Metal líquido foi escolhido para reduzir o custo total do sistema de resfriamento do PS5
No início deste ano, começaram a circular relatórios de que o PS5 teria um sistema de resfriamento "excepcionalmente caro", e os detalhes recentes que a Sony revelou sobre o hardware do console certamente casaram com essas informações e as primeiras impressões sugeriram que o investimento valerá a pena.
A Sony falou recentemente sobre como querer cortar os custos foi uma das razões para usar uma única ventoinha grande no PS5 em vez de duas (que é o que resultou no grande tamanho do console). Da mesma forma, eles tomaram decisões baseadas em custos em outras áreas do sistema de resfriamento também, como Yasuhiro Otori, chefe da equipe de design mecânico e térmico do PS5, explicou em uma entrevista recente à 4Gamer.
O resfriamento de metal líquido do PS5, por exemplo, foi escolhido para o console para reduzir o custo geral do sistema de resfriamento. Embora um material de interface térmica de metal líquido (TIM) isolado seja mais caro, é eficaz o suficiente para permitir que a Sony opte por componentes mais baratos em outro lugar.
Otori falou mais sobre as dificuldades mencionadas também no processo de fabricação. Os TIMs de metal líquido geralmente andam de mãos dadas com certos problemas e, de acordo com Otori, a Sony passou dois anos criando soluções para esses problemas.
Falando na mesma entrevista, Otori também confirmou que a Sony continuará a melhorar e otimizar o cooler do PS5 após o lançamento do console com atualizações de firmware.