O Surgimento de um Clássico | Castlevania: Symphony of the Night

O Surgimento de um Clássico | Castlevania: Symphony of the Night

Como o jogo elevou o gênero Metroidvania para outro patamar
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Bom gente é hora de mais um artigo do seu coelho favorito, faz tempo que não trago um artigo para a Gamevicio e só tenho feito análises, porém eu irei mudar isso hoje. Meu último artigo foi o do Shadow of the Colossus e eu vi que vocês queriam que eu continuasse fazendo outros, então eu resolvi trazer um artigo desse clássico maravilhoso que eu tenho certeza que a maioria de vocês devem conhecer, Castlevania Symphony of the Night.

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Capa do jogo.

Pra quem leu meu último artigo já deve ter uma certa noção de como eles costumam ser, e pra quem não leu, eu gosto de simplificar as coisas para que todos consigam entender, sem mais delongas, vamos lá!

Gênero Metroidvania

Pra quem não sabe, Metroidvania é um sub-gênero dos jogos de ação-aventura. O termo surgiu da junção dos nomes das séries de jogos Castlevania que estamos falando hoje, e Metroid. Jogos Metroidvania costumam usar os design de jogos e mecânicas que são semelhantes a essas séries.

Os jogos Metroidvania geralmente apresentam um grande mapa explorável, embora o acesso a algumas partes sejam limitadas por portas ou outros obstáculos que só podem ser passados quando o jogador obter algum item específico, seja ele uma ferramenta, armas ou habilidades. Essas melhorias podem ajudar o jogador a derrotar inimigos mais complicados e localizar atalhos e áreas secretas que normalmente fazem você voltar a uma área do mapa na qual não conseguia acessar. Dito isso, os jogos desse sub-gênero incluem um design de níveis e uma integração de história, cuidando do personagem e níveis para incentivar a exploração e experimentação. Os jogos Metroidvania costumam ser sidescrolling de plataforma, mas podem incluir outros gêneros.

Embora popularizado durante as primeiras gerações de consoles, o gênero tem ressurgido desde os anos 2000, graças aos jogos indies.

Sobre o Jogo

Castlevania: Symphony of the Night é um jogo de aventura 2D, ele foi desenvolvido e distribuído pela Konami em 1997. Symphony é o 13° jogo da franquia Castlevania, sendo o primeiro a ser lançado no PlayStation.

Symphony of the Night foi uma obra extremamente importante para a franquia, ele conseguiu levar a série Castlevania a um novo patamar, diferente dos jogos de plataformas "estágio-por-estágio" dos títulos anteriores, ele introduziu algo bem diferente que o fez ser revolucionário na série, os elementos de RPG. O desenvolvimento destas características podem ser atribuídas ao brilhante Koji Igarashi, diretor do jogo e atualmente o diretor de toda a série.

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Koji Igarashi, o desenvolvedor do jogo.

Igarashi, um notável fã de jogos 2D, foi fundamental em refinar os controles do jogo, ele também estabeleceu Symphony como canônico à série Castlevania. Outros membros notáveis do time de produção incluem a designer de personagens, Ayami Kojima, e a compositora, Michiru Yamane.

Em 1998 o jogo foi portado para o Sega Saturn pela Konami Computer Entertainment Nagoya, sido tal por lançado somente para o Japão, com conteúdo extra. Em 2006 a Konami anunciou que uma versão para o Xbox 360 da versão que era do PlayStation seria distribuída na Xbox Live Arcade, esse port foi feito pela Backbone Entertainment.

Desenvolvedora e Publicadora: Konami

Data de Lançamento: 20 de Março de 1997

Disponibilidade do jogo: PlayStation, PlayStation Portable, Sega Saturn, Xbox 360(XBLA), PlayStation 3, PlayStation 4, Android e iOS

História

Assim que você inicia o jogo se depara com um menu extremamente elegante te pedindo para apertar o start e seguir nesta aventura.

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Menu inicial.

A história de Castlevania Symphony of the Night começa durante o final do jogo anterior da série, Castlevania Rondo of Blood, onde o personagem principal Richter Belmont confronta Conde Drácula e o derrota. Nesta batalha é onde acontece um dos melhores diálogos que já vi em um jogo.

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Diálogo entre Richter Belmont e Conde Drácula.
"Foi Richter Belmont, o lendário caçador de vampiros, que conseguiu finalmente acabar com a ameaça do Conde Drácula, Senhor dos Vampiros que tinha sido trazido de volta do túmulo pelo sombrio padre Shaft.

No entanto, numa noite, 4 anos mais tarde, sob o brilho da lua cheia, Richter desapareceu misteriosamente.

Com a menor idéia de por onde começar sua busca, Maria Renard saiu em busca dele. Foi então que o destino interveio.

Castlevania, o castelo de Drácula, do qual há boatos de aparecer uma vez a cada século, de repente, materializou-se da névoa como se para mostrar-lhe o caminho.

Enquanto isso, forças poderosas estavam lutando pela alma de um homem chamado Alucard. O mesmo Alucard que havia se unido com Trevor Belmont para batalhar contra seu pai imortal, Conde Vlad Tepes Drácula.

Alucard, a fim de purificar o mundo de sua própria linhagem maldita, tinha submergido seus poderes vampíricos e entrou em o que era para ser um sono eterno. Mas agora, ele está acordado e consciente do mal que mais uma vez aflige sua terra natal.

O tempo voltou mais uma vez para as forças do Bem e do Mal de se envolverem em sua antiga batalha. O castelo de Drácula chama por você...

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Castlevania, o castelo de Conde Drácula.

e nenhum homem poderá dizer quem sairá vitorioso."

Após a batalha que ocorreu a quatro anos entre Richter Belmont e Drácula, a escuridão reaparece. O fantasma do sacerdote maligno, Shaft, morto por Richter, ressurge com um novo plano para ressuscitar seu mestre. Ele lança um feitiço sob Richter, fazendo assim o Belmont ficar em seu domínio. Todos esses acontecimentos fazem Alucard acordar de seu sono eterno (o mesmo Alucard que se uniu a Trevor Belmont 300 anos antes em Dracula's Curse). Agora Shaft precisa ser impedido pelo vampiro mais famoso da franquia para que a humanidade seja salva.

Durante sua longa jornada pelo castelo de seu pai, Alucard encontra várias vezes uma grande amiga de Richter, Maria. Eles se ajudam e descobrem a verdadeira origem do mal que reside no Belmont. Por fim, Alucard consegue salvar Richter do encanto, e manda o fantasma de Shaft de volta ao inferno para em seguida enfrentar Drácula. Uma versão invertida de Castlevania, o Reverse Castle, aparece dos céus. Este castelo contém outra série de aventuras e nele é onde Alucard consegue derrotar seu pai revivido, Drácula.

Essa é a história de Symphony of the Night, um enredo incrível cheio de reviravoltas(até o castelo virou), e muita adrenalina.

Personagens

Em Castlevania Symphony of the Night existem dois personagens jogáveis, o primeiro é Richter Belmont, assim que inicia o jogo você fica com total controle do personagem para derrotar Drácula. O segundo personagem jogável é extremamente amado pelos fãs da franquia e também é um vampiro bonitão, Alucard. Também existem personagens secundários como Maria e o Bibliotecário Mestre, além dos inimigos, Drácula e Shaft.

Richter Belmont

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Richter, um renomado caçador de vampiros da linhagem Belmont.

Richter é um descendente de Simon Belmont e um renomado caçador de vampiros, ele tem um forte senso de justiça e uma vontade inabalável. Todas as gerações do clã Belmont produziram caçadores de vampiros resistentes e mais dedicados, porém Richter é um dos mais poderosos da família.

Sua arma principal é o lendário Vampire Killer que muitos de seus predecessores empunhavam, este jovem Belmont de cabeça quente conseguiu derrotar o tão temido Drácula.

Enquanto Alucard perseguia o feiticeiro Shaft no castelo, Maria ajudou o Ritcher ferido a escapar do castelo. Eles foram para um morro a uma distância segura do castelo e esperaram que Alucard terminasse sua tarefa. Enquanto observavam o castelo se derrubar depois da vitória, Alucard encontrou-se com eles para despedir-se. Ele lhes disse que seu sangue estava amaldiçoado e que o mundo seria melhor sem a presença dele, e então para voltar ao seu profundo sono.

Alucard

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Alucard, um damphir extremamente formidável.

Adrian Farenheights Tepes, é um dhampir(um filho meio raça de um vampiro com um humano). Ele escolheu adotar o nome "Alucard" - Drácula escrito em sentido inverso - para mostrar que representava crenças opostas às de seu pai.

Adrian é um fruto de um vínculo não natural entre Drácula, um vampiro, e uma humana chamada Lisa. Adrian possuía poderes especiais e estava destinado a ser mais forte do que qualquer humano, mas não tão poderoso quanto seu pai. Depois que Lisa foi assassinada, tendo sido confundida com uma bruxa, Adrian cresceu sob a influência de seu pai, pelo qual ele foi ensinado nas artes escuras e moldado em um guerreiro que um dia lutaria pelo lado do mal.

Ele estava presente na morte de sua mãe, ela pediu para ele não descontar a raiva de sua morte nos humanos, pois a vida dos mortais já eram cheias de dificuldades. Com essas palavras ela conseguiu ter uma profunda influência sobre os pensamentos de Adrian, sua mente vagou enquanto ele questionava a vontade de seu pai. Depois de algum tempo, ele se separou do exército de seu pai e desapareceu.

Alucard é um adepto espadachim, ele possui ataques de magia negra, é um metamorfo que pode se transformar em morcego, um lobo e até mesmo uma névoa.

Maria Renard

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Maria, uma jovem caçadora de vampiros.

Maria Renard é uma parente distante do clã Belmont, ela tinha apenas 12 anos quando ela fez sua primeira aparição na série Castlevania, mas já dominava o uso de feitiços mágicos, controlando espíritos animais.

Richter desapareceu sob a luz da lua cheia em 1796. Maria imediatamente se dispôs a encontrar Richter, que era o guardião dela, sem a menor ideia de por onde começar. Depois de um ano de buscas, em 1797, o castelo de Drácula ressurgiu para lhe mostrar o caminho. Enquanto explorava o Castelo de Drácula, Maria e Alucard se encontrariam várias vezes enquanto seguiam seus objetivos separados.

Maria teve dificuldades em dar uma volta no castelo, pois sua forma parecia diferente da última vez que ela esteve lá. Quando ela se encontrou com Alucard novamente, ela perguntou sobre isso e ele explicou que o próprio castelo era uma criatura do caos e que tomava muitas formas.

Master Librarian

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Oh it's you, Master Alucard. What do you need?

O Master Librarian é um dos aliados de Alucard em sua busca para encontrar a razão para a ressurreição do castelo e seu próprio despertar. Por um preço, ele fornecerá armas, acessórios, mapas e outros artigos úteis. Mesmo que ele pareça temer o Drácula, ele não é totalmente leal a ele. Talvez, como o Drácula ainda não acordou, ele tenha menos consequências a considerar e, portanto, esteja mais disposto a ajudar o filho afastado do conde.

Ele é o guardião da Long Library no castelo do Drácula. Ele acumulou riqueza de conhecimento ao longo dos séculos e alguns itens especiais também, dos quais ele venderá... por um preço.

O item mais caro que o Master Librarian pode vender é o Duplicador, que permite ao jogador usar qualquer item ou arma quantas vezes desejar sem diminuir o número que usos. Ele só está disponível depois de terminar o jogo e obter o final bom, ele custa 500.000 G.

