AMD demonstra suporte total ao DirectX 12 na GDC

#Notícia Publicado por edilsonj, em .

Ontem, dia 20 de março, a AMD anunciou suporte à Microsoft e sua reinventada API, o DirectX 12, uma nova versão "estilo console" da API gráfica que inspirou os jogos de PC por décadas. Durante a exibição da apresentação da Microsoft, a AMD revelou que suportará o DirectX 12 em todas as GPUs AMD Redeons que tenham a arquitetura Graphics Core Next (GCN).

A AMD irá suportar e colaborar com a Microsoft no desenvolvimento dos avanços gerais da API, a fim de melhorar as vantagens para os programadores e usuários.

"A AMD acredita piamente nos benefícios para os jogadores e desenvolvedores de jogos que poderão realizar no desenvolvimento em uma API Low-Level," disse Matt Skynner, vice-presidente corporativo e gerente geral da AMD. "Com a API MAntle, a AMD mostrou ao mundo nosso compromisso com um desempenho incrível e estamos buscando habilitar os mesmos ganhos de performance no DirectX 12".

O DirectX 12 irá oferecer oportunidades tentadoras para os desenvolvedores de jogos a fim de extraírem novos níveis de performance das placas gráficas com uma linguagem recém otimizada que reduz as sobrecargas da API. O DirectX 12 será o primeiro salto de geração para a plataforma desde o DirectX 11 em 2008.

"A AMD foi um parceiro essencial no desenvolvimento do DirectX", disse Anuj Gosalia, Gerente de Desenvolvimento da área Gráfica da Microsoft. "Quando nós iniciamos o próximo capítulo da nossa histórica API, nós procuramos continuar com a grande colaboração da AMD para trazer aos jogadores a melhor performance possível nos hardwares AMD".

UPDATE:

No twitter a AMD disse que o suporte às Radeons DX11 anteriores ao GCN poderá ser limitada devido às exigências dos jogos, pois o DirectX 12 está planejado para lançamento em 2015 ainda e os jogos já desenvolvidos em DX11 não terão benefício da nova API, bem como que os jogos que deverão começar a serem lançados apenas no segundo semestre de 2015 (de acordo com a Microsoft) provavelmente terão efeitos e qualidades muito mais evoluídos, de modo que placas antigas poderão não ter a performance suficiente para os jogos futuros.

De acordo com o site http://www.pcworld.com/article/2110085/next-gen-directx-12-graphics-tech-revealed-hitting-microsoft-platforms-in-2015.html o representante da AMD Raja Koduri disse que o DirectX 12 representa "um avanço de quatro gerações de hardware".

Nada foi dito se a AMD ajudou a Microsoft a "portar" o Mantle para dentro do DirectX, apenas os comentários da própria Microsoft que a AMD ajudou no desenvolvimento da API. Tirem suas próprias conclusões.

Porém, de qualquer forma, todas as GPUs serão beneficiadas, agora resta saber se os jogos que serão lançados no segundo semestre de 2015 serão capazes de rodar na sua GTX 650 Ti ou Radeon HD 7850 sem que você precise atualizar a GPU, basta para isso ver o nível de exigência que vazou em relação ao Watch_Dogs.

Comemore... mas com ressalvas. Cautela nunca é demais.

Edilson Jr
Edilson Jr #edilsonj
, Governador Valadares - MG
Publicações em Destaque