Estudo revela que videogames podem ajudar estudantes a aprender um novo idioma

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXJhbnQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy92aWRlby1nYW1lcy1hcy1sYW5ndWFnZS1sZWFybmluZy10b29sLTIuanBn

Os efeitos que os jogos causam no comportamento e raciocínio das pessoas tem sido palco de discussão desde o início da indústria. Muitos acreditam que os jogos são apenas uma forma de escapismo da nossa dura realidade, enquanto outros estão convencidos que os jogos corrompem a mente e geram violência, especialmente quando se trata de jogos com conteúdo violento.

Hoje em dia, com o aumento do interesse em como os jogos afetam a mente e as habilidades sociais dos jovens, várias pesquisas estão descobrindo formas de utilizarem os games para melhorar as habilidades de comunicação. James Paul Gee, que liderou a pesquisa em jogos como uma ferramenta de aprendizado, sugere que certo tipos de jogos podem ajudar estudantes "at-risk" a aprender uma nova língua.

No conceito de Gee, uma ampla quantidade pessoas podem cair na categoria "at-risk" - aquelas que tendem a não concluir o ensino de idiomas, - incluindo pessoas com necessidades especiais ou aquelas que se sentem inseguras em aprender uma uma nova língua em uma sala de aula e cometer algum erro na frente de seus colegas de classe. A tese de Gee gira em torno de como videogames podem fornecer um ambiente menos desafiador alunos "at-risk", pois assim eles podem ser eles mesmos e ter "domínio" sobre o processo de aprendizagem.

Os MMOs, que recebem jogadores do mundo todo, normalmente fornece uma plataforma que remove certos fatores que deixam algumas pessoas envergonhadas em aprender um novo idioma. Normalmente, os MMOs exigem que os jogadores se comuniquem uns com os outros em tempo real, sem a chance de pensar de mais no que falar ou a melhor forma de escrever. Apesar de interagir com outros jogadores que falam um idioma diferente possa ser algo intimidante, principalmente por causa da presença de trolls, mas aqueles que querem no jogo são forçados a sair de suas zonas de conforto e interagir com outros jogadores da comunidade.

Em um estudo conduzido pelo professor Ian Glover da Sheffield Hallam University, foi descoberto que os jogos geralmente servem como uma forte ferramenta motivacional para os jogadores aprenderem um novo idioma devido à sua motivação para subir de nível no jogo, ganhar recompensas e obter suporte da comunidade que pode falar um idioma diferente. Como resultado, os jogadores frequentemente se forçam a se comunicar com outros jogadores para que possam subir de nível mais rapidamente e atingir seus objetivos dentro do jogo mais rapidamente.

Embora pareça improvável que as escolas estejam prontas para abandonar os livros didáticos em prol de World of Warcraft como ferramenta de ensino, o Departamento de Educação dos EUA mostrou anteriormente o apoio ao uso de videogames como ferramentas educacionais. Ainda assim, embora as teorias apresentadas acima façam sentido, parece que mais pesquisa e um estudo mais extenso ainda são necessários para convencer as instituições e os pais sobre o papel potencial dos videogames no ensino de idiomas.

Nightcrowley
Nightcrowley
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por coca,