Eclipse total da Lua será visível no Brasil na madrugada de amanhã

#Notícia Publicado por MorpheusGV, em .

IMAGEaHR0cDovL2k1OC50aW55cGljLmNvbS85aDAyenMuanBn

Para quem gosta de astronomia, será possível ver no Brasil um eclipse total da Lua. O fenômeno que é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta, poderá ser visto em todo Brasil, mas será melhor percebido na fase final, nas localidades mais a Oeste do país.

A Lua, a Terra e o Sol estarão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra.

De acordo com o astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, explica que o evento vai começar às 3h da madrugada, horário de Brasília, quando a Lua já está no lado poente.

"O pico do eclipse total acontece por volta das 4h45 da madrugada e o final [do fenômenos] não vai ser visto em algumas regiões a Leste, porque o dia vai clarear, como no Rio de Janeiro", diz Barroso.

A duração do eclipse total, enquanto a Lua ficar totalmente imersa na sombra da Terra, será de 78 minutos.

O nosso satélite natural estará entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte apresentará uma tonalidade avermelhada.

"Os raios do Sol que atingem a atmosfera da Terra serão refratados e atingirão a Lua. A atmosfera, então, retém o azul violeta no nosso espectro e passa a iluminar a Lua com uma coloração alaranjada escura", explica o astrônomo do Observatório Nacional.

As pessoas nas localidades mais a Oeste do continente, como os estados de Mato Grosso e Amazonas e o Chile poderão acompanhar o eclipse até o final, antes de clarear o dia.

As ilhas do Pacífico e a Austrália também terão uma visão privilegiada do fenômeno.

Para Barroso, o desconhecimento sobre o universo é o que desperta essa fascinação pelos eventos astronômicos.

"Apesar de toda tecnologia, de termos conseguido mandar naves para o espaço, conhecemos apenas um pedacinho do que nos cerca. Somos muito pequenos e a astronomia nos permite, a cada dia, uma descoberta nova", conclui o astrônomo.
Matheus
Matheus #MorpheusGV
, Espirito Santo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por taffarelkupkovski,