Sony pode controlar dinamicamente a velocidade das ventoinhas do PlayStation 5 por meio de atualizações
O robusto sistema de resfriamento do PS5 não será estático. A Sony planeja usar a Internet para controlar dinamicamente a velocidade da ventoinha enquanto roda jogos específicos.
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O resfriamento é um grande foco para o PS5 e a Sony gastou muito dinheiro e tempo desenvolvendo a solução de três partes do console, que inclui uma enorme ventoinha de dupla face de 120mm, um enorme dissipador de calor de cobre que imita o resfriamento da câmara de vapor e pela primeira vez em um console, pasta térmica de metal líquido.
Mas o hardware não é suficiente. A Sony literalmente redesenhou a forma como o SoC do PS5 consome energia em um esforço para maximizar o desempenho frio e silencioso sob cargas exigentes. A GPU e a CPU do PS5 agora funcionam em frequências variáveis, e a fonte agora fornece um fluxo consistente de energia para o SoC, componentes do sistema e ventoinhas. Mas Sony tem outro ás na manga: controle dinâmico de velocidade da ventoinha por meio de atualizações.
A ideia é bem interessante. A Sony irá coletar dados temporários com base nos jogos que você joga. Se o seu PS5 esquenta mais durante o jogo, digamos, como em Cyberpunk 2077, a Sony pode descobrir e usar esses dados para ajustar manualmente a velocidade da ventoinha do PS5. Os desenvolvedores também podem lançar patches específicos do jogo que fazem o mesmo.
Uma entrevista recente com o engenheiro do PS5, Yasuhiro Ootori, confirma que o console tem quatro sensores de temperatura que controlam a velocidade da ventoinha - três na placa-mãe principal e outro no SoC. Essas velocidades podem ser ajustadas dinamicamente com atualizações de firmware lançadas pela Sony através da Internet.
O PlayStation 5 será lançado em 12 de novembro de 2020 por $499 (versão em disco) e $399 (apenas digital).