Saga Resident Evil | Do pior ao melhor

Saga Resident Evil | Do pior ao melhor

Confira um ranking com os 12 jogos da série principal
#Notícias Publicado por el_asesino, em

Desde meados dos anos 90, os amantes de survivor horror têm desfrutado da deliciosa farra que é a franquia Resident Evil. Desde aquela abertura live action até as experiências mais avançadas de jogos mais modernos, a longa série de terror da Capcom teve muitos altos e baixos.

Definir o melhor e o pior de Resident Evil pode ser um processo longo e complicado, pois além de lidar com dois tipos de público, o saudosista e o contemporâneo, há mais de 20 jogos em 24 anos! Para tornar as coisas um pouco mais fáceis, neste ranking foram considerados apenas os jogos principais, incluindo quaisquer remakes, apesar de eles poderem divergir do cânone original.

Faça uma viagem comigo pelo caminho da memória enquanto revisitamos este universo de armas biológicas.

12. Resident Evil 6

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9NTmRQczV1MkRNby9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Tenho certeza que alguns colocariam Resident Evil 3 Remake nesta posição, mas o sexto título soa, pelo menos pra mim, como o ponto mais baixo dentre todo o cânone.

Olhando além da mudança severa para uma experiência cheia de ação, a história é tão bagunçada que o jogador mais desatento perde a noção do rumo que ela tá tomando. Inimigos insossos e ridículos completam algumas das principais reclamações que tenho sobre Resident Evil 6.

Embora muitos fãs amem este jogo, ele não se deu muito bem com os críticos. Como já foi dito, este jogo em particular parece focar mais em ação do que em elementos de sobrevivência de terror, fazendo o jogo parecer diferente de seus predecessores. Resident Evil 6 também tenta assumir muito ao se concentrar em quatro campanhas contra uma ou duas nos jogos anteriores.

É um jogo...ok.

11. Resident Evil 3 Remake

IMAGEaHR0cHM6Ly9jcml0aWNhbGhpdHMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzAzL3Jlc2lkZW50LWV2aWwtMy1yZW1ha2UtamlsbC12ZXJzdXMtbmVtZXNpcy5qcGc=

Resident Evil 3: Nemesis sempre passou a sensação de que não era para fazer parte da série principal, mas o remake de 2020 ampliou isso duzentas vezes. Eu poderia continuar falando da duração de seis horas (ou menos) ou como a equipe de desenvolvimento falhou em utilizar Nemesis do jeito certo, mas não vou fazer isso. No entanto, direi que, apesar das melhorias na jogabilidade e nos gráficos, este é um grande downgrade da versão original.

Tudo sobre ele é tão apressado que de alguma forma parece mais curto do que a versão de 1999. Eles têm aproximadamente a mesma duração, mas o ritmo de Nemesis no original foi controlado muito melhor. Além disso, a equipe de desenvolvimento de alguma forma deixou de fora os segmentos da torre do relógio e do cemitério. Quando você decide refazer um jogo, você não corta dois dos momentos mais icônicos sem substituí-los por algo ainda mais memorável.

Infelizmente, o remake de 2020 é tão decepcionante que não é um jogo necessário para os fãs ou novatos na série. Fique com a versão de 1999.

10. Resident Evil 5

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS81dklOemJBRGltby9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Como Resident Evil 6 , Resident Evil 5 é muito focado na ação. Após o lançamento, no entanto, não parecia tão datado quanto sua sequência. Em vez de retornar ao terror de sobrevivência, a Capcom aplicou a fórmula que tornou Resident Evil 4 tão bem-sucedido, trocando os sustos por uma ação em ritmo acelerado.

Chris Redfield e Sheva Alomar foram bons protagonistas de certa forma. Eu me importava com o que acontecia com eles, mas, perto do ato final do jogo, eu estava meio que cansado de acompanhar a jornada deles. Especialmente ao lado de uma personagem controlada por uma IA burra que nem uma porta.

Mas vejamos o lado bom, Resident Evil 5 introduziu o modo cooperativo em tela dividida na série. A única maneira real de curtir o título era com um amigo, mas mesmo assim não é emocionante o suficiente para querer ficar jogando por 20 horas.

9. Resident Evil 0

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9yTmRyME1hY2cydy9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Pergunta: Você sabe quantas pessoas disseram depois de jogar Resident Evil (1996)? "Caramba, mal posso esperar por aquela pre-sequel liderada por Rebecca Chambers."? Pois é. No entanto, aqui estamos nós, com Resident Evil 0 para preencher o vazio que ninguém sentia.

Resident Evil Zero não é um jogo ruim, apenas não é particularmente bom. A narrativa, o visual e o design de som do jogo são atraentes, especialmente para os fãs de Resident Evil. No entanto, ele faz várias alterações na fórmula de Resident Evil.

Ser capaz de trocar entre Rebecca e Billy Coen, era um recurso bacana, mas ainda assim, Resident Evil 0 não tinha a sutileza do remake de RE1 lançado pra mesma plataforma.

8. Resident Evil: Code Veronica

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS80Mkt4Y0ZHVUtUZy9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Sempre me pareceu estranho que Code Veronica foi arrancado de seu título numérico e rotulado mais como um spin-off quando na verdade é a legítima sequência de Resident Evil 2. Claire Redfield retorna à série, ainda na busca sem fim por seu irmão, Chris. Sua jornada a leva a uma instalação da Umbrella em Paris, onde ela descobre que o incidente em Raccoon City está longe de ser contido.

Não mudou muito entre Nemesis e Code Veronica. As armas biológicas da Umbrella são mortais como sempre, variando de zumbis famintos por carne a outras monstruosidades horríveis. Onde Code Veronica difere mais é com sua variedade de locais. Os jogadores seguem Claire e seu novo companheiro, Steve Burnside, pela Ilha Rockfort, no Oceano Antártico, até uma instalação secreta na Antártica.

As vendas fracas do Dreamcast caíram em Code: Veronica quando foi lançado, no entanto. Embora o jogo tenha sido finalmente portado para PS2 e GameCube, os gráficos do Dreamcast pareciam desatualizados quando chegaram. Hoje, entretanto, Code: Veronica ainda é um excelente jogo Resident Evil e um jogo obrigatório para os fãs de Dreamcast.

7. Resident Evil 3: Nemesis

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9JelI3azRKQmZway9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Antes da versão 2019 do Mr. X, os jogadores lidavam com Nemesis. Jill Valentine retorna para levar os jogadores através dos horrores de Raccoon City antes e depois dos eventos de Resident Evil 2. Muitas das mecânicas de Resident Evil 2 retornam, embora Jill esteja equipada com uma habilidade de esquiva que é um componente essencial para combater os muito persistentes ataques do Nêmesis.

Por mais agressivo que seja o nome, mesmo para os padrões de 1999, Nemesis é uma força aterrorizante no jogo, eventualmente perseguindo o jogador até a rolagem dos créditos finais, muito parecido com Tyrant de Resident Evil 2. Como Resident Evil 7 , Nemesis apresenta uma versão única de uma história familiar, construindo a já aterrorizante história em torno de Raccoon City.

Alguns elementos do enredo de Nemesis pareciam forçados apenas para dar a Jill mais obstáculos, mas é uma coisa útil com alguns momentos muito legais. A luta do Grave Digger foi divertida e destacou outra mudança nesta sequência - diferentes maneiras de matar chefes. RE3 também apresentou algumas opções para os jogadores fazerem que alteravam alguns elementos do jogo.

6. Resident Evil 7

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMyLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDQvcmVzaWRlbnQtZXZpbC04LXN0b3J5LWxlYWstbWlhLmpwZw==

Resident Evil 7 introduziu uma grande mudança na série e recebeu muitos elogios por isso. Ok, admito que fiquei meio receoso com o jogo, temendo que parecesse que estava se alimentando da tendência de survival horror de protagonistas indefesos. Pelo contrário, Resident Evil VII não imita preguiçosamente jogos como Outlast e Amnesia. Em vez disso, através de novas mecânicas e muito mais, ele prova ainda que o survival horror ainda pode ser feito para a primeira pessoa.

Afastando-se da história central ao mesmo tempo que dá dicas de que está no mesmo universo da série canônica, RE7 apresenta Ethan Winters, um novo personagem em busca de sua esposa. Quando o protagonista chega a uma plantação solitária, ele se encontra à mercê da família Baker - um bando de assassinos loucos sofrendo de uma mutação terrivelmente mortal. Mais uma vez, os Bakers poderiam ser incrivelmente genéricos, mas a Capcom usou sua mágica para torná-los inesquecíveis.

Resident Evil 7 é um ponto de partida para a série em termos de narrativa e design. Seu foco em uma história dentro da história maior de Resident Evil é uma mudança bem-vinda, e a diferença na jogabilidade se encaixa perfeitamente nessa mudança.

5. Resident Evil

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuYXJrYWRlLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8xMi9SZXNpZGVudC1FdmlsLTE5OTYtU2NyZWVuc2hvdC0yLmpwZw==

O Resident Evil original pode até não ser o melhor da trilogia clássica, mas é sem dúvida é o mais importante por ser a base de toda a franquia Resident Evil. Alguns diriam que o diálogo cafona e a terrível dublagem funcionam contra isso, mas acho que ajuda no charme deste lançamento do PSOne.

Resident Evil pode não ter sido o primeiro jogo de terror de sobrevivência, mas certamente foi o pioneiro do gênero. Você não pode lançar um dardo na parede de cada jogo de terror de sobrevivência sem acertar um inspirado no lançamento da Capcom. Ritmo lento, música misteriosa e a enorme mansão unem-se para uma experiência de jogo bastante assustadora que lançou a franquia.

Para os fãs da série, Resident Evil é um ótimo momento, com câmera fixa, recursos escassos e atmosfera isolada de outros títulos. Dito isso, não é o melhor jogo Resident Evil para começar. O segundo jogo melhora a primeira em quase todos os aspectos, e o quarto vem com uma revisão completa da jogabilidade.

4. Resident Evil 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9nNE95dXVqS1VQay9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Resident Evil 2 supera o original em todos os sentidos. Sua jogabilidade é mais justa, os modelos de personagens parecem melhores, a história tem um fluxo melhor, o Departamento de Polícia de Raccoon é mais interessante de explorar do que a Mansão Spencer.

Quando o policial novato Leon S. Kennedy e a irmã de Chris Redfield, Claire, se encontram na cidade, há pouco tempo pra conversa. O surto já encheu as ruas de Raccoon City com mortos-vivos. Resident Evil 2 baseia-se na história da Umbrella Corporation de todas as maneiras certas, introduzindo conspirações e parcerias com órgãos governamentais. Isso expõe a noção de que a Umbrella é uma ameaça muito maior do que originalmente percebida, e que as coisas só tendem a piorar.

Para muitos, inclusive eu, Resident Evil 2 é o melhor dos três primeiros jogos. Entre a ação em grande escala de Nemesis e os corredores claustrofóbicos do jogo original, Resident Evil 2 equilibra uma história maior com o mesmo isolamento do lançamento de 1996.

3. Resident Evil Remake

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9tQlItTVhlWlFaYy9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

O remake do primeiro Resident Evil é um dos poucos casos em que o novo supera o original. A Capcom sabia exatamente o que estava fazendo quando recriou a história na Mansão Spencer para o lançamento do Gamecube. De alterações na jogabilidade a uma revisão gráfica completa, o REmake é uma melhoria notável que é mais longa e assustadora do que a versão de 1996.

Resident Evil REmake ainda expande a história para incluir subtramas como a história de Lisa Trevor. Esses momentos não apenas adicionam extensão ao jogo. Eles ainda mostram o quão vil é a Umbrella Corporation.

A mansão está cheia de horrores de retorno como Netuno e Yawn. Os zumbis também são aprimorados, como os Crimson Heads surpreendentemente mais rápidos e mais fortes. Uma evolução e tanto.

2. Resident Evil 4

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZXh0cmVtZXRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA0L1JFNC1GZWF0dXJlLmpwZw==

É difícil mensurar o impacto que Resident Evil 4 teve nos jogos. Lançado originalmente para o GameCube em 2005, Resident Evil 4 já foi portado para inúmeras outras plataformas, até mesmo dispositivos móveis. Não importa se você tem o telefone no bolso ou um PC para jogos, há uma maneira de jogar Resident Evil 4 .

O jogo representou a primeira vez que a série saiu de seu estilo de câmera fixa. Mudar a câmera para trás do personagem ampliou completamente a imersão e tornou possível para o nosso herói, Leon Kennedy, enfrentar inimigos mais inteligentes e ágeis.

Enviado a uma pequena vila na Espanha para encontrar a filha desaparecida do presidente, Leon logo descobre que os zumbis eram a última de suas preocupações. Infectados pelo Las Plagas, os moradores se tornaram um enxame de máquinas assassinas. Eles seguirão Leon até as casas, subirão escadas e usarão todos os meios necessários para matar o agente do governo dos Estados Unidos.

Isso significa uma experiência muito mais tensa e acelerada do que a série jamais proporcionou. Resident Evil 4 introduziu novas mecânicas e elementos de história que seriam transportados para títulos futuros, para melhor ou pior. Gostando ou não temos que assumir que o jogo revolucionou não só o gênero survivor horror mas o estilo third person shooter em geral.

1. Resident Evil 2 Remake

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA2L1Jlc2lkZW50LUV2aWwtMi1SZW1ha2UtT1RTLmpwZw==

O remake de Resident Evil 2 é mais tenso, assustador e longo do que a versão de 1998. Uma verdadeira aula de como se faz um remake sem agredir a obra original. Além disso o jogo é uma peça fantástica de terror. O Departamento de Polícia de Raccoon está coberto de vísceras e gotejando sangue e todos os sons cheiram a desgraça iminente. A Capcom atenuou um pouco a sujeira dos ambientes, o que garante que o clima seja consistente o tempo todo.

O remake também nos deu um novo Mr. X, que, durante todo um segmento do jogo, segue os jogadores através do departamento de polícia. Cada centímetro do antigo museu é patrulhado por uma BOW de pés pesados, tornando ainda mais crítico não voltar para as áreas erradas. Você quer que ele vá embora o mais rápido possível, e a única maneira de fazer isso é progredindo.

Isso sem falar nas melhorias gráficas. Claro, 20 anos de evolução gráfica levarão a um jogo com melhor aparência. No entanto, o uso da RE Engine por Resident Evil 2 traz consigo avanços na simulação de fumaça e iluminação, aumentando ainda mais a sensação assustadora do lançamento original. O modelo de personagem de Tyrant também é puro combustível de pesadelo.

el_asesino
el_asesino

"As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta." – Santo Agostinho

Moderador do Site
Publicações em Destaque