Amazon irá lançar mais de 3 mil satélites para entregar internet no mundo todo

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS95QmczaEZXLmpwZw==

A Amazon planeja lançar uma constelação de 3,236 satélites na órbita terrestre baixa (LEO) para fornecer internet para "comunidades não atendidas e carentes ao redor do mundo." A iniciativa chamada de Project Kuiper veio a tona depois que a GeekWire relatou que a Kuiper Systems LLC ter feito três registros junto a União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência responsável por coordenar a órbita dos satélites. A Amazon confirmou que o Kuiper Systems é um dos seus projetos.

A Amazon é a mais recente de uma série de empresas com planos de usar uma rede de milhares de satélites para oferecer banda larga em todo o mundo. Diferente dos satélites de internet tradicionais, esses planos envolve o uso de satélites no LEO, o qual tem um baixo custo de operação e com baia latência. A SpaceX planeja lançar até 12,000 satélites como parte da constelação Starlink, a OneWeb quer lançar 650 satélites, e o Facebook também está desenvolvendo a sua própria internet via satélite.

O Project Kuiper será constituído de satélites em três altitudes diferentes: haverá 784 satélites há 590 KM, 1,296 satélites há 609 KM e 1,156 satélites há 629 KM. Esses satélites oferecerão internet em áreas que variam de 56 graus ao norte (aproximadamente no meio da Escócia) até 56 graus ao sul (que está abaixo da ponta mais meridional da América do Sul). Esta área, teoricamente, cobre mais de 95% da população da Terra.

Quando contatado para comentar, um porta-voz da Amazon disse:

O Projeto Kuiper é uma nova iniciativa para lançar uma constelação de satélites na órbita terrestre baixa que fornecerá conectividade de banda larga de baixa latência e alta velocidade para comunidades não atendidas e carentes no mundo todo. Este é um projeto de longo prazo que prevê atender dezenas de milhões de pessoas que não têm acesso básico à Internet de banda larga. Estamos ansiosos para nos associarmos a essa iniciativa com empresas que compartilham essa visão comum.

A Amazon ainda não anunciou se pretende construir seus próprios satélites ou comprá-los de terceiros. Ela ainda não tomou uma decisão sobre como os lançará em órbita. Embora o CEO da Amazon, Jeff Bezos, tenha sua própria empresa de voos espaciais chamada Blue Origin, um porta-voz da Amazon confirmou ao GeekWire que "[a Amazon] certamente irá analisar todas as opções".

O projeto também exigirá uma rede de estações terrenas para os satélites se comunicarem. No ano passado, a Amazon lançou o AWS Ground Station, um serviço de computação em nuvem que permitirá comunicações entre o espaço e a terra.

Não há data limite para quando os satélites da Amazon podem ser enviados para a órbita, mas precisará receber a aprovação da Comissão Federal de Comunicações. A FCC irá considerar questões como o congestionamento orbital, bem como os planos da Amazon para descomissionar seus satélites no final de sua operação. Os detritos orbitais se tornaram uma preocupação cada vez maior; No ano passado, a NASA recomendou que 99 de cada 100 satélites dessas mega constelações precisassem ser desabsorvidos depois que suas missões terminassem para evitar que o espaço ao redor da Terra se enchesse de lixo perigoso.

Nightcrowley
Nightcrowley
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque