Estudo feito na Alemanha diz que videogames podem reduzir sintomas de depressão

Estudo feito na Alemanha diz que videogames podem reduzir sintomas de depressão

O jogo utilizado para os testes foi Super Mario Odyssey
#Curiosidades Publicado por Sr Ori, em

Depressão se tornou um objeto de estudo muito almejável por conta da quantidade de pessoas que sofrem desse mal todos os anos. E em relação a isso, pesquisadores na Alemanha levantaram um estudo sobre a redução de sintomas da depressão utilizando videogames como auxiliador.

Os pesquisadores aplicaram o teste em 46 pessoas diagnosticadas com depressão, e em relação a essas pessoas, elas apresentaram uma maior motivação para treinamento das funções cognitivas se comparado aos métodos de tratamento clínico padrão e também por computador no treinamento cognitivo (“CogPack”).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9tTWhpdmM1LnBuZw==

Apesar de depressão geralmente ser atrelada a sintomas afetivos, esse transtorno também é acompanhado por disfunções cognitivas, como pensamentos negativos persistentes, autocrítica, dificuldade de concentração e tomada de decisão prejudicada. E esses sintomas cognitivos podem permancer mesmo que os sintomas afetivos já tenham passado.

O autor do estudo, Moritz Bergmann, propôs uma metodologia de estudo onde as pessoas diagnosticadas com depressão iriam ser avaliadas por 6 semanas jogando videogame. A partir daí queria investigar se nessas pessoas haveriam melhorias no humor deprimido, motivação de treinamento e funções de memória visuo-espacial em indivíduos com transtorno depressivo maior. Assim eles compararam os efeitos de jogar o jogo Super Mario Odyssey com os efeitos CogPack e tratamentos usuais para esse transtorno.

Por fim, os resultados mostraram uma melhora maior no grupo que jogou Super Mario Odyssey, caindo quase pela metade o grau de sintomas depressivos. Já nos outros grupos com tratamentos mais tradicionais o decrécimo dos sintomas foi menor. Os pesquisadores encontraram evidências contra a hipótese nula de que não houve efeito do treinamento cognitivo sobre os sintomas depressivos no grupo de videogame 3D, e concluíram que a proporção de pacientes com sintomas depressivos diminuiu significativamente ao longo do tempo apenas no grupo de videogame 3D.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9oTkluNHlFLnBuZw==

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque