Desenvolvedor diz que expectativas dos jogadores para a nova geração são altas demais

Desenvolvedor diz que expectativas dos jogadores para a nova geração são altas demais

60fps, 120fps, fotorrealismo. Estariam os jogadores exigindo demais?
#Games Publicado por Vinicius, em

A desenvolvedora Milestone lançou há pouco tempo seu jogo Rider 4 para o PlayStation 5 e Xbox Series X. O jogo alcança a performance de 4K e 60fps em ambos os consoles, sendo um dos poucos jogos de corrida que fazem uso do poder dos novos consoles.

Durante uma recente entrevista com a SegmentNext, o produtor Luigi Crocetta falou a respeito do jogo e dos novos consoles. De acordo com ele, as expectativas dos jogadores quanto aos novos consoles estão muito altas.

As expectativas técnicas dos jogadores com os títulos de próxima geração literalmente explodiram! Nos consoles anteriores (PS4 e XONE), 60 fps e full HD não eram nem mesmo um padrão sólido para todos os jogos e agora esperam obter gráficos fotorrealistas, efeitos gráficos avançados, quatro vezes a resolução full HD, tudo rodando perfeitamente a 60 fps. Sem mencionar os 120 fps.

No entanto, isso não significa que não chegaremos lá. Para Luigi, não é impossível, mas irá demorar, exigindo um longo processo de otimização. Além disso, o produtor afirma que o 4K não deveria se tornar uma obsessão dos jogadores e empresas, mas sim uma performance boa.

Essas são metas extremamente ambiciosas para qualquer jogo! Não me interpretem mal, não estou dizendo que é impossível e não vejo a hora de alcançá-los, mas leva tempo porque grande parte do que você pode obter dos consoles é o resultado de um longo processo de otimização. Acho que 4K nativo não deve ser uma obsessão se sua experiência for sólida, então é basicamente uma questão de equilíbrio entre todos os elementos.

Quanto às diferenças entre os consoles da Microsoft e Sony, Luigi afirma que Teraflops não é tudo, pois a forma que o jogo é criado tem um papel muito importante em seu desempenho.

A forma como o jogo é construído e funciona desempenha um papel importante na determinação do resultado final. Você já pode ver a prova do que estou dizendo: apesar de muitas comparações entre os dois consoles, os resultados são diferentes dependendo do jogo.

Já os SSD são algo que trarão uma grande diferença na indústria, mudando a forma que as desenvolvedora criam seus jogos no futuro. E como no caso dos teraflops, apesar do fato do SSD da Sony ser mais rápido, ele ainda é apenas um único componente.

As diferenças mais notáveis que vimos em Ride 4 são os tempos de carregamento incrivelmente rápidos em ambos os consoles. A velocidade dos SSDs modernos é uma grande mudança para a indústria dos videogames, e eu acho que realmente mudará a forma como abordamos a criação dos jogos no futuro. Mas, novamente, como acabei de dizer sobre os teraflops, mesmo que o SSD da Sony pareça ser mais rápido no papel, não se trata apenas de um único componente ou número. O pacote é o que faz a diferença.

O produtor também parou para falar sobre os recursos exclusivos dos consoles, como o DualSense.

Na Milestone, estivemos entre os primeiros jogos de corrida a usá-lo. Estou satisfeito com nossa implementação em Ride 4 porque permite que os jogadores recebam informações adicionais sobre suas motos diretamente através da vibração do pad.

Outra função mencionada foi as tecnologias de Ray Tracing e o DLSS. De acordo com ele, o Ray Tracing se trata de uma tecnologia muito poderosa, mas ainda muito exigente. Para ser aplicada atualmente, é necessário fazer sacrifícios em outras áreas.

São ferramentas para atingir o objetivo, não o objetivo em si. O Ray Tracing, por exemplo, é uma tecnologia poderosa e promissora, mas ainda é muito exigente para ser aplicada intensamente nos jogos. Seu uso é atualmente limitado a elementos específicos do jogo e, quando ativado, você é forçado a aceitar fazer sacrifícios em outras áreas. Acho que essas tecnologias serão realmente úteis quando forem otimizadas o suficiente para permitir que você crie jogos sem qualquer grande limitação.

Por último, o produtor elogiou o Xbox Series S, chamando-o de "máquina intrigante". Para a desenvolvedora Milestone, alcançar 60fps e 1440p nesse console da Microsoft acabou sendo mais fácil do que ele esperava.

Ele é extremamente pequeno, acessível e poderoso o suficiente para permitir que os jogadores entrem no ecossistema do Xbox e joguem experiências de próxima geração.

Ride 4 já está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5 através da PS Store, Xbox One e Xbox Series X/S através da Microsoft Store, e PC através do Steam.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque