Análise | Slime Rancher

Análise | Slime Rancher

Uma forma diferente de gerenciar um rancho
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Slime Rancher foi lançado em 2017 e desenvolvido/publicado por um estúdio indie chamado Monomi Park. Ele foi lançado para PlayStation, Xbox e PC e possui uma aprovação muito grande entre os jogadores conforme os dados mostrados pelo Metacritic e Steam.

akRaVWhOOHBVOWM=

Mas falando sobre o jogo em si, ele é um típico jogo simulador de fazenda, porém com uma pequena diferença e essa que o torna realmente interessante, os slimes. Slime Rancher possui toda aquela mecânica de jogos de fazenda/rancho em que se gerencia os recursos, busca por novidades e faz com que o jogador sempre tente crescer sua propriedade.

O jogo inicia com o jogador recebendo um lugar de presente de uma pessoa, anteriormente dona do local. A partir daí, o jogo incentiva o crescimento do rancho e a descoberta tanto do ambiente em si quanto da história da própria protagonista. O ambiente no geral não possui os melhores gráficos, mas a arte é tão coerente e bonita que é fácil de gostar e de achar surpreendente quando se descobre um local novo. Os lugares que são desbloqueados são totalmente diferentes uns dos outros, possuindo diferentes vegetações, traços do passado/história e uma variedade de slimes que o representam, e isso me incentivou a sempre querer buscar por lugares novos.

Slide https://i.imgur.com/DllHgOV.jpg;;;https://i.imgur.com/bojvFxV.jpg;;;https://i.imgur.com/774uTN0.jpgSobre a história da personagem principal, ela não é profunda e dependendo nem mesmo muito interessante, mas as informações deixadas pelo dono anterior do rancho (também faz parte da história principal) certamente trouxeram interesse em saber mais sobre o que ele havia descoberto sobre o local. As notas as vezes foram meio sem sentido, outras vezes interessante e algumas até mesmo engraçadas, mas era sempre bacana de ler para saber um pouco mais sobre o que o autor tinha descoberto daquele lugar.

O foco principal são as criações de slime e certamente são de longe a melhor parte do jogo. O jogador não só descobre que pode criar slimes para alimentá-los e gerar dinheiro com seus plorts (recompensa ao alimentar um slime), mas pode juntar dois slimes e gerar uma mistura gigante dos dois. Os slimes gigantes geram 2 plorts, um de cada slime usado na fusão, e isso facilita muito pois gera mais plorts e consequentemente mais moedas. Além do benefício financeiro e facilitador, é bem interessante gerenciar quais serão as misturas porque cada slime tem uma característica e comportamento diferente, e quando se juntam 2 slimes, o slime resultante assume as características dos dois utilizados para a fusão.

Slide https://i.imgur.com/AhgCoIY.jpg;;;https://i.imgur.com/RH3kUAL.jpg;;;https://i.imgur.com/yI42JRQ.jpgAs únicas dificuldades que vi no jogo (nem são complicadas de verdade) é a exploração e o tratamento dos slimes. Menciono a exploração mais porque o jogador tem que descobrir as coisas por si só, sem muita explicação por parte do jogo, ou buscar por um guia na internet, e isso demanda um tempinho. A dificuldade sobre criação dos slimes se trata mais sobre a desorganização do jogador do que a dificuldade em si, já que se o dono der alguma brecha para os slimes o rancho inteiro pode ser perdido. Na verdade faltou um pouco mais de desafio nesse jogo, por isso ele acaba sendo muito mais tranquilo e focado na exploração/busca por coisas novas.

Um problema do jogo que eu achei bem chato foi o level design para o progresso da história principal e sobre caminhos escondidos. Sobre o progresso do jogo até o fim da história, não consegui criar tantos itens e slimes antes de o jogo acabar, então só podia criar essas coisas no pós-jogo que, se o jogador não quiser explorar mais o mundo, nem faz sentido continuar jogando. Então muito conteúdo ficou sem utilização porque só se encontrava no fim do jogo ou era muito caro de se fabricar.

O jogo também possui uma mecânica parecida com o gênero metroidvania em que, dependendo de algumas habilidades, é possível do jogador descobrir lugares e coletar itens que antes não eram possíveis. O problema entra nesse ponto, porque muitos caminhos escondidos (as vezes até bem extensos) simplesmente não possuem nada de interessante e recompensador para o jogador. Era melhor não existir aquele caminho já que o jogador não irá aproveitá-lo.

Sobre a economia do jogo, se trata basicamente sobre vender plorts dos slimes pelo melhor preço que conseguir. Alguns jogos já utilizaram essa mecânica do preço dos itens variarem conforme o dia, e isso acaba sendo bem interessante no jogo porque ele te motiva a armazenar os plorts e gerenciar recursos para se obter o melhor lucro possível. Isso acaba fazendo também com que o jogador priorize algumas fusões para obter os plorts que geralmente rendem maior quantidade de moedas. Uma observação interessante é que os slimes que geram esses plorts geralmente mais caros, são mais difíceis de criar por causa de alguma característica específica dele, e se por algum acaso o jogador decidir fundir com outros para maximizar o lucro, a criação só complica cada vez mais.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8yVmNDWVlaLmpwZw==

O jogo também entrega “missões diárias” vindo de algum npc e que têm limite de tempo para a conclusão. Sinceramente, só fiz algumas no início e nunca mais nem cheguei perto porque as recompensas não estavam valendo os esforço. As vezes chegava a parecer que eu estava trabalhando e entregando a melhor recompensa pra eles.

Além do modo aventura, o jogo também possui um modo mais casual para quem não quer ter preocupações com aparições de plorts que atacam. Outro modo existente é o "Rush", em que o jogador tem que coletar o máximo de plorts possíveis dentro de um período específico. Outros conteúdos extras são apenas focados em estética e brinquedos para os slimes.

No geral o jogo é bem divertido e interessante, trazendo uma nova perspectiva para jogos do mesmo gênero. Como mencionado, algumas coisas poderiam ser melhores, mas a exploração e as novidades entregues a cada avanço acabam segurando os jogadores mais curiosos por novidades daquele mundo. Para quem gosta do gênero de simulação de fazenda/rancho acredito que achará bem divertido a criação dos slimes e as características individuais de cada um.

7.0
thumb_up
Nota
Um ótimo e divertido simulador para quem gosta do gênero
Prós
  1. Possível variedade de slimes
  2. Características individuais de cada slime
  3. Risco/benefício da criação de um slime
  4. Liberdade de criação
  5. Ambientação variada
  6. Mercado de plorts
Contras
  1. Locais exploráveis sem recompensa
  2. Ausência de outras dificuldades
  3. Itens inutilizados devido ao alto custo
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque