um dos principais problemas desse termo na minha opinião. Como é um termo não-oficial, não há um consenso geral também. Por exemplo alguns consideram os F1 da Codemasters como simuladores, e não há problema nisso.

Por essas e outras esse é um assunto muito discutível, alguns jogos arcades se parecem muito com simcades, e alguns simcades se parecem muito com simuladores, há níveis de simulação entre os jogos, mesmo entre arcades e simcades. Por exemplo um Need For Speed, se comparado à um Forza Horizon, é bem mais arcade, apesar de ambos serem arcades. O motivo é a gameplay, em um Need For Speed você consegue fazer curvas em 300km/h, apenas puxando o freio de mão, o carro traciona e consegue frear à tempo de fazer a curva perfeitamente e não perde o controle, dependendo da curva dá pra fazer no drift mesmo. No Forza Horizon se você tenta algo assim você bate na parede ou perde o controle do carro e vai parar numa árvore. A física do Forza Horizon é um mais realista, mesmo ambos os jogos sendo arcades.

Mas resumindo pra não ficar tão confuso;

Os jogos de corrida se dividem em 3 subgêneros:

Arcades = jogos sem compromisso com a realidade. Apenas curta a vibe e divirta-se!

Exemplos: Forza Horizon, Burnout, Midnight Club, Need For Speed, Grid, Wreckfest, The Crew e etc...

Simcades = um meio-termo, são jogos que querem entregar uma experiência mais realista que um arcade, mas sem um compromisso sério com a realidade, sendo possível jogar de boas no controle!

Exemplos: Forza Motorsport, Gran Turismo, F1, etc...

Simuladores: jogos que prometem a experiência de automobilismo mais realista possível, difíceis, e requerem volante, pedais e marcha para uma experiência completa. A brincadeira sai cara, mas pra quem quer experimentar uma verdadeira simulação ou apenas treinar para os track days/competições na vida real, vale muito à pena!

Exemplos: rFactor, iRacing, Assetto Corsa, Dirt Rally 2.0 e etc...

Uma opinião minha é que eu acho que pessoas banalizam demais o termo "simulador", algumas pensam que um jogo com gráficos bonitos ou um sistema de danos realista é um simulador, outras pensam que basta o jogo ser em circuito fechado que ele é automaticamente um simulador, quando na verdade é muito pelo contrário, um simulador de corrida quer simular uma corrida na vida real, todo o comportamento do carro durante o evento. Simples não? E ele não requer gráficos estonteantes para isso. E jogos de circuito fechado podem enganar muita gente que não é tão ligada, pois ele parecem mesmo bastante profissionais. Mas não se engane; um jogo em circuito fechado pode ser um arcade, simcade ou simulador, como qualquer outro jogo.

Por exemplo, já vi muita gente pensando que Grid é um simulador, sendo que na verdade é muito pelo contrário, Grid é uma franquia arcade em circuito fechado, sem compromissos com a realidade e com uma jogabilidade muito boa no controle.

É pra jogar e se divertir, o jogo é puramente arcade, os carros de Fórmula na franquia Grid por exemplo, fazem drift quase que automaticamente ao virar uma curva. E na vida real isso é absolutamente impensável, ainda mais em alta velocidade.

Mais uma vez, isso não é ruim! Ser arcade não é defeito como alguns infelizmente pensam, um arcade não é inferior à um simulador, não tem como comparar esses dois tipos jogos, apesar de ambos serem jogos de corrida, são propostas completamente diferentes.

O melhor é aquele que você gosta!

Aliás Grid é ótimo em cumprir a proposta dele. Pelo menos o Grid 2 eu gosto muito, foi um dos jogos que eu mais joguei na época do Xbox 360, gráficos maravilhosos, jogabilidade fluída e sound design fantástico, como já é padrão da Codemasters.

Enfim, o termo "simcade" é um termo não-oficial, cabe à você decidir usá-lo ou não. Apesar dos problemas que esse termo tem, eu o uso mesmo assim, acho que faz bastante sentido.

Esse foi meu primeiro texto, e talvez seja o último, só queria muito falar sobre esse assunto, sabe, eu amo jogos de corrida.

Desculpe se ficou confuso, isso foi o melhor que consegui fazer.

Muito obrigado se você leu até aqui, eu realmente espero ter lhe ajudado de alguma forma! :)

Gabriel
Gabriel #GabrielF872

Gosto de jogos de corrida e Bleach.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque