Chimpanzés selvagens em Uganda aprenderam a olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1ubi5jb20vc2l0ZXMvZGVmYXVsdC9maWxlcy9jaGltcF80LmpwZw==

Com os seres humanos continuando a invadir os habitats de animais selvagens, animais precisam aprender a explorar e adaptar a essas novas paisagens, a fim de sobreviver. Os chimpanzés, por exemplo, alteraram o seu agrupamento e vocalizações, a fim de evitar a detecção humana enquanto invadem áreas de cultivo ou ao entrar em áreas potencialmente ocupadas por caçadores. Agora, ao contrário de um cervo preso em faróis, parece que os chimpanzés selvagens estão começando a perceber a importância das estradas que cruzam com segurança, como os cientistas observaram que transpõem as precauções de segurança semelhante a nós, como olhar para os dois lados para o tráfego que se aproxima.

Não só estes resultados, mais uma vez demonstrar como estes animais são adaptáveis, como ser humano, mas como também alguns dos seus comportamentos podem ser. Espera-se que os cientistas vão incentivar a investigação sobre os efeitos das estradas movimentadas em populações de chimpanzés, que por sua vez levam à estabelecimento de novas medidas de segurança, a fim de protegê-los.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLmdpem1vZG8uY28udWsvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvY2hpbXBzLWNyb3NzaW5nLXJvYWQtNDYweDI1OS5qcGc=

Para a investigação, os pesquisadores queriam aprofundar nosso conhecimento de como paisagens humanas, ou mais especificamente rodovias, pode estar afetando comportamentos de chimpanzés selvagens, de modo que passou quase dois anos e meio de observando-os em torno de um cruzamento de estrada no Parque Nacional Kibale, em Uganda. Durante este tempo, eles testemunharam 122 cruzamentos individuais desta estrada perigosa, que é usado por quase 90 veículos por hora, os quais atingem velocidades de até 60 milhas por hora (100 k/h). Mas, embora essa estrada representa um risco grave para os chimpanzés, os pesquisadores descobriram que eles levaram isso em conta quando atravessam e exibram um tanto a vigilância e cautela.

Mais de 90% dos animais olharam para os dois lados antes e durante a travessia, e muitos ainda se levantara em uma postura bípede para verificar o tráfego e reduzir o risco de ser atingido, relatam os pesquisadores na revista American Journal of Primatology. Além disso, mais de 55% deles atravessou a rua correndo, demonstrando que eles percebem a importância de chegar para o outro lado.

ZjVRMHBXU2VlWmM=

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque