Justiça brasileira manda Baidu retirar app da Google Play

#Notícia Publicado por vss, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAyL3RodW1icy90aHVtYi0xMTUyLWJhaWR1LXJlc2l6ZWQuSlBH

Uma briga que acontece na China está ganhando um episódio brasileiro. A empresa PSafe anunciou hoje que conseguiu na justiça que o Baidu retire da loja de aplicativos do Google o app DU Speed Booster - que funciona como antivírus e melhora o desempenho do aparelho.

A PSafe alega que o app prejudica a imagem da empresa. O DU Speed Booster, após analisar o smartphone, sugere ao usuário que o PSafe coloca em risco o smartphone do usuário.

A suspensão foi pedida por um juiz da 11ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo. Ele afirma que o Baidu não cumpriu uma primeira decisão de que o app DU Speed Booster deveria ser regulado para não exibir mais que o PSafe é uma ameaça.

Ele ainda afirma que o Baidu deve inserir uma retratação dentro de seu aplicativo para que os usuários que desinstalar o app possam decidir se querem reinstalá-lo. Não cumprir a decisão pode resultar em uma multa de 100 mil reais por dia.

O app do Baidu, no entanto, ainda se encontra disponível para download. A empresa chinesa afirma que não recebeu nenhuma notificação oficial.

"O Baidu esclarece que seu app de segurança Du Speed Booster não impede que o usuário instale qualquer aplicação que desejar, conforme qualquer pessoa pode verificar ao testar nosso software", explicou o Baidu em nota a EXAME.com.

"Du Speed Booster, no entanto, pode emitir alertas quando identificar que alguma aplicação está solicitando permissões em excesso para acessar dados pessoais do usuário ou partes sensíveis do sistema operacional."

Antigos desafetos

Em dezembro de 2013, a PSafe recebeu um aporte de 30 milhões de reais de três fundos. Um deles é o Qihoo 360 Technology, da chinesa Qihoo.

A Qihoo e o Baidu são como inimigos na China, terra das duas empresas. As duas empresas disputam o mercado de buscas no país.

Os CEOs das duas empresas são antigos desafetos. O problema entre eles começou em 2002, de acordo com o site Tech In Asia. Uma diferença entre serviços foi decidida no tribunal na China.

O site afirma que após a decisão - que dava vitória ao Baidu - os dois CEOs quase saíram no tapa nas escadas da corte.

A briga judicial entre a PSafe (empresa que tem investimentos da Qihoo) e o Baidu (que agora atua oficialmente no Brasil) pode ser a primeira de uma longa lista de diferenças que foi trazida ao Brasil.

vss
vss
Publicações em Destaque