Shaft

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Shaft, um feiticeiro maligno e servo de Drácula

Em 1792, Shaft ressuscitou Drácula e ajudou-o em seus planos para sequestrar várias meninas, incluindo Maria Renard e Annette.

No ano de 1797, Shaft sequestrou Richter e fez uma lavagem cerebral nele, sabendo que ninguém poderia derrotá-lo porque ele era o mais forte de todos os caçadores de vampiros. Richter foi um instrumento no uso de seus poderes malignos usando-no contra qualquer um que quisesse desafiar Drácula. Maria adivinhou que ele estava sob coerção sobrenatural e ajudou Alucard a ver as ações do passado de Shaft. Alucard conseguiu salvar Richter em vez de matá-lo e finalmente pôs um fim às ambições do sacerdote obscuro.

Drácula

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Conde Drácula, o vampiro mais temido de todos os tempos.

Vlad Ţepeş, anteriormente conhecido como Mathias Cronqvist em sua vida mortal, é o principal antagonista da série Castlevania. Desde o século 11, o Clã Belmont fazia oposição a Drácula, e guerreiros lendários o confrontavam cada vez que ele retornava dos mortos.

Ele retornou em 1792, cem anos após ser derrotado por Simon Belmont. Ele foi trazido de volta pelo zeloso sacerdote negro Shaft e sua congregação, que sacrificou uma donzela para ressuscitar o conde e seu castelo. Quando voltou, ele despachou suas forças para saquear a terra. Eles seqüestraram mulheres jovens de uma aldeia, sendo uma delas, Annette, namorada de Richter Belmont.

O Conde sentiu a conexão que ela teve com seus inimigos mortais, e, além disso, foi levado com sua beleza. Ele ofereceu sua imortalidade para que ela pudesse governar o mundo ao seu lado, mas ela o recusou, dizendo que preferia morrer.

No final de Symphony, Alucard disse a Drácula que ele não podia permitir que ele não matasse a humanidade novamente. Como a ressurreição de Drácula não estava completa, ele foi derrotado por seu filho. No final da batalha, ele colocou tudo de lado e só queria que Alucard lhe dissesse as últimas palavras de Lisa. Alucard disse a seu pai que ela dizia para não odiar humanos. Que, se ele não pudesse viver com eles, então, pelo menos, não os prejudiquem. Ela também contou a Alucard para dizer ao pai que o amaria por toda a eternidade. Pela primeira vez em centenas de anos, estava arrependido pelo que tinha feito. Ele gritou para Lisa o perdoá-lo por suas transgressões, e despediu-se de seu filho quando ele desapareceu na morte.

Jogabilidade

Como um elemento clássico na série Castlevania, Symphony é um jogo 2d side-scrolling. Ele segue um estilo não-linear de jogo: no começo, Alucard só pode acessar certas áreas do castelo, mas ao obter as suas três transformações, é possível que Alucard vire um Lobo, Morcego e até mesmo uma Neblina, com isso ele poderá acessar gradualmente as áreas que antes eram inacessíveis. Um mapa carregado por Alucard vai sendo automaticamente atualizado com intuito de mostrar ao jogador seu progresso no castelo.

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Mapa do jogo.

Enquanto os protagonistas anteriores da série utilizavam o clássico chicote Vampire Killer como arma principal, Alucard pode encontrar e equipar em cada mão armas que vão desde espadas e facas, a luvas e itens descartáveis, como bombas de nêutrons ou dardos, além de poder usar escudos, algo que não era possível em jogos anteriores da série.

Alucard também pode usar as armas secundárias(Sub-Weapon) que existiam nos jogos anteriores da série, tais como Adaga, Água Benta, Bíblia, Crucifixo , Machado, Relógio(Cronômetro) e Pedra de Rebote(Diamante). As armas secundárias utilizam corações para serem usadas. Os corações podem ser obtidos principalmente destruindo objetos do cenário, derrotando inimigos e consumindo itens do inventário, além de outras formas variadas. Symphony também introduziu novas armas secundárias além das clássicas, que são: Vibhuti e Agunea.

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Armas secundárias.

O jogador também pode obter restauradores de saúde, equipamentos e itens para aumentar seus atributos temporariamente. Relíquias encontradas em certas áreas do castelo irão fornecer a Alucard diferentes habilidades, como a capacidade de saltar duas vezes. Um bestiário que é mantido atualizado pelo bibliotecário do castelo, com o qual também é possível trocar e comprar itens extremamente importantes e úteis.

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Menu de relíquias, existem o total de 31 no jogo.

Symphony também incorpora elementos dos jogos de RPG. Seus pontos de vida(HP) determinam a quantidade máxima que ele pode suportar antes de morrer, enquanto os seus pontos de magia(MP) determinam quantas vezes um poder mágico pode ser usado. Alucard possui os seguintes atributos:

LVL (Level) Representa o nível de evolução do personagem. O fator que melhor representa seu poder.

HP (Hit Points/Health Power) É a energia vital. Representa a quantidade de dano que o personagem pode suportar. O dano recebido é deduzido do HP e pode ser restaurado usando itens, magias ou entrando num "Save Orb". Se o HP chegar a zero, o personagem morre.

MP (Magic Points/Mind Power) É a energia mental. Necessária para usar magias. Cada magia requer uma certa quantidade de MP para ser realizada. A cada magia executada, a respectiva quantidade de MP é deduzida do MP atual. Depois de consumido, o MP é lentamente regenerado com o tempo ou pode ser restaurado instantaneamente pelo item Manna Prism ou entrando num "Save Orb". Quando o MP de Alucard é preenchido, uma aura azul é emitida de seu corpo. Se Alucard não tiver o MP necessário para a execução de uma magia, ela não funcionará.

STR (Strength) A força do personagem. É somada ao ATT das armas para calcular o dano causado por ataques físicos. Quando Alucard está desarmado, seu ATT é igual a seu STR.

CON (Constitution) A Resistência do personagem. Determina a defesa e o tempo de duração de status negativos. A quantidade de DEF de Alucard é influenciada por este atributo.

INT (Intelligence) A inteligência do personagem. Determina o dano causado por magias e "Sub-Weapons".

LCK (Luck) A sorte do personagem. Determina as chances de achar itens e realizar "Critical Attacks", que quando ocorrem, causam o dobro de dano.

ATK (Attack) Determina o dano que um ataque pode causar. O ataque com uma arma é igual ao ataque da arma somado ao STR e a algum bônus de ATT de outros equipamentos.

DEF (Defense) É a capacidade de resistir dano. Cada ponto de DEF anula um ponto de ATT do inimigo. É igual à soma de DEF dos equipamentos de Alucard mais o bônus de CON.

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Menu do jogador.

Derrotar inimigos concede ao jogador pontos de experiência, Alucard subirá de nível depois de atingir um determinado número. Alucard pode lançar oito feitiços diferentes, o que obriga o jogador a realizar certos comandos nos direcionais(como nos jogos de luta) que utilizam quantidades variadas de pontos de magia para realizar o poder mágico aplicado, elas eram secretas, se você não tivesse acesso a revistas na época seria bem difícil de acertar.

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Lista de habilidades do Alucard.

Ao longo do jogo, Alucard pode adquirir familiares, que funcionam como entidades complementares, ajudando-o no campo de batalha e na exploração do castelo. A versão norte-americana do jogo inclui os familiares: Fairy, Demon, Ghost, Bat e Sword. Já a versão original (japonesa) do jogo inclui dois familiares extras: Nose Demon (idêntico ao familiar Demon, mas com uma máscara de Tengu) e Pixie (idêntica ao familiar Fairy, mas de vestido verde).

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Familiares de Alucard.

Alguns modos alternativos do jogo podem ser desbloqueados após a conclusão do mesmo:

Ao inserir "RICHTER" como nome de usuário permitirá ao jogador jogar com o mesmo. Richter usa o chicote Vampire Killer como arma primária e pode utilizar de todas as armas secundárias do jogo. Neste modo Richter inflige muito dano aos inimigos com seu chicote e armas secundárias. Richter também tem a habilidade especial de invocar um poder mágico relacionado com a arma secundária com a qual está equipado.

Diferente do modo normal de jogo onde o acesso a algumas áreas são necessárias relíquias especiais, Richter tem acesso completo a todas as áreas como se já tivesse obtido todas as relíquias necessárias. Além disso, Richter começa o jogo com um poder de super pulo, que possibilita o acesso a áreas inacessíveis sem o poder de vôo do Alucard. Neste modo não é possível equipar outros itens além das armas secundárias encontradas pelo cenário. Richter não obtém pontos de experiência, como Alucard, para poder evoluir e ficar mais forte. O dinheiro obtido conta apenas como pontos para o score.

Inserindo o nome "X-X!V"Q" como nome de usuário o jogador poderá iniciar um novo jogo com Alucard com algumas diferenças. Neste modo os pontos de vida, pontos de magia, STR, DEF e INT iniciais são menores. O atributo LCK começa em 99. Além disso Alucard começa com um item extra, um anel Lapis Lazuli, que concede +20 para o LCK.

Digitando o nome " Axearmor" como nome de usuário o jogador irá inciar o jogo com a armadura "Axe Lord Armor", com tudo, ele se priva de usar outros equipamentos,exceto acessórios, além de possuir uma armadura muito bonita.

Trilha Sonora

As músicas em Symphony of the Night foi recebida com louvor pelos fãs da série. Ela foi composta por Michiru Yamane, que já havia composto a trilha sonora de Castlevania: Bloodlines. A trilha do jogo contém elementos de gêneros músicas bem diversificados, incluindo techno, rock gótico, música new age, jazz, clássica e muitas variações de heavy metal. A versão do PlayStation original de Symphony of the Night inclui uma faixa de áudio com uma versão remixada da faixa "Dracula's Castle", que pode ser ouvida em um leitor de CD de áudio depois de ouvir a advertência de Alucard.

O jogo apresenta a seguinte trilha sonora:

  1. 01 - Metamorphosis 1
  2. 02 - Prologue
  3. 03 - Dance Of Illusions
  4. 04 - Moonlight Nocturne
  5. 05 - Prayer
  6. 06 - Dracula's Castle
  7. 07 - Dance Of Gold
  8. 08 - Marble Gallery
  9. 09 - Tower Of Mist
  10. 10 - Nocturne
  11. 11 - Wood Carving Partita
  12. 12 - Door Of Holy Spirits
  13. 13 - Festival Of Servants
  14. 14 - Land Of Benediction
  15. 15 - Requiem For The Gods
  16. 16 - Crystal Teardrops
  17. 17 - Abandoned Pit
  18. 18 - Rainbow Cemetery
  19. 19 - Silence
  20. 20 - Lost Paintings
  21. 21 - Dance Of Pales
  22. 22 - Curse Zone
  23. 23 - Enchanted Banquet
  24. 24 - Wandering Ghosts
  25. 25 - The Tragic Prince
  26. 26 - The Door To The Abyss
  27. 27 - Heavenly Doorway
  28. 28 - Death Ballad
  29. 29 - Blood Relations
  30. 30 - Metamorphosis 2
  31. 31 - Final Toccata
  32. 32 - Black Banquet
  33. 33 - Metamorphosis 3
  34. 34 - I Am The Wind

As músicas de Symphony of the Night ainda me dão calafrios quando as escuto, toda vez que começo a jogar elas já vem em minha mente automaticamente, você pode conferir elas no Spotify. Irei deixar uma das minhas favoritas abaixo.

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Bom gente, chegamos ao final de mais um artigo do seu coelho favorito, espero que todos tenham gostado e deixem suas opiniões na seção de comentários caso eu tenha me esquecido de algo, o jogo é enorme e também é um dos melhores que eu já joguei, não é atoa que ele é considerado um clássico hoje em dia.

